Agradecimentos ao site http://indicetj.com pelo espaço.

 

MARCOS 15:23

“E deram-lhe a beber vinho (oinos) com mirra [ou “fel”, Mateus 27:34], mas ele não o tomou.”

 

Análise:

Na última noite de sua vida terrestre, Jesus suportou uma provação terrivelmente estressante. Sendo traído, e então preso, Jesus tolerou uma série de interrogatórios em que acusações mentirosas foram lançadas contra ele. Por fim, depois de ter passado em claro a noite toda, ele foi entregue para ser pregado na estaca.

Entre os romanos havia um costume antigo de dar vinho aos criminosos. Ofereceu-se então vinho à Jesus. Por que Jesus recusou tal vinho? Será simplesmente porque era uma bebida alcoólica? Jesus recusou porque continha mirra ou fel — algo que facilmente entorpeceria seus sentidos tornando mais fácil para ele suportar tal situação difícil. O Novo Dicionário da Bíblia, organizado por J. D. Douglas, página 1665, diz: “A recusa ... não se baseava sobre alguma objeção ao vinho como tal, mas deve-se antes à determinação de morrer com a mente desanuviada.”

Sua rejeição do vinho com tóxicos mostra que ele desejava estar de plena posse de todas as suas faculdades durante o teste supremo de sua fé. Sim, Jesus não quis tomar vinho misturado porque estava decidido a experimentar plenamente a cota de sofrimento que seu Pai lhe havida dado. Não era um escapista! 

Mais tarde, porém, quando lhe ofereceram evidentemente uma quantidade moderada de vinagre ou vinho acre não-drogado para acalmar a sede, não para amainar a dor da execução, Jesus aceitou. A reduzida quantidade que ele ingeriu não o deixou inebriado, sem raciocinar a ponto de blasfemar contra o Criador. — Mateus 27:48; Salmo 69:21.

 

 

Mirra:

"Substância aromática que. Além de ser usada em perfumaria, misturava-se com vinho para torná-lo como sedativo." — Bíblia de Estudo Almeida, nota ao pé da página sobre Marcos 15:23.  

Vinagre:

"Ou vinho azedo. Pode ser um vinho que os soldados e as pessoas de baixo nível econômico tomavam." — Bíblia de Estudo Almeida, nota ao pé da página sobre Mateus 27:48.

 

VOCÊ SABIA?

Números 6:3 diz para os nazireus: "... vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte não beberá...". Visto que Jesus não era nazireu, não evitou o "vinagre de vinho ou vinagre de bebida forte" que lhe ofereceram. Devemos agir diferente? (Para outras informações sobre o vinagre, veja as considerações sobre Provérbios 31:4, 5.)

 

CLIQUE - ÍNDICE ESTUDO SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Gostaria de conhecer seu comentário sobre os estudos das bebidas alcoólicas.

Escreva para emverdade@yahoo.com.br