Artigo de Luiz Alberto


Canal Para Entender a Bíblia

É o escravo fiel e discreto das Testemunhas de Jeová

 Ou é o Espírito Santo de Deus?

 

Segundo as Testemunhas de Jeová, oito membros dos ungidos são o escravo fiel e discreto, ou corpo governante da organização atualmente. Veja as declarações abaixo:

Assim como as profecias bíblicas apontavam para o Messias, elas também nos encaminham ao unido corpo de cristãos ungidos, das Testemunhas de Jeová, que serve atualmente qual escravo fiel e discreto. Este nos ajuda a entender a Palavra de Deus. Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a “grandemente diversificada sabedoria de Deus” só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. — João 6:68. – A Sentinela 1º de outubro de 1994,p.8.

Mas, Jeová Deus proveu também sua organização visível, seu “escravo fiel e discreto”, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia. — Veja Atos 8:30-40. – A Sentinela 1º de agosto de 1982,p.27.

Porque Jeová Deus não dá seu espírito santo à parte da sua Palavra, e não podemos esperar receber espírito santo se desconsideramos o canal terrestre que Jeová usa hoje, “o escravo fiel e discreto”, representado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. Sem a ajuda deste “escravo”, nem entenderíamos o pleno sentido do que lemos, nem saberíamos como aplicar aquilo que aprendemos. — Mateus 24:45-47. – A Sentinela 15 de julho de 1987, p.19

Esse escravo fiel é o canal que Jesus está usando para alimentar seus seguidores verdadeiros neste tempo do fim. É essencial reconhecermos esse escravo fiel. Nossa saúde espiritual e nossa relação com Deus dependem desse canal. – A Sentinela 15 de julho de 2013,p.20

O corpo governante aplica a si mesmo as palavras de Pedro em João 6:68 que diz:

“Senhor, para quem havemos de ir? Tu tens declarações de vida eterna”.

O apóstolo Pedro está falando de Jesus e não do escravo fiel e discreto, ou de alguma denominação religiosa. Quem tem as palavras ou declarações de vida eterna é Jesus, e não o corpo governante das Testemunhas de Jeová.

Todos que desejam entender a Bíblia Sagrada devem reconhecer que a grandemente diversificada sabedoria de Deus só pode ser conhecida através da leitura da Palavra de Deus e com a ajuda do Espírito Santo. Jesus disse o seguinte:

“Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.” - João 14:16

“Mas, quando vier o Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim.” - João 15:26.

E veja agora com muita atenção o que o apóstolo João desse claramente pra nos orientar no entendimento da Palavra de Deus:

“E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis.” - 1 João 2:27

Quem é que nos ajuda a entender a Bíblia, é o corpo governante das Testemunhas de Jeová ou é o Espírito Santo? É claro que é o Espírito Santo. Sem a ajuda do Espírito Santo não entenderíamos o pleno sentido do que lemos, nem saberíamos como aplicar aquilo que aprendemos. É essencial termos o Espírito Santo habitando em nosso corpo para entendermos a Palavra de Deus. Nossa saúde espiritual e nossa relação com Jeová dependem do Espírito Santo na direção de nossa vida.