DEZ PASSOS PARA SE LIVRAR

DA PROGRAMAÇÃO MENTAL

DA TORRE DE VIGIA

Dr. Victor Escalante

Em todo o mundo, há dezenas de milhares de indivíduos que são ex-Testemunhas de Jeová (ex-TJs) e segundo algumas estimativas, mais de um milhão de vidas foram afetadas pelo destrutivo auto-controle mental que levaram alguns ao suicídio, enquanto outros sofrem silenciosamente durante anos a fio, ou se afastando, ou sendo desassociados pela Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Eu estive no movimento por vinte anos, e tenho experiência pessoal de primeira mão de como as coisas funcionam nas Testemunhas de Jeová, porquanto fui um ministro. Em minha própria experiência pessoal, eu acabei chegando em um ponto, que me sentia impotente para dirigir minha vida, e vivia em um estado de depressão constante. Eu fiz tudo o que tinham me dito que fizesse. Eu fui pioneiro onde a necessidade era maior, eu poderia contar nas mãos o número de reuniões que perdi num período de quinze anos. Fui em todas as assembleias, eu li todas as publicações e até mesmo passei horas incontáveis pesquisando em volumes antigos da Sentinela em busca de "pérolas de sabedoria". Eu vivi uma vida simples tentando simplificar até mesmo ainda mais. Eu sentia uma culpa penetrante por não ser pioneiro novamente, embora minhas obrigações familiares me prevenissem disso. O que segue é um modelo que você poderá utilizar como um mapa a ser seguido em sua própria evolução pessoal, para que você se veja livre das correntes postas em sua mente e alma.

Com uma consciência refinada, você poderá entender seu processo de procura pessoal, os passos e etapas, aderir a cada etapa pode ser mesmo libertador, e também inspirador para esses que se recusam a procurar por maior claridade e sabedoria. Entender e aplicar estes princípios permitirão a você mesmo, provar a alegada sabedoria deles.

01

Intencionalmente, decida buscar uma compreensão mais profunda, mais clara. Busque meios de desviar a atenção da "devoção desenfreada", para poder discernir os detalhes e profundidades de qualquer assunto que necessite de clarificação.

Em sua procura por claridade você baterá de frente com o obstáculo maior, que é o medo. Esta emoção é útil nos impedindo de correr riscos desnecessários, que poderiam nos colocar em perigo. A Torre encheu sua mente de medo. Vez após vez foi lhe dito que Deus destruiria esses que se opõem ou deixam a arca espiritual. Isto é um estratagema para o impedir de buscar o amor e liberdade provenientes de se ter uma relação pessoal, diretamente com Deus. Deus, em Seu infinito amor e clemência não destrói nem castiga esses que são puros de coração e buscam a direção amorosa Dele. As Testemunhas se tornaram uma organização desenvolvida por tiranos espirituais, que espiritualmente abusam de seus membros, deixando-os sem a quem recorrer para o alívio desta opressão.

02

Abra sua mente e coração para ver o inesperado, um novo nível de perspicácia ou entendimento sobre o que você busca. Assuma que sua compreensão atual é distorcida, incompleta, ou que você pode saber mais, que sempre há mais para saber sobre o que você busca entender.

Compreenda que você é um produto de toda uma dieta de convicções teológicas, programadas em sua mente. Suas convicções estão agindo agora como filtros, que o impedem de ver por seus próprios olhos. Você está olhando para si próprio, para outros e para a vida, pelas convicções e meios de julgamentos, que foram ensinados por pessoas que pensam que são os únicos favorecidos por Deus. Para obter maior liberdade e claridade, você precisará olhar uma vez mais, pelos olhos de uma criança. Uma criança não tem todos os anos de convicções rachadas, que impedem uma pessoa de seguir seus instintos.

03

Fixe em sua mente e corpo. Observe, espere, se torne prático, pensativo, receptivo, e humildemente pronto a aceitar os desafios de uma mente aberta. Esta é uma habilidade que deve ser cultivada. Fazendo assim, você aprenderá a ser uma testemunha silenciosa, sem julgar a vida alheia. Isto lhe dará objetividade e lhe permitirá ver outras escolhas para sua vida, que talvez você precise considerar. Você não é nem seus pensamentos, nem seus sentimentos, estes são só aspectos de seu ser, e eles não têm que definir nem determinar, quem é você, ou no que você se transforma.

04

Assuma que sempre há uma sabedoria superior, que você pode acessar e agarrar. Presumir de outra forma, é ser presunçoso e encurtar a mente. Se é para você ser presunçoso, faça isto liberalmente, e se abra para maiores antecipações e descobertas.

