O INDICETJ.COM traz até você - em modo para impressão - destaques da seção "Emails" do indispensável site Testemunha (Odracir)

 

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

013 - Organização "pura"?

F. Z., Brasil, 23/11/2001

A mensagem do leitor está emoldurada. A resposta está fora da moldura.

 

Meu eu nome é F. Estou muito chocado com o seu site. Realmente eu gostaria que vc me dissese qual é a sua religião, para que eu possa ver o que tem de tão puro nela, vc não assinou a carta para sair da organização, deveria fazer, isso porque tras péssimas influências para nós Tjs. Desculpe mas não queremos tomar parte das suas pragas, não quero julga-lo mas vc mesmo se autodenomina um apostata. Certamente alguns casos acontecidos com TJs pode ser verdadeiro , mas veja bem, vc ainda se diz um Tj. Se vc matar alguem, (HHHHAAAAA Um TJ matou um Homem ), isso não acontece com católicos, Crentes e Outros , mas acontece com os Tj porque é uma organização pura e o mínimo de erro de alguns como vc é causa de tropeço.

Prezado F.

Convido-o a ler - ou reler - minha HP, pois suas indagações revelam total desconhecimento das minhas declarações. Diga-me, em que parte de minha página eu me declaro adepto de alguma religião ou exalto algum credo como superior aos demais? Ao contrário, em minha apresentação está escrito: "Antes de tudo, quero expressar a você, visitante, meu sincero respeito por seu credo ou religião, não sendo meu objetivo melindrar sua consciência nem praticar aqui qualquer espécie de proselitismo ou perseguição religiosa". Também, no meu artigo "Dossiê Completo", deixo bem claro:

Este artigo não se destina a fomentar a intolerância religiosa nem a exaltar uma denominação religiosa em detrimento das demais. A liberdade de culto está prevista na Constituição do Brasil e é questão de foro íntimo. Tampouco visa a denegrir a imagem dos adeptos do movimento religioso sob enfoque. De fato, a maioria das Testemunhas de Jeová – enquanto indivíduos – é composta de pessoas decentes e sinceras, tendo sido a busca de Deus que motivou seu ingresso à religião. Mas é também verdadeiro que isto se aplica aos adeptos de quaisquer outras religiões cristãs.

Perceba que em nenhum momento eu afirmo que as Testemunhas de Jeová são moralmente inferiores aos demais movimentos cristãos. Seria uma inverdade. Mas também seria inverídico afirmar que elas são superiores sem quaisquer dados concretos sobre os quais apoiar tal afirmação. Em que embasá-la, exceto na parcialidade e na arrogância? Poderia demonstrar, com dados estatísticos confiáveis, ser a instituição a qual você pertence moralmente melhor do que a Igreja Batista, ou Presbiteriana, ou Mórmom, ou qualquer que seja? Estaria disposto a ouvir o que os membros destas organizações têm a dizer sobre o assunto?

Perceba que sua insinuação sobre uma organização pretensamente 'pura', oferecida como alternativa às Testemunhas de Jeová nada mais é do que a expressão da mentalidade tipo 'preto e branco' ou 'nós versus eles' - típica dos cultos. Trata-se de um pseudodilema, como se, para demonstrar que uma organização não é idônea, alguém necessariamente tivesse que oferecer outra em troca. Pelo contrário, se eu estivesse a me servir de meias-verdades ou de provincialismo, afirmando ter algum tipo de iluminação divina ou me dizendo dono da verdade, isso só deporia contra a confiabilidade de minhas declarações. Pior ainda se eu, a exemplo de algumas seitas, estivesse a dizer que sou o 'único canal de comunicação entre Deus e os homens'. Conhece alguma organização que afirme isso? Não sou fundamentalista e estou aberto a críticas, desde que bem fundamentadas. Infelizmente, não é o caso das suas afirmações.

