A STV manipula as mentes de seus adeptos mais uma vez...

Original de Irmão Brasileiro

Muitos dos que já leram nossos artigos já se aperceberam que a Torre de Vigia é uma seita de controle mental, que se utiliza de um processo de reconstrução cognitiva para manter seus membros sob estrito controle e moldar as suas personalidades (para maiores informações, ler o livro "Combatting Cult Mind Control", de Steve Hassan"). Se você ainda está preso ao grupo, dificilmente você percebe este processo. É como um bêbado que nunca vai reconhecer que está naquele estado.

Isto fica ainda mais patente quando percebemos que a Torre de Vigia utiliza de artimanhas para manter seu rebanho livre da influência de seus dissidentes.

Ao ler "A Sentinela" de 01-09-2004, na página 15, vemos em um artigo que ela usa de suas táticas para afastar seus membros dos chamados "apóstatas"*, aplicando textos bíblicos que retratam o diabo para eles. Além disso, usam as gravuras para que o leitor associe os "apóstatas"* a pessoas de má índole.

*OBS: Apóstatas da Torre não são necessariamente apóstatas de Jeová. As pessoas simplesmente abandonaram a pretensa organização que diz falar em nome de Deus. Todas as vezes vamos usar a palavra entre aspas, para denotar o sentido falacioso que a Torre de Vigia faz do termo.

Veja a gravura usada para retratar os dissidentes:

O estranho é traiçoeiro nos seus tratos com as ovelhas

Tal gravura passa para as Testemunhas de Jeová em todo o mundo a imagem mental que elas vão "pintar" dos dissidentes do grupo. Vai ficar fácil associá-los com esta pessoa espertalhona, má, e que só está interessada em roubar as ovelhas para maltratá-las. Tudo isto está implícito nesta figura que tem um efeito instantâneo a qualquer membro do grupo que aceita as mensagens do corpo governante como "inquestionáveis" e provenientes do "espírito santo de Jeová".

Veja alguns textos e algumas citações do artigo:

" Maria reconheceu Cristo (Gênesis 2:16, 17; 3:1, 5) Lamentavelmente, Eva e seu marido Adão em vez de fazerem ouvidos surdos à voz desse estranho, acataram-na e causaram danos a si mesmos e aos seus descendentes. - Romanos 5:12, 14.  9 Satanás usa métodos similares para desencaminhar o povo de Deus hoje em dia. (Revelação [Apocalipse] 12:9) Ele é "o pai da mentira", e aqueles que, como ele, procuram desencaminhar os servos de Deus são considerados seus filhos. (João 8:44) Observemos alguns modos como a voz desses estranhos tem soado hoje".

O artigo prossegue:

"O apóstolo Paulo disse: "Não vos deixeis levar por ensinos vários e estranhos." (Hebreus 13:9) Que tipos de ensino? Visto que eles podem nos "levar" , é evidente que Paulo se referiu a ensinos que minam o nosso equilíbrio espiritual.  Quem profere tais ensinos estranhos? Paulo disse a um grupo de anciãos cristãos:  "Dentre vós mesmos surgirão homens e  falarão coisas deturpadas, para atrair a si os  discípulos." (Atos 20:30) De fato, atualmente, assim como nos dias de Paulo, há aqueles que antes faziam parte da congregação cristã, mas agora procuram desencaminhar as ovelhas por falar" coisas deturpadas" - meias-verdades ou mentiras explícitas. Como disse o apóstolo Pedro, eles usam "palavras simuladas" - palavras que parecem ser verdade, mas que na realidade são tão sem valor como dinheiro  falsificado. - 2 Pedro 2:3. 11 Pedro expôs adicionalmente os métodos dos apóstatas por declarar que "introduzirão quietamente seitas destrutivas". (2 Pedro 2:1, 3) Assim como o ladrão na ilustração que Jesus fez não entra "pela porta do aprisco das ovelhas, mas galga por outro lugar", assim os apóstatas se chegam a nós sorrateiramente. (Gálatas 2:4; Judas 4) Qual é o objetivo deles? Pedro acrescentou: "Explorarvos-ão." De fato, não importa o que os apóstatas digam, o verdadeiro objetivo desses intrusos é 'furtar, matar e destruir'. (João 10:10) Acautele-se contra esses estranhos! 12 Amizades prejudiciais. Pode-se ouvir a voz de estranhos por meio daqueles com quem nos associamos".

