facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

Olá IndiceTj, tudo bem?

Estou lhes escrevendo por que nessa semana me dissociei da organização das Testemunhas de Jeová. Gostaria de que minha carta de dissociação fosse publicada em seu site porque quero que muitas Tjs, inclusive as que me conhecem, vejam o que escrevi na carta. Sabemos que os anciãos não leem perante a congregação. Assim, a congregação fica sem saber o que me levou a sair de lá. Então, eu queria disponibilizar isso para eles.

Eu li todos os artigos que constam em seu site, e que me ajudaram bastante a discernir que essa organização não é dirigida pelo espírito santo de Deus. Inclusive eu baseei minha carta em algumas cartas de outros ex TJs, e que estão publicadas no ÍndiceTJ. Se for possível publicá-la, eu agradeceria muito. A carta esta em anexo. Gostaria que assim que for publicado, você me respondesse por e-mail que já esta lá, para que assim eu possa compartilhar nas redes sociais.

Antecipadamente agradeço a sua colaboração!

Um abraço e tudo de bom!

José Gomes

 

José Gomes

Carta de Desassociação

 

 

De José Gomes

Ao corpo de anciãos da congregação Andreaza Tianguá-CE

15/05/2015

 

Prezados irmãos da congregação Andreaza,

NÃO é com alegria que lhes mando este comunicado. Tratou-se de uma decisão muito difícil de tomar.

Quero, primeiramente, agradecer pelos grandes momentos que tive com vós e pela ajuda que recebi recentemente sobre um problema comum entre os jovens. Agradeço de coração!

Mas existem coisas que eu não me sinto à vontade na organização. A minha felicidade nesse ambiente não existe mais por conta de que não acredito que esta seja a religião verdadeira e única aprovada por Jeová Deus. A organização afirma ser guiada pelo espírito santo de Jeová, mas o que as publicações mostram a respeito da mesma?

Eu fiz uma pesquisa cuidadosa nas publicações do Escravo. Encontrei diversas incoerências. Sei que para alguns de vocês isso pode ser mal visto, pois os irmãos confiam estritamente no Corpo Governante, e creem que ninguém pode por em dúvida suas decisões. Mas é bom lembrar aos irmãos que ninguém tem a prerrogativa de dizer que algo dito por alguém é inquestionável. Ora, o apóstolo João, que era inspirado por Deus, tinha autoridade apostólica, dada por ele, NÃO era contra a alguém que resolvesse colocar aquilo que ele escreveu sob escrutínio (exame). Na sua primeira carta ele disse o seguinte:

"Amados, não acrediteis em toda expressão inspirada, mas provai as expressões inspiradas para ver se se originam de Deus." (1 João 4:1)

Se um apóstolo inspirado não era contra os cristãos que quisessem por à prova seus escritos, será que o Corpo Governante que não é inspirado deve agir ao contrário? Então, ninguém pode dizer que uma pesquisa sincera nas publicações seja errada. Pode ser errada para o Corpo Governante, mas, para Jeová não é, e nunca foi! Como eu sei que a organização não aceita pensamentos independentes, e eu encontrei diversos erros doutrinais, tive que tomar uma decisão difícil: estou saindo definitivamente da organização.

Se vocês desejarem saber os motivos que me levaram a essa decisão, mais adiante nesta carta estou mostrando um pouco do que descobri através de um estudo sistemático das publicações. Eu não quero que os irmãos concordem comigo no que irei dizer, mas quero que compreendam minha firme decisão. Existem algumas explicações da Sociedade que são incoerentes, por exemplo, veja o que disse:

 

A ENTRONIZAÇÃO DE CRISTO E A 1ª GUERRA MUNDIAL

A Sentinela 1/4/90, página 8:

"Contudo, se é assim, por que a Primeira Guerra Mundial irrompeu em 1914? E por que em nosso século se têm travado as piores guerras da história? É porque a primeira providência do Rei celestial foi expulsar Satanás dos céus de uma vez por todas e lançá-lo na vizinhança da terra."

