facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

MAS, E OS TEXTOS QUE "CONDENAM" ORNAMENTOS?

 

O texto abaixo é um dos mais apresentados como "evidência incontestável" a favor do não uso de atavios ou adornos. Consideremos o texto bíblico tendo em vista quatro traduções populares:

 

ISAÍAS 3:18-24

Almeida Revista e Atualizada

Almeida Revisada

Almeida Contemporânea

Almeida Revista e Corrigida

"18 Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite dos anéis dos tornozelos, e as toucas, e os ornamentos em forma de meia-lua;

" 18 Naquele dia lhes trará o Senhor o ornamento dos pés, e as coifas, e as luetas;   

" 18 Naquele dia tirará o Senhor os seus enfeites: os anéis dos artelhos, as toucas, os colares em forma de meia lua,   

" 18 Naquele dia, tirará o Senhor o enfeite das ligas, e as redezinhas, e as luetas,

19 os pendentes, e os braceletes, e os véus esvoaçantes;

19 os pendentes, e os braceletes, e os véus;   

19 os brincos, os braceletes, os véus,   

19 e os pendentes, e as manilhas, e as vestes resplandecentes;

20 os turbantes, as cadeiazinhas para os passos, as cintas, as caixinhas de perfumes e os amuletos;

20 os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfumes e os amuletos;   

20 os diademas, as cadeias dos artelhos, os cintos, as caixinhas de perfume e os amuletos,   

20 os diademas, e os enfeites dos braços, e as cadeias, e as caixinhas de perfumes e as arrecadas;

21 os sinetes e as jóias pendentes do nariz;

21 os anéis, e as jóias pendentes do nariz;   

21 os sinetes e os anéis pendentes do nariz,   

21 os anéis e as jóias pendentes do nariz;

22 os vestidos de festa, os mantos, os xales e as bolsas;

22 os vestidos de festa, e os mantos, e os xales, e os bolsos;   

22 os vestidos diáfanos [transparentes], os mantos, os xales, as bolsas,

22 as vestes de festa, e os mantos, e as coifas, e os alfinetes;

23 os espelhos, as camisas finíssimas, os atavios de cabeça e os véus grandes.

23 os vestidos diáfanos [transparente], e as capinhas de linho, e os turbantes, e os véus.   

23 os espelhos, as capinhas de linho, e as tiaras e os véus.   

23 os espelhos, e as capinhas de linho finíssimas, e as toucas, e os véus.

24 Será que em lugar de perfume haverá podridão, e por cinta, corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste suntuosa, cilício; e marca de fogo, em lugar de formosura."

24 E será que em lugar de perfume haverá mau cheiro, e por cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; e em lugar de veste luxuosa, cinto de cilício; e queimadura em lugar de formosura."

24 Em lugar de perfume haverá mau cheiro; em lugar de cinto, uma corda; em lugar de encrespadura de cabelos, calvície; em lugar de veste luxuosa, pano de saco; em lugar de formosura, queimadura."

24 E será que, em lugar de cheiro suave, haverá fedor, e, por cinto, uma corda; e, em lugar de encrespadura de cabelos, calvície, e, em lugar de veste larga, cilício; e queimadura, em lugar de formosura."

Por que se diz que Deus "tiraria" os adornos das mulheres? Será porque tais enfeites são, em si mesmos, condenados por Deus? Não! Considere cuidadosamente a explicação que o contexto fornece, em Isaías 3:8,9 e 16:

" 8  Porque Jerusalém tropeçou, e Judá caiu, porquanto a sua língua e as suas obras são contra o SENHOR, para irritarem os olhos da sua glória.

9  A aparência do seu rosto testifica contra eles; e publicam os seus pecados como Sodoma; não os dissimulam. Ai da sua alma! Porque se fazem mal a si mesmos.

16  ... as filhas de Sião se exaltam, e andam de pescoço erguido, e têm olhares impudentes, e, quando andam, como que vão dançando, e cascavelando com os pés..."

Percebeu? Os inanimados objetos usados como enfeites pelas mulheres NÃO eram a causa das dificuldades em Jerusalém e Judá. "Jerusalém tropeçou, e Judá caiu" em palavras e em ações. Está escrito: "Diz ainda mais o SENHOR: Visto que são altivas as filhas de Sião e andam de pescoço emproado, de olhares impudentes, andam a passos curtos, fazendo tinir os ornamentos de seus pés." — Isaías 3:16, Bíblia de Estudo Almeida.  

Até mesmo as desavergonhadas e impenitentes expressões de suas faces expunham seus pecados — tão repugnantes como de Sodoma! Quando Deus aplicasse seu julgamento contra o país, essas altivas "filhas de Sião" perderiam tudo — até mesmo a beleza da qual tanto se orgulhavam.

Nenhum trecho afirma, sequer insinua, que usar ornamentos, por si só, é inapropriado.

 

A Bíblia de Estudo Pentecostal, diz que tais "filhas de Sião" eram "mulheres do reino de Judá, em meio ao declínio espiritual, moral e político da nação, eram conhecidas por seu apego desvairado por tudo o que a moda oferecia, e pela beleza externa, ao invés de primarem pela santidade interior e pelo amor a Deus. Eram mulheres egocêntricas, que procuravam ser belas para despertar atração sensual e que cuidavam somente do que lhes interessava, sem demonstrarem qualquer preocupação com os oprimidos, os pobres, ou com a crítica condição espiritual de suas famílias e compatriotas." (nota ao pé da página sobre Isaías 3:16-23.)

 

Se a base Isaías 3 alguém concluiu que Deus "tiraria" os adornos simplesmente porque os reprova, então, pela mesma linha de raciocínio, deveria concluir que TODOS os itens alistados como sendo "retirados" são igualmente condenados e não apenas alguns deles. Mas será que a mulher que deixou de usar enfeites por causa do que leu ali, também deixou de usar itens tais como "espelho", "touca" ou "cinto"? 

Se, conforme pensam alguns, o simples fato de Deus "tirar" adornos indica obrigatoriamente que eles são errados, então, deveriam também tirar de suas vidas o "pão" e a "água"! Por que? Ora, porque o Isaias 3:1 diz que "o SENHOR Deus dos Exércitos tirará de Jerusalém... todo o sustento de pão e toda a sede de água..."

Tendo em vista o versículo 24, será que o servo de Deus deve andar exalando "mau cheiro", cortar todo o cabelo a fim de ficar "calvo", trajar "pano de saco" e "queimar" seu corpo? Claro que não! Portanto, Deus "retirar" tais coisas não prova que o erro estava nos itens usados e sim no uso inadequado deles.

 

 

PÁGINA INICIAL

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!