O gênero humano tem milhares de anos de história, registrada em dor e sofrimento. Alimente sua mente e espírito, estudando outros que estiveram em um caminho semelhante ao seu, e aprenda com eles. Procure um bom livro de auto-ajuda. Desenvolva o status de investigador da sabedoria, e busque por pessoas sábias. Ore e tenha fé que Deus não o abandonou, Ele pode conduzi-lo ao seu destino se você se deixar guiar. Faça um balanço e veja o quanto você se distanciou vivendo em um aquário, pensando que este modo de vida era tudo que havia, quando era uma TJ.

05

Faça uma pergunta específica, ou peça luz específica para ser derramada, exatamente no que você precisa. Quanto mais específico e intenso for o foco, maior será sua abertura para receber.

Uma das forças mais poderosas conhecidas, tripulante dentro de você, é sua mente inconsciente, que é seu criado leal. Se você faz perguntas específicas, poderá procurar por respostas específicas. Você recebe o que pede, assim sendo, tenha muito cuidado com o que você pede. Se você pergunta, porquê estou nesta condição?, poderá responder, porque eu mesmo entrei nisto. Mas se você pergunta: O que me levará a superar esta adversidade? Agora terá algo pelo que trabalhar. Tenha fé que a mente trabalhará até mesmo quando você estiver adormecido ou fazendo outras tarefas conscientes.

06

Acredite que é possível receber sabedoria, orientação e até mesmo a verdade em relação ao assunto com que você está lutando. Busque e pergunte acreditando com uma mente firme que é possível ter pensamentos de inovação, não importa o que você esteja sentindo no momento.

Isto pode lhe exigir que tenha fé em Deus, ou numa força que seja maior que você. O simples fato de você estar vivo já é um milagre em si mesmo. Você nasceu com talentos inatos e recursos, então, comece a se apreciar e a se amar. Uma vez que faça isto, você poderá aceitar o amor de outros, e daquela fonte mais alta de poder, que deseja que você ache as verdades que está buscando, para se completar como ser humano.

07

Espere o quanto for preciso. Sabedoria, claridade e resolução vêm cada vez mais quando nos dedicamos de um modo contínuo para o processo de descoberta.

Como diz um famoso ministro: "As demoras de Deus, não são necessariamente as negações de Deus". Antes que você possa encontrar claridade, você terá que superar seu medo. Uma vez você faça isto, as coisas parecerão diferentes para você, você poderá enxergar a agenda do dia, antes escondida, mas não deixe esta claridade o encobrir. Com maior claridade, chega um poder maior, mas não fique intoxicado com o poder, mas desenvolva o poder sobre o poder, assim, poderá usar seu poder interno de um modo benevolente.

08

Deseje intensamente conhecer mais a verdade, mais profundamente. Permita que seu desejo mais profundo se acenda em busca de um fogo ardente, esquadrinhando em todos lugares por qualquer coisa que dê foco para completar o quebra-cabeça de sua compreensão.

A verdade se revelará em alguns lugares que você menos espera. Desta forma, use sua consciência para cavar e minerar pepitas de vida que conduza a verdades. Crie seu próprio teste interno para o que constitui verdade por você. Escute seu ser interior e encontre aquele alinhamento interno, e ressonância a algo que soe direito para você. Procure por pessoas e situações que criem esses sentimentos, que nutrem seu espírito.

09

Encontre mais verdades e não assuma que você chegou a compreensão completa. Continue na excitante descoberta de desejar saber que cada resposta está mais profunda e os significados são adoráveis e aplicáveis. Dez anos, contando de agora em diante, e você pensará e se sentirá diferente em relação a sua própria verdade atual. Isto é devido a muitos fatores. Entenda que a verdade é relativa ao tempo, ao próprio estágio de sua viagem, e as circunstâncias em sua vida. Evite qualquer um que lhe diga que têm a única verdade. Há muitos caminhos e muitas verdades que são apresentados ao ser humano de livre vontade, você têm a delícia da descoberta. Como disse Albert Einstein: "Onde o mundo deixa de ser a cena de nossas esperanças e desejos pessoais, onde enfrentamos isto como seres livres, admirando, perguntando e observando. Ali entraremos no reino da arte e da ciência".

10

Agradeça e não se renda! Agradeça aos "céus" por você estar aqui, para perguntar, buscar, achar, e estar mais próximo ao espírito da verdade, que pode se provar cada vez mais ser o tão verdadeiro. Não desista de seu processo de procura, e nunca fique preso a um dos níveis anteriores.

Desfrute da liberdade e da viagem, para ser tudo que você é, sem as constantes críticas de julgamento, das pessoas que só podem ver em outros, as próprias falhas e fraquezas delas, e que não possuem nenhuma esperança de estarem contentes e bem-ajustadas como seres humanos livres. Errar é humano, perdoar é divino, busque seu próprio divino.

           

AQUI! 800 ARTIGOS

ÍNDICE de A a Z