É difícil mudar (na visão da Torre de Vigia)

Traduzido por Berlirner com permissão de: www.jwfiles.com

 

INTRODUÇÃO

A literatura da Torre de Vigia reconhece que é difícil mudar de religião. Desde que uma das metas da Torre de Vigia é conseguir que as pessoas se tornem Testemunhas, elas tentam fazer as pessoas confortarem com a idéia de conversão. Contudo, os argumentos da Torre de Vigia são incisivos de dupla forma. Se você está pensando em deixar as Testemunhas, você pode se beneficiar dos comentários da Torre de Vigia sobre trocar de religião. Todas as citações seguintes são das literaturas da Sociedade. São apresentados comentários nas citações, em itálico.

 

 

1 de Abril de 1991, pág. 17 - O Homem a procura de Deus

"O livro levanta então a pergunta lógica: “É razoável supor que a religião a nós imposta por ocasião do nosso nascimento é necessariamente a inteira verdade?” Incentiva-se assim a todos a examinar outras religiões com mente aberta."

São as Testemunhas de Jeová encorajadas a examinar criticamente a religião delas?

 

 

1 de junho de 1988, pág. 3 - Deveria mudar minha religião?

"... Entretanto, no que se refere a mudar de religião, muitos acham que nesse caso o assunto é diferente. Entram em questão fortes temores. Há o temor de enveredar por um caminho desconhecido..."

"... A idéia de desistir de tudo isso, ou, o que é pior, de ser repelida pela família, me amedrontava.” É provável que esse sentimento quanto a religião seja partilhado por pessoas de sua localidade..."

"... Há outros temores também. Em muitos lugares as pessoas temem algum a forma de retaliação divina caso mudem de religião..."

"... Outro temor que refreia as pessoas de mudar de religião e o medo de desagradar o cônjuge ou os pais..."

Se você está pensando em deixar as Testemunhas de Jeová, você está familiarizado com estes problemas. Ajuda ter alguns amigos não Testemunhas "no lado de fora" para ajudá-lo.

 

 

1 de Julho de 1968 pág. 389 - Sua religião é a verdadeira?

"É natural que você deseje não ser enganado. Mas como pode evitar isto? Como você pode saber sem dúvida que sua religião é a verdadeira? Pode ser feito descobrindo se seus ensinos são apoiados pela Palavra de Deus, que Jesus disse ser a verdade. (João 17:17) Também por se determinar que tipo de frutos a religião produz. A boa arvore produz fruto excelente e é uma indicação que a religião é a verdadeira, considerando que a arvore ruim produz fruto podre. - Mateus: 7:16-23."

Se você comparece em algumas outras igrejas (igrejas particularmente evangélicas e carismáticas), você pode se surpreender com o amor e alegria que se observa lá. Os "frutos do espírito" estão bem em evidência.

Você não tem nada a temer examinando suas convicções pelo padrão da Palavra de Deus, pois se você tem a verdadeira religião apenas pode se certificar. E se o que você acredita não está de acordo com a Bíblia, então você deveria dar boas-vindas a verdade, que conduz a vida eterna. - João 17:3.

São as Testemunhas de Jeová encorajadas a debater o que está além da Torre de Vigia? Tal discordância é incentivada... ou é considerada como um sinal de fraqueza?

 

 

1 de Maio de 1958 pág. 261 - É sua religião a verdadeira?

"É importante, então, que você "prove se está na fé", como declarou Paulo. Continue investigando para ver se as coisas que você acredita estão de acordo com a Palavra de Deus. Mas a questão é, você quer colocar sua religião a tal teste? Não há nada a temer, porque se você tem a religião certa, só poderá ser ressegurado por tal exame. E se o que você acredita não estiver de acordo com a Bíblia, então você deveria dar boas-vindas a verdade, porque ela conduz à luz e vida. - Isa. 8:20, 2 Cor. 13:5."

Você "Quer passar sua religião em tal teste?" A Torre de Vigia encoraja as Testemunhas a questionar o que eles dizem?

 

 

1 de Maio der 1955 pág. 259 - Irá raciocinar sobre religião?

"É demonstrar ódio por se discordar com as doutrinas religiosas de alguém? Longe disso! Uma discussão inteligente pode ser muito benéfica. Às vezes até mesmo um grau de controvérsia pode ser uma coisa boa, enquanto nos induzindo a investigação."

A "um grau de controvérsia" é considerada "uma coisa boa" em sua congregação?

 

 

1 de Junho de 1954 pág. 325-7 - O orgulho destrói, A mansidão salva

Considere como o seguinte se aplica a todas as religiões - Incluindo as Testemunhas de Jeová.

"Tendo se convencido uma vez que são teimosos sobre mudar. O orgulho é rápido para protestar qualquer admissão de erro. Mudar seria dizer que seus pais estão errados, ou seus vizinhos, ou seu círculo de amigos, ou seus sócios empresariais. Assim eles se agarram a sua religião, não desejando examinar seus ensinos a luz da Bíblia, muito orgulho para reconhecer a possibilidade de injustiça, também muito endurecidos pelo orgulho para considerar uma mudança, e muitas vezes, muito indiferentes para se preocuparem. Eles pensam que mudar os faria perder o semblante. ...."

"O orgulhoso está convencido...convencido de sua razão, pouco disposto a considerar visões contrárias. Recusando a pensar que poderia estar errado, dirige seu intelecto para justificar a si próprio, ao invés de se auto-analisar. A desgraça chegará quando for provado errado, embora seu orgulho recuse a enfrentar a desgraça e a mudança. E quando este orgulho é exigido sobre escolher a religião certa, recusa a argumentação, seguindo-se a destruição... Seu orgulho traz a cegueira, cegueira para argumentações."