Agradecimentos ao site http://indicetj.com pelo espaço.

O Novo Testamento autoriza vinho alcoólico

 

As recomendações para a congregação cristã quanto ao uso correto de bebida inebriante foram escritas pelo inspirado apóstolo Paulo.

Considere:

 

Estas palavras aplicam-se aos...

 

BISPOS

1 TIMÓTEO 3:2, 3

" 2 Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;   3 não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento."

 

TITO 1:7, 8

" 7 Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 

8 mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante..."

 

 

Estas palavras aplicam-se aos...

 

DIÁCONOS

1 TIMÓTEO 3:8

"Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho (oinos) [A Nova Versão Internacional traduz "não amigos de muito vinho"], não cobiçosos de torpe ganância."

 

Em destaque a palavra "oinos"

 

 

Estas palavras aplicam-se aos...

 

HOMENS IDOSOS

MULHERES IDOSAS

MULHERES JOVENS

HOMENS JOVENS

TITO 2:2-6

" 2 Os velhos que sejam sóbrios ("temperantes", na Almeida Atualizada e na Almeida Contemporânea; A palavra grega aqui é söphrön e descreve o domínio do espírito que resulta de habitual autodisciplina.) graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência. 

3 As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho (oinos), mestras no bem, 

4 para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, 

5 a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. 

6 Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados."

 

Análise:

Aquele que têm ofício cristão ou que de qualquer maneira exerça liderança dentro da comunidade cristã, tanto homem como mulher, é especificamente advertido a não ser "dado ao vinho" (1 Timóteo 3:3). 

Paulo concordava com a ideia de que alguém, "por ser dado ao vinho (yayin), é desleal" (Habacuque 2:5). Para entendermos plenamente o que isso significa, é importante conhecermos os dois lados da questão, isto é, quanto bebe aquele que é dado ao vinho. Será que tal pessoa bebe moderadamente? 

Note como a expressão "ser dado ao vinho", apresentada em Habacuque 2:5, é traduzida em algumas Bíblias de um modo que torna claro o que se quer transmitir:

  • Antônio Pereira de Figueiredo: "o vinho engana a quem o bebe com excesso"

  • Bíblia Viva: "são traídos pela grande quantidade de vinho que bebem, porque o vinho é traiçoeiro"

  • Matos Soares diz: "o vinho engana quem o bebe com excesso"

Logo, alguém "dado ao vinho" é aquele que vai além da moderação ou temperança no beber. 

Consequentemente, este uso inadequado da bebida é que Paulo condena ao dizer "me parainon", isto é, "não dado ao vinho" (1 Timóteo 3:3). A tradução real da expressão grega "me parainon" é "não estar ao lado do vinho", "não estar perto de vinho" ou "não estar com vinho" no mesmo sentido mostrado pelo contexto bíblico visto em Habacuque 2:5. Em conformidade com isso, Paulo ensinou que o cristão deverá ser moderado, temperante, a fim de manter a sobriedade.

 

Segundo Tito 1:8, o bispo precisa ser "dado à hospitalidade". Assim como isso não torna obrigatório hospedar em sua casa a todos (incluindo os mendigos que batem à sua porta), a expressão "não dado ao vinho" não torna obrigatório evitar toda bebida alcoólica. Em ambos os casos há necessidade de razoabilidade, equilíbrio e bom-senso.

 

Uma comparação entre 1 Timóteo 3:3 e 3:8 torna claro que a expressão "não dados ao vinho" significa realmente "não dados a muito vinho". Isso significa que a quantidade no beber é fator determinante. O que é autorizado é apenas um “pouco de vinho”, e “não muito vinho”. Tenha certeza que foi com isso em mente que Paulo instruiu à Timóteo, dizendo dois capítulos à frente: "Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades." — 1 Timóteo 5:23.

Portanto, caso alguém decida beber, seria prudente não ultrapassar seu limite pessoal. Agindo segundo à orientação bíblica a pessoa terá sua equidade ou "moderação conhecida de todos os homens". — Filipenses 4:5.

 

CLIQUE - ÍNDICE ESTUDO SOBRE BEBIDAS ALCOÓLICAS

Gostaria de conhecer seu comentário sobre os estudos das bebidas alcoólicas.

Escreva para emverdade@yahoo.com.br