Os termos de sua mensagem, tais como 'tomar parte em pragas', mostram claramente o quanto você absorveu o jargão costumeiro entre as Testemunhas de Jeová. Lembre-se que esta expressão aplica-se, em Apocalipse 18:4, à meretriz Babilônia a Grande, montada no lombo da 'fera' política. Entende-se por 'Babilônia' o 'império da religião falsa', não é assim? Já que não professo religião alguma, dificilmente tais palavras se ajustariam a mim. Por outro lado, que acharia se a sua religião estivesse ela própria cavalgando a 'fera' de Revelação por se ligar à ONU? Sabia que a Sociedade Torre de Vigia está filiada, desde 1992, ao Departamento de Informação Pública daquele órgão, o qual chamou, por décadas, de 'coisa repugnante' (livro Revelação... , pp. 194 e 195)? Se duvida dessa informação, queira, por favor, visitar o tópico "ONU" no seguinte endereço:

http://indicetj.com/indice-a-z.htm

Recentemente, após tomar conhecimento da denúncia na internet, a Sociedade rapidamente pediu seu desligamento das Nações Unidas, o que parece uma admissão de culpa. Foram dez anos de silêncio, amigo. E agora? Talvez essa denúncia o ajude a discernir se a Organização que tanto defende o tratou com honestidade e transparência...

Em sua confusa mensagem, você afirma não querer me julgar, mas ainda assim, é exatamente o que acaba fazendo, primeiro, por aplicar a mim o termo 'praga' e, segundo, por distorcer minhas palavras (argumento straw man), ao afirmar que eu me autodenomino 'apóstata'. Poderia me dizer exatamente em que parte de meus artigos faço isso? Ora, quem acusa seus dissidentes de apóstatas 'raivosos' é a própria Sociedade Torre de Vigia, inclusive ensinando seus adeptos a ODIAR os que discordam da doutrina das TJ's. Queira ler os artigos em A Sentinela de 1/10/1993, pág. 19, ou a edição de 1/10/1952, pág. 599 (em inglês), e me responder quem classifica quem como apóstata a ser odiado. Aproveite o ensejo e leia também o artigo na edição de 1/7/94 da revista A Sentinela, págs. 11-13 e diga-me quem faz acusações sem prova contra aqueles que ousam discordar. Como disse um clérigo da antiguidade, "a definição para 'herege' (o mesmo que 'apóstata') não é outra senão alguém de quem discordamos". Ora, toda denúncia que faço vem acompanhada da devida evidência documental. Por favor, queira fazer o mesmo! Do contrário, seus argumentos não merecerão atenção.

Eu jamais afirmei que a existência de delitos entre as TJ's prova que elas não são idôneas como indivíduos, até porque erros humanos estão presentes em todas as religiões. A própria literatura da Organização apressa-se em noticiar transgressões morais, quando elas acontecem em OUTRAS religiões, raramente enfatizando as suas próprias. O que eu afirmo é que a existência de delitos graves entre as próprias Testemunhas - tais como fraudes e imoralidade crassa - demonstra que elas constituem uma instituição como as demais e em nada superior às outras igrejas. Um membro da Assembleia de Deus tem, individualmente, tanta probabilidade de incorrer em erro quanto uma TJ. Pode me provar o contrário? Poderia demonstrar com dados reais que o 'paraíso espiritual' é exclusividade das Testemunhas, não existindo entre Batistas, Presbiterianos, Adventistas, Pentecostais etc.? Fico no aguardo das evidências, mas sinceramente duvido que você as possa fornecer...

Sugiro-lhe cultivar a tolerância e evitar apressar-se em emitir julgamentos sobre pessoas a quem não conhece. Acredito que as expressões "parai de julgar" ou "quem se enaltecer será humilhado, mas quem se humilhar será enaltecido" sejam bem conhecidas suas. Não deveria ser necessário que eu as relembrasse. Considero-me um ser humano normal, como todos os outros. Não sou portador de nenhuma superioridade sobre os demais. Se você se considera parte de um 'povo escolhido' e diferente dos seus semelhantes, mostre com atitudes que está à altura de tal honra. Infelizmente, não pude perceber isso em sua mensagem.

Sinta-se à vontade para pesquisar em minha HP e contestar aquilo de que discorda.

Atenciosamente,

Odracir

PS: quanto às minhas razões para não apresentar carta de dissociação, já expus o motivo em outras mensagens a leitores. Consulte-as, se desejar. É seu direito discordar, mas é sua obrigação respeitar.

 

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

 

Confira os Mais de 800 Artigos CRÍTICOS Sobre as Testemunhas de Jeová!