Primeiramente, não proferimos "ensinos estranhos", mas proclamamos as doutrinas cristãs de acordo como estão na Bíblia. Quem tem "ensinos estranhos" e com boas novas diferentes da Bíblia é a Sociedade Torre de Vigia (veja o artigo "O Evangelho das TJs"). Também ao contrário do que se insinua no artigo, não estamos querendo atrair discípulos para nós. Este site e muitos outros não estão atrelados a nenhuma organização humana. O autor deste site faz parte de uma igreja cristã, mas ele não está fazendo proselitismo religioso para ela especificamente. Antes, está declarando Jesus Cristo como o "caminho, a verdade e a vida". Qualquer um que sai da Torre pode escolher uma igreja cristã salutar que pregue o evangelho do Senhor Jesus. Afinal, aquele que está em Cristo é que tem a vida eterna, e não aquele que faz parte de uma organização religiosa que pretensamente se diz a única correta. É claro que temos igrejas não muito aconselháveis, mas o autor deste site confia no Altíssimo para guiar aqueles que se libertam da Torre para um lugar apropriado.

Quando ela diz que falamos "coisas deturpadas", "meias-verdades" ou "mentiras explícitas", ela está se aproveitando da credulidade de seus leitores para difamar os que saem. Pintam todos eles como se fossem desonestos. Mas a verdade é que a Sociedade tem muito a esconder e tem muito do que se envergonhar. Todas as suas trapalhadas estão registradas em suas próprias publicações. Ou será que quem está a mentir é a Sociedade Torre de Vigia, que escreveu tudo aquilo que provamos aqui usando suas próprias palavras, e agora querem dizer que falamos mentiras ?  Creio que a Sociedade está apelando para o seu "poder" sobre a membresia para evitar que eles vejam as verdades sobre esta organização ditatorial, que fez diversas profecias falhadas e vários outras aberrações teológicas e fez isto em nome de Deus, blasfemando assim do  nosso Pai celestial.

Eles também tem o descaramento de aplicar 2 Pedro 2:1,3 para os "apóstatas", dizendo que eles "introduzirão quietamente seitas destrutivas". Ora, não há melhor texto para ser aplicado para a própria STV! Ela se "introduz furtivamente" nas igrejas Cristãs tentando fazer prosélitos e roubar seus adeptos. Ela é também uma seita "destrutiva" que prega que mesmo parentes dos desassociados e dissociados não podem falar com os que saem da religião, destruindo e separando famílias, cortando laços de amizade, e muitas vezes causando mortes desnecessárias devido ao seu estrito legalismo na interpretação da doutrina do sangue.

Dizem também que os "apóstatas" "explorarvos-ão". Gostaria honestamente de saber quem foi "explorado" pelos "apóstatas". Esta sim é uma acusação leviana!

Também fazem uso de João 10:10 (que retrata pregadores usados pelo diabo, ou até o próprio diabo) para fazer alusão aos dissidentes. Isto é um ardil muito forte - associar os "apóstatas" ao diabo e ainda usar uma gravura que trás as piores imagens mentais sobre estas pessoas. Sobre isto, quero acrescentar aqui que qualquer um pode se apropriar de textos bíblicos e usá-los contra outros. Tais versículos podem ser usados por qualquer lado da questão, de forma que eles não são de maneira alguma uma evidência de que a Torre está correta em suas assertivas. Eu posso aqui muito bem dizer que João 10:10 se aplica a Sociedade. Mas, eu não preciso fazer exatamente isto. Eu só preciso usar as próprias palavras da Sociedade Torre de Vigia, encontradas nas suas próprias publicações, além de fatos históricos inquestionáveis para provar que se trata realmente de uma organização de homens, que prega um evangelho (boas novas) diferente do apresentado pela Bíblia e que por tabela é uma organização falsa.

A Sociedade quer brincar com sua inteligência e manipular a sua mente. Afinal, a Bíblia mostra que devemos examinar a nossa fé. Quero lembrar a seguinte passagem:

"Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim" (Atos 17:11).

A "verdade" não pode temer a investigação, nem tampouco usar de meios ardilosos (manipulação mental) para tentar difamar seus dissidentes. Veja o seguinte texto:

"Porque nada podemos contra a verdade, porém, a favor da verdade" (2 Coríntios 13:8).

Se os "apóstatas" estão errados, não deveria haver nenhum temor contra as "verdades" que eles dizem ensinar. Tal "verdade" poderia ser posta a prova sem nenhum medo, pois afinal, a mentira não prevalece sobre a verdade. Mas a Sociedade teme a investigação de sua história, de suas doutrinas e de suas próprias palavras!

Sobre esta questão, posso vos assegurar que a verdade está personificada em Jesus Cristo. Ele é que é de fato "a verdade" (leia João 14:6; João 1:17). Tudo que vai além disso é do maligno.

Que Deus possa vos iluminar, e mostrar a verdadeira verdade, que está em seu Filho Jesus.