Agradecimentos ao site http://indicetj.com pelo espaço.

 

1 CORÍNTIOS 6:12

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm;

todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.”

 

Análise:

O apóstolo Paulo não está dizendo aqui que é permitido ou "lícito" matar, roubar ou fazer algo errado. Como cristão, Paulo refere-se corretamente à "todas as coisas lícitas" do ponto de vista de Deus. Trata-se da liberdade cristã. Note Romanos 14:21.

Entretanto, Paulo sugere que selecionemos dentre as coisas que são permitidas ou "lícitas" aquelas que convém. Note adicionalmente que Paulo não diz que evitemos até as coisas que são "lícitas", diz? O ponto em questão é: não deixar-se dominar por ela. 

É óbvio que até mesmo fazeres legítimos (que Deus permite) podem ser nocivos ou pelo menos não vantajoso. Como ilustração, tomemos a questão da comida — conforme ilustrada por Paulo no próprio contexto, no versículo 13. Deus nos deu apetite pelo alimento e estômago para digeri-lo. Isso, porém, não quer dizer que devamos comer mais do que o necessário. Não convém abusar na comida, deixando-se dominar por ela e, consequentemente, tornar-se glutão. Assim como os alimentos são destruídos quando são ingeridos, os glutões serão destruídos no tempo de Deus.

 

Quando alguém não consegue parar de comer, ele está definitivamente "dominado" pela comida. Assim, o excesso no comer não seria algo que "convém" para o cristão, pois Deus desaprova o comilão. Um cristão talvez evite certo alimento por motivo de saúde – embora outro cristão faça bom uso dele. Neste caso, o alimento, embora "lícito" para outro, não "convém" particularmente à pessoa impedida de comer dele.

A declaração de Paulo, a respeito da questão do alimento, provê uma boa orientação sobre o uso da bebida. Ora, qualquer coisa "lícita" se tornaria automaticamente não conveniente se o sujeito abandonar o autocontrole a ponto de “deixar-se dominar" por ela. Embora o uso de bebida seja algo lícito, não seria conveniente se o sujeito tiver organismo sensível, um histórico de embriaguez ou for "encharcar-se" dela — Isaías 56,12, na Almeida Revista e Atualizada.

 

CLIQUE - ÍNDICE ESTUDO SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Gostaria de conhecer seu comentário sobre os estudos das bebidas alcoólicas.

Escreva para emverdade@yahoo.com.br