facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

 

O INDICETJ.COM traz até você destaques do excelente site Testemunha.

 

 

Deve o cristão cursar a universidade?

O que dizem as publicações?

 

"Assim, por afastar seus filhos da assim chamada educação 'superior' de hoje, estes pais poupam seus filhos de serem expostos a uma crescente atmosfera de desmoralização, e, ao mesmo tempo