O processo de recuperação

após Torre de Vigia

Dr. Victor Escalante

O tumulto emocional, mental, espiritual e físico de ser desassociado ou deixar as TJ, é muito traumático em um indivíduo ou em toda uma família. Eu conheci uma mulher que entrou numa espécie de psicose emocional, (um colapso nervoso) bem na reunião de desassociação. Ela implorou aos anciãos para não desassocia-la, mas sem proveito. Ela me contou como ela simplesmente deitou no chão na posição fetal, regressando ao estado de uma pequena menina. Naquela noite ela tentou suicídio cortando os pulsos, mas felizmente um amigo a encontrou, estancou a hemorragia e a levou para um hospital próximo. 

Eu trabalhei alguns anos atrás com um casal de meia-idade, que eram da segunda e terceira geração de Testemunhas de Jeová. Eles haviam lido o livro Crise de Consciência de Raymond Franz. Ele tinha sido um ancião e o efeito que o livro causou o deixou literalmente doente. Durante uma semana este homem viveu em uma montanha-russa emocional de medo, paranoia, claridade, raiva, mágoa, e sentimento de vítima. Em minha própria experiência pessoal, senti como se meu coração tivesse sido arrancado de mim. Eu quis entender como pessoas de Deus podiam ser tão cruéis. O que segue é um artigo que endereça alguns dos assuntos nas questões da saída. 

..

QUESTÕES FÍSICAS

Você desenvolve problemas de saúde devido a falta de apetite, devido a depressão por sua dor emocional, ou pelo entorpecimento emocional, que afeta sua neuro-química. Você tem que perceber que você é o que você come. Se você apenas ingere alimentos gordurosos, você não terá os nutrientes próprios para seu corpo produzir os neuro transmissores necessários para você ter claridade mental. Você pode se educar ingressando em uma universidade, ou em uma biblioteca local com livros sobre nutrição. 

O desequilíbrio neuro-químico devido a química alterada resulta em problemas emocionais. Isto pode produzir tal sentimento de pânico que você poderia pensar que Satanás está o atacando, quando na realidade você apenas precisa completar seus neuro-transmissores. Você precisa ver um médico para prescrever medicamento para ajudar seu corpo a recuperar-se do choque emocional. 

Desordens de sono como problemas de cair ou adormecer facilmente, ou dormir muito em horas impróprias, ou noites de sono estressantes, está frequentemente relacionado aos assuntos de sua mente inconsciente que está lutando para se reconciliar. Se este é seu caso, você tem que buscar ajuda profissional, porque se você ficar sem sono por um período estendido de tempo, poderá causar um colapso nervoso. 

Problemas físicos de coordenação afetam seu tato e equilíbrio, causando vertigens e reflexos lentos. Você deve ser amável com seu corpo e tratá-lo como se tivesse acabado de sair de uma cirurgia. O corpo tem uma sabedoria interna para se curar, e às vezes, apenas isso é o que se requer. Novamente, compreenda que é normal esses sentimentos, após tal dor emocional. Para isto uma massagem corporal é excelente para estimular seu sistema linfático e remover as toxinas do corpo.

 

QUESTÕES DA MENTE 

Negação -  Esta é uma das defesas mentais mais penetrantes e poderosas que temos. Sua utilidade é evitar e distorcer nossa realidade dolorosa, enquanto isto puder nos proteger de sentimentos que machucam, se nós não enfrentarmos a realidade mais cedo ou mais tarde, acabaremos por praticar uma mentira espiritual de nossa própria fabricação. 

Um exemplo disto está em minha experiência pessoal, quando menti para mim pensando que isto não era tão ruim quanto de fato era. A realidade era, minha experiência era muito, muito, muito cruel e feia. Estes não eram os representantes de Deus, mas monstros humanos que estavam cegos obedecendo ordens direcionadas. Eu mascarei minha dor usando de humor, eu me lembro de falar para minha ex-esposa todos os tipos de coisas tolas, tentando mudar o significado de ser desassociado. 

Pensamentos repetitivos e rígidos -  Em meu caso, isto produziu inflexibilidade de pensamentos e eu me fechei em trancar minhas recordações que conduziam ao meu desespero. Isto produziu tensão desnecessária, confusão e dificuldades, que conduzem a pena de si mesmo. Se você está sofrendo disto, eu recomendo que você repasse sua experiência. Isto funcionou para mim, porque tirou estes pensamentos de minha cabeça.

Nesta fase você terá problemas de concentrar-se em tarefas, instruções, conversações, e responsabilidades. Eu me lembro de estar ausente mentalmente em muitas oportunidades nesta fase. Eu estava lá em corpo, mas em espírito eu estava a anos no futuro. Isto se tornou um problema, com o tempo, porque era mais confortável viver no futuro que em tempo real.

