Agradecimentos ao site http://indicetj.com pelo espaço.

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

O que responderia se alguém lhe perguntasse:

 

"Permite Deus que seu povo tome bebida alcoólica?"

 

Vários diriam: "Não, pois isso é algo condenado por Deus." Outros talvez dissessem: "Sim, desde que haja moderação". 

Visto que todo crente é exortado na Bíblia a "examinar tudo e reter o bem" (1Tessalonicenses 5:21), há aqueles que procuram sinceramente uma resposta para esta questão.

Aqui, você encontra vasto material para consulta que o ajudará a entender o que as Escrituras realmente dizem sobre este assunto. Para obtermos uma visão mais completa, várias versões da Bíblia serão usadas. Não tenha pressa. Será útil conferir em sua Bíblia todos os textos indicados. Durante sua pesquisa, tenha bem em mente o proveitoso conselho:

EFÉSIOS 5:10, 17 

"provando sempre o que é agradável ao Senhor...

não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor." (Almeida Revisada)

01

Vinho alegra a Deus e aos homens

02

Deus deseja bebida forte para si mesmo!

03

A bebida forte foi recomendada por Deus!

04

Os nazireus e a bebida inebriante

05

Os sacerdotes e a bebida inebriante

06

O Novo Testamento autoriza vinho alcoólico

07

Transformou Jesus água em vinho alcoólico?

08

O vinho da Ceia do Senhor - apenas suco de uvas?

09

Palavras que indicam abuso no beber

 

 

 

Mas, e os tais textos bíblicos que "condenam" a bebida alcoólica?

01

Deuteronômio 21:20, 21

 

02

Provérbios 20:1

 

03

Provérbios 21:17

 

 

 

 

 

 

 

 

04

Provérbios 23:20, 21

 

05

Provérbios 23:29-35

 

06

Provérbios 31:4, 5

 

 

 

 

 

 

 

 

07

Isaías 5:11

 

08

Isaías 56:12

 

09

Jeremias 35:6

 

 

 

 

 

 

 

 

10

Habacuque 2:15

 

11

Marcos 15:23

 

12

Lucas 21:34

 

 

 

 

 

 

 

 

13

Romanos 14:21

 

14

1 Coríntios 6:12

 

15

Efésios 5:18

 

 

 

Leia: Alimentos — Use-os moderadamente!

 

 

Termos das línguas originais

 

01

yayin

 

02

'ãsîs

 

03

tîrôsh

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

04

shekar

 

05

sov'ám

 

06

hhamár

 

07

hhémer

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  08 oinos   09 sikera   10 gleúkos      

 

 

Servos de Deus que fizeram

BOM  /  MAU

uso do vinho

       

 

Conclusão razoável:

Supondo que o leitor considerou cuidadosamente os diversos estudos acima, podemos chegar a uma conclusão razoável. Foi o Criador quem fez as deliciosas uvas, fazendo-as quase que estourar de doçura quando são maduras e combinando os ésteres e os ácidos para dar aroma, sabor e bouquet. O Senhor Deus estabeleceu também as leis da química, pelas quais este açúcar de fruta pode ser decomposto em álcool por meio da fermentação. Além disso, o Senhor fez os microorganismos chamados levedura, tão necessários como catalisadores no processo da fermentação, e até mesmo revestiu a pele das uvas maduras com uma camada fina destas células de levedura. Deveras, o ciclo inteiro, desde o fruto até o vinho amadurecido, reflete a sabedoria e bondade de nosso grandioso Criador.

Em si mesmo, beber "vinho" ou "bebida forte" não é errado aos olhos de Deus (Leia Deuteronômio 14:24-26). Assim, certa ocasião, Neemias, servo de Deus, providenciou que houvesse para o povo "muito vinho de todas as espécies", não apenas da espécie sem álcool. — Leia Neemias 5:18, na ARA e AF. 

Significa isso que você não precisa usar de cautela quanto a tomar bebidas alcoólicas? De modo algum! Pois a Palavra de Deus mostra também ‘o outro lado da questão’. 

Há muitas coisas na vida que não são erradas em si mesmas, mas que produzem consequências sérias, quando usadas indevidamente ou cedo demais. É como muitas coisas que Deus criou para o usufruto do homem. Podem ser usadas para o bem ou para o mal. 

Por exemplo, será ruim ingerir comida? Não, mas pode torná-la ruim por habitualmente comer demais ao ponto de se tornar glutão ou comilão. E Deus não gosta da pessoa que come demais (Leia Provérbios 28:7). É ruim sua mão? Naturalmente que não. É maravilhoso instrumento para uso do homem.  Mas, pode torná-la ruim se a usar para cometer um crime, tal como estrangular  alguém com ela. E Deus condena o crime e o assassinato (Leia Êxodo 20:13). Deus concedeu aos humanos a faculdade de procriação, mas esta deve  ser usada apenas no casamento honroso,  e seu uso pode acarretar pesada responsabilidade com o cuidado de uma família. Também o fogo, o vapor, a eletricidade e diversas ferramentas podem ser muito úteis aos homens e as mulheres no seu trabalho, mas, quando usadas sem a devida prudência, podem também ser muito prejudiciais, não podem? O mesmo princípio se aplica ao uso de bebidas alcoólicas. Neste sentido, o Dicionário de Teologia Bíblica, Volume 2, páginas 1153-4, diz corretamente:

"os autores bíblicos advertem contra o excesso ao beber vinho, contra a embriaguez. Tudo depende da medida, como em toda as outras coisas boas que Deus fez. A qualidade do homem se mede pelo fato de ele saber guardar as medidas."

Sim, pode transformar em ‘ruins’ as coisas que são ‘boas’ pela forma em que as usa. Assim como a comida e as mãos são coisas boas, assim também é o uso responsável de vinho alcoólico. Por outro lado, tomar bebida inebriante pode ter consequências sérias, como poderá verificar em alguns dos artigos contidos neste site

Tudo se resume no seguinte: Quer beba, quer não, faça de maneira respeitosa para consigo próprio, para com outros, e, principalmente para com Deus!

 

 

Aqui, neste site, você encontrou vasto material que o ajudou a entender que, em si mesmo, o uso de bebidas alcoólicas não é repreensível aos olhos de Deus, desde que se respeite os princípios bíblicos.

Alguma pergunta? Escreva para indicetj@yahoo.com.br

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!