facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

 

 

 

QUEM SÃO O "PEQUENO REBANHO" E AS "OUTRAS OVELHAS"?

Luiz Alberto A. Bezerra

 

Disse Jesus: "Não temais, ó pequeno rebanho, porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino."  (Lucas 12 : 32)

O pequeno rebanho, sem dúvida eram os apóstolos e os judeus que aceitaram a mensagem de Jesus. Como sabemos, no começo do ministério de Jesus, seus seguidores eram realmente um rebanho bem pequeno. Em uma ocasião, os ouvintes de Jesus se escandalizaram com seu ensino, e quase todos foram embora. Vejam o que diz o apóstolo João: “Mas há alguns de vós que não crêem. Porque bem sabia Jesus, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar. E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido. Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele. Então disse Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos? Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna. E nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho do Deus vivente. (João 6:64-69)

Este pequeno rebanho não está se referindo aos 144.000 como afirmam as Testemunhas de Jeová, mas aos judeus que aceitaram a mensagem de Jesus, que no princípio, foi um pequeno número, ou um pequeno rebanho. (Lembre-se que o livro de Apocalipse, que fala dos 144.000, só foi escrito por volta de 90 ou 100 depois de Cristo.)

Quarenta dias depois que ressuscitou, Jesus subiu para o céu, e no dia de Pentecostes derramou o Espírito Santo sobre os 120 discípulos que estavam reunidos esperando pela a promessa feita por Ele. "E naqueles dias, levantando-se Pedro no meio dos discípulos (ora a multidão junta era de quase cento e vinte pessoas) "  (Atos 1 : 15)

Depois do dia de Pentecostes, com a pregação de Pedro e dos outros discípulos, o número dos seguidores de Jesus começou a aumentar. O livro de Atos diz: "De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas,"  (Atos 2 : 41)

Depois que os três mil foram agregados a Igreja de Deus, o número dos que aceitavam a mensagem começou a aumentar ainda mais. O livro de Atos diz: "Muitos, porém, dos que ouviram a palavra creram, e chegou o número desses homens a quase cinco mil."  (Atos 4 : 4)

Jesus disse: "Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor."  (João 10 : 16)

Quem seriam essas ovelhas? Sem dúvidas Jesus estava se referindo aos gentios que futuramente seriam reunidos ao pequeno rebanho de judeus que aceitaram a mensagem do Evangelho em seus dias. Podemos entender isto pelas palavras de Jesus com relação a sua pregação, pois ele dirigiu sua pregação principalmente aos judeus em seus dias. Jesus disse: "E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel."  (Mateus 15 : 24) Depois Jesus enviou seus discípulos para pregar e disse: "Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel;"  (Mateus 10 : 6)

Como prova que Jesus dedicou seu ministério principalmente ao povo de Israel, ele disse pra uma mulher de outra nação que estava pedindo para ele libertar sua filha: "Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos."  (Mateus 15 : 26)

Sem dúvida, as outras ovelhas que Jesus falou se relacionava aos gentios. A indicação que Jesus deu que o Evangelho devia ser pregado aos gentios, foi quando atendeu a oração de Cornélio e enviou Pedro para levar a mensagem do Evangelho.

Vejam Atos 10: 30 – 39:   E disse Cornélio: Há quatro dias estava eu em jejum até esta hora, orando em minha casa à hora nona. E eis que diante de mim se apresentou um homem com vestes resplandecentes, e disse: Cornélio, a tua oração foi ouvida, e as tuas esmolas estão em memória diante de Deus. Envia, pois, a Jope, e manda chamar Simão, o que tem por sobrenome Pedro; este está em casa de Simão o curtidor, junto do mar, e ele, vindo, te falará. E logo mandei chamar-te, e bem fizeste em vir. Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado. E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas; Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo. A palavra que ele enviou aos filhos de Israel, anunciando a paz por Jesus Cristo (este é o SENHOR de todos); Esta palavra, vós bem sabeis, veio por toda a Judéia, começando pela Galileia, depois do batismo que João pregou; Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. E nós somos testemunhas de todas as coisas que fez, tanto na terra da Judéia como em Jerusalém; ao qual mataram, pendurando-o num madeiro.

Conclusão: O pequeno rebanho foram os primeiros judeus que aceitaram a mensagem de Jesus; e as outras ovelhas são os gentios que passaram a ser Evangelizados principalmente depois que Cornélio e sua família se converteram e foram batizados e receberam o Espírito Santo.

Luiz Alberto Araújo Bezerra

 

 

ÍNDICE de ARTIGOS de A a Z