Nesta fase eu tive problemas em tomar decisões, resolver problemas, e com comportamento impulsivo. Eu tomei decisões empresariais falhas, e isto disparou uma falta de integridade. Eu não percebi até recentemente, o grande dano que causei a mim mesmo.

 

QUESTÕES EMOCIONAIS 

Variações de humor causam tensão e dificuldades funcionais. Não é incomum que você se sinta bem por ter deixado as Testemunhas pela manhã e a tarde se sinta como se tivesse cometido o maior erro de sua vida, que conduzirá a sua morte iminente. Você precisa entender que esta é apenas uma fase a ser vencida. Entorpecimento emocional é o que lhe faz sentir estranho. Você pode experimentar problemas por expressar sentimentos ou por se fechar, às vezes, isto é apenas sua mente inconsciente acionando os mecanismos de defesa. 

Problemas com sentimentos de identidade e tolerância, isto lhe faz frequentemente sentir-se perdido, confuso, medroso, desesperado, desamparado e muitos outros. Há mais de setecentos e cinquenta sentimentos que você é capaz de experimentar por deixar as Testemunhas, este ciclo pode conduzi-lo a sentimentos dolorosos. A boa noticia é que com o tempo você começará a recuperar todos os sentimentos claros e positivos. 

A dificuldade expressa sentimentos em contextos que no passado você não teve que lidar. Você pode se achar incapaz de encontrar a expressão apropriada ou precisa para seus sentimentos. Você pode ter dificuldade em suas relações, poderá achar que as pessoas não o entendem, e você não entende porque as pessoas o tratam do modo como fazem. 

Isto é devido a um medo profundo de experimentar sentimentos dolorosos que conduzem a ansiedade do constrangimento. Você precisa entender que levará tempo para você se abrir emocionalmente. Aqui é onde um terapeuta qualificado é inestimável, ele poderá lhe ajudar a ordenar seus sentimentos que você estará pronto para lidar, assim que abrir seu coração. 

 

QUESTÕES ESPIRITUAIS 

Isolamento é o que lhe faz sentir separado de Deus, dos outros, e da vida em geral. No ambiente das Testemunhas, você foi condicionado a ter "o pensamento de grupo", agora que você está só você tem que aprender a pensar por você e pelos seus interesses frente ao de outros. Foi-lhe dito que você tem que pôr Deus e outros à frente de você; esta convicção era útil para controlar suas decisões e o manter escravizado. 

Este vazio o fazia perder todo o senso de ego. Isto frequentemente leva as pessoas a controlar um grupo, e é a cultura das Testemunhas de Jeová. Uma vez que você descobre que um ser espiritual benevolente reside em seu corpo, estará a caminho de encontrar seu lugar no grande plano divino. 

Desconexão do processo de viver é o que lhe motiva a perguntar "Qual o propósito da vida?" No passado, seu propósito de vida era promover os interesses empresariais da Sociedade. Agora, você tem que achar seu próprio propósito de viver, isto levará tempo e você pode desfrutar do processo de exploração. 

Eu experimentei de primeira mão, a necessidade de ajudar outras ex-Testemunhas em seus processos de liberação e de suas emoções dolorosas. Isto precisa ser transcendido em seus esforços para achar sua própria missão na vida também. Uma vez que você faz isto, toda sua experiência passada será entendida e será apreciada no contexto maior do plano de Deus para você. 

Enquanto eu escrevo estas palavras, eu estou escutando a trilha sonora do filme "Evita". Eu me lembro de ter sido criticado ao assistir este filme, pois me identifiquei com um tirano do filme.

Em minha mente eu quis ser como ele, com todo seu vasto poder para espremer e encarcerar meu antigos inimigos provendo auxilio a meus ex compatriotas Testemunhas. De certo modo, eu identifiquei minha própria raiva que eu quis e precisei lançar para fora, o filme foi útil para me fazer desenvolver modos construtivos e úteis. Dê permissão a si próprio, para deixar sua própria fantasia mental fluir, como um meio de experimentar papéis diferentes em um esforço de descobrir quem é você.

Recolha os pedaços de tudo e siga adiante. Faça esta pergunta; "O que é importante para mim, para minha vida, agora que não sou mais uma Testemunha de Jeová? Ou "O que é de valor em minha vida, agora?" É uma pergunta simples, mas muitos terão dificuldades em responder. 

Uma vez que você identificou seus valores, a próxima pergunta é: aonde tudo isso atingiu meus valores? Sua missão na vida será se ligar fortemente a estes valores superiores. Em minha experiência, eu avaliei a liberdade para pensar e fazer o que eu quis, quando eu quis, onde eu quis, como eu quis e com quem eu quis. Isto me deu propulsão para avançar adiante. Houve momentos que eu pensei em voltar, mas lembrei de minha missão, e rapidamente voltei para a realidade. 
 

 

impressora

Imprimir em pdf

           

AQUI! 800 ARTIGOS

ÍNDICE de A a Z