Aqui diz que a primeira atitude do Rei recém-designado, foi expulsar Satanás do céu.

 

Note esta outra publicação:

A Sentinela 15/11/83, página 23:

Parágrafo 3:

"(...) o começo da “presença” ou parousía de Cristo, a partir do fim dos Tempos dos Gentios em 1914, (...)"

Parágrafo 6:

"(...) Este relato lança a culpa pela Primeira Guerra Mundial, que ceifou mais de 8 milhões de vidas humanas, a partir de 28 de julho de 1914, diretamente sobre o Diabo e seus demônios."

Aqui mostra que a primeira guerra mundial foi culpa de Satanás que havia sido expulso do céu em 1914.

 

Agora observe essa publicação:

A Sentinela 15/10/90, página 16, parágrafo 3:

Na sexta-feira de manhã, 2 de outubro de 1914, Russell anunciou aos membros da sede da Sociedade Torre de Vigia em Brooklyn, Nova Iorque: “Os tempos dos gentios terminaram; seus reis já tiveram o seu dia.” Isto foi recebido com entusiásticos aplausos pela família de Betel, “a casa de Deus” [...] Em outubro de 1914, Jeová Deus colocou seu amado Filho, o Senhor Jesus Cristo, no trono do Reino celestial. ‘’

Notaram aqui a sequência dos eventos? As palavras e frases grifadas são a ênfase que quero destacar. Primeiro vemos aí o "fim dos tempos dos gentios" e a "entronização de Cristo" em outubro de 1914, segundo a Torre de Vigia. O segundo evento, foi à expulsão de Satanás do céu como primeira atitude do rei entronizado. E o terceiro evento que foi a eclosão da 1° guerra mundial por culpa de Satanás.

Mas surge uma importante pergunta: se a guerra começou após Satanás ser expulso do céu como a primeira providencia do rei, entronizado em outubro, como então a guerra começou em 28 de julho de 1914, antes da entronização de Cristo, que segundo o corpo governante foi em outubro? Quer dizer então que Satanás se antecipou?

Meus irmãos, embora vocês não aceitem esse fato, não há como negar que é pura incoerência doutrinal da parte da organização, que é sustentada até hoje! Dizer que o espírito santo guia a organização desse jeito, sinceramente não da pra eu aceitar mais. Eu afirmo que aceitei durante um bom tempo e defendi esse entendimento, mas quando analisei essas publicações, devo confessar que caiu por terra essa doutrina, e não tem como refutar.

 

 

AFINAL, QUEM É O CAMINHO?

Outra afirmação na Sentinela diz assim:

A Sentinela 1/8/82, página 27, parágrafo 4:

"A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação [Escravo Fiel e Discreto] usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia."

Compare esta afirmação com João 14:6:

"Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim."

De acordo com a revista citada acima, o ‘escravo’ esta no lugar que pertence somente a Cristo, em dizer que somente através dele avançaremos na estrada da vida. Pelo que a Bíblia ensina e ninguém pode questionar é que só Jesus pode-nos dar a vida eterna, e não a organização. Para verem que não é mentira minha, veja o que a organização diz sobre ganhar a salvação:

A Sentinela 15/11/92, página 20-21, parágrafo 12:

"Sentir-nos-emos impelidos a servir a Jeová com lealdade junto com sua organização se nos lembrarmos de que não há outro lugar onde se possa obter a vida eterna."

Bem interessante, não? De acordo com isso, a organização é quem vai dar a vida eterna!

Vocês acham que devo acreditar nisso sem levantar questões? (Pro. 14:15) Voltando para a citação da Sentinela de 1982 citada acima, lá indica que somente através do corpo governante é que poderemos entender a Bíblia. Tenho certeza que vocês acreditam firmemente nisso, mas onde entra o papel do espírito santo de Jeová, que ele nos concede generosamente, e a sabedoria que precisamos para entender as coisas de Deus? (Lucas 11:13; Tiago 1:5, 6) Pelo que parece indicar A Sentinela, somente o Corpo Governante tem esse privilégio, mas como o versículo 5 do capitulo 1 de Tiago diz que Deus dá "a todos que pedem". (Mateus 7:7) Jeová não faz distinção de pessoas. (Romanos 2:11) Umas tem o direito de interpretar a Bíblia, e outros já não tem. Isso é algo que eu acho inadmissível!

