Agradecimentos ao site http://indicetj.com pelo espaço.

 

JEREMIAS 35:6

"Mas eles disseram: Não beberemos vinho (yayin), porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo:

Nunca bebereis vinho (yayin), nem vós nem vossos filhos;"

 

Análise:

Por que os recabitas não bebiam vinho? Seria isso uma lei de Deus para toda a humanidade? Ora, eles mesmo explicaram: “Porque Jonadabe... nos mandou.” Logo, a abstenção do vinho não fazia parte de algum mandamento divino. Então, porque Jonadabe deu esta ordem?

A abstinência dos recabitas era uma tentativa de preservar a vida nômade, quando então habitavam em tendas, e sua recusa de usar vinho não tinha em vista tanto os perigos de seu abuso, mas porque isso estava associado com a plantação de videira, e a edificação de casas. Eles não moravam muito tempo no mesmo lugar. Assim, não daria tempo para plantar e esperar o crescimento da planta até a colheita. Sobre este tipo devida, note os versículos 9 e 10:

"   9 nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente,     10 mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai."

Será que os mesmos indivíduos que apresentam o modo de vida dos recabitas como exemplo a ser seguido pelos cristãos também imitam os outros itens alistados no versículo? Por exemplo, será que habitam em tendas e levam uma vida nômade?

Ora, Deus não espera que seus servos sigam de perto o modo de vida dos recabitas. Por que não? Simplesmente, porque Jesus, quando esteve na Terra, não seguiu ou promoveu os costumes deles!

O que alguns dizem sobre os recabitas:

 

CLIQUE - ÍNDICE ESTUDO SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Gostaria de conhecer seu comentário sobre os estudos das bebidas alcoólicas.

Escreva para emverdade@yahoo.com.br