 

 

 

1914 - INÍCIO DO REINADO DE CRISTO?

Outro ponto é referente ao início do reinado de Cristo em 1914, segundo o corpo governante.

De acordo com a explicação da organização, Salmo 110:1 e 1 Coríntios 15:25, se contradizem. Como?

O Escravo diz que Jesus subiu ao céu e se sentou a direita de Deus cumprindo assim o Salmo 110:1. Explicam que Jesus não começou a reinar e sim ficou esperando Jeová pôr seus inimigos debaixo dos seus pés. (Livro Bíblia Ensina pág. 84, parágrafo 22) Agora, notem 1 Coríntios 15:25. Diz-se que Jesus tem que "reinar até que Deus ponha seus inimigos debaixo dos seus pés". E diz mais: que, depois disso, a morte seria reduzida a nada, pois é o último inimigo. (v. 26) Isso não aconteceu ainda, então, não creio que todos os inimigos de Cristo foram postos debaixo dos pés dele, tenha se cumprido completamente em 1914. O contexto de 1 Coríntios 15:25 mostra que após as coisas estiverem sujeitas a Cristo, ele se sujeitará a Jeová, isso tudo é no futuro, na realidade, eu creio que essa profecia ainda esta em seu cumprimento.

Assim, meus irmãos, desculpem a minha franqueza, mas dá para notar que cada uma dessas questões faz com que suas explicações sejam complicadas, combinações complexas de textos e, em alguns casos, o que se poderia considerar como uma ginástica mental, na tentativa para apoiá-lo. Isso a organização faz muito!

 

Então, reafirmando meu amor por todos os meus irmãos, vou orar para que todos vocês façam seu próprio julgamento sobre o que aqui coloquei de maneira honesta e respeitosa. Continuo acreditando e jamais vou deixar de acreditar em tudo aquilo que a Bíblia diz e não me considero um "inimigo de Deus" como alguns podem passar a me encarar dessa forma. Mas, por motivo pessoal, e convicto de que, embora esta organização ensine muitas coisas boas e produza ainda muitas pessoas honestas, não mais me considero um membro oficial dela.

E deixo claro que não estou abandonando a Jeová, e sim a organização que se auto intitulou pertencendo a Ele, e despeço-me daqueles com os quais tenho convivido, não porque estou desprezando sua associação. Não se trata disso. Mas, por saber que não mais me será permitido falar com os mesmos, nem me associar livremente com os irmãos. E quero lembrar que não me torno um opositor. Respeito todos vocês com as crenças que vocês julgam ser corretas. Não é minha intenção abalar a fé de ninguém. Muito menos ridicularizar as testemunhas por fazer seu trabalho, que é de fato um trabalho que exige muita dedicação.

Todos nós sabemos que ninguém deve julgar as pessoas e sim respeitar, embora haja quem não concorde com certas opiniões. Espero receber este respeito por parte dos meus irmãos. Irei tentar fazer minha vida ser significativa. Não é do meu desejo cair nas coisas erradas deste mundo ímpio, mas procurar viver de acordo com princípios bíblicos referente a conduta. Todavia, não quero mais pertencer a nenhuma denominação religiosa, pois creio que Deus não escolhe religião e sim pessoas!

Bem, é isso, espero que tenham pelo menos compreendido meus motivos, embora eu sei bem que vocês não concordam com eles. Para todos os irmãos, um grande abraço! Fiquem com Jeová!

"O verdadeiro companheiro está amando todo o tempo e é um irmão nascido para quando há aflição." - Provérbios 17:17

 

                                    

Atenciosamente,

 

José Gomes

Batismo:15/01/2012

                                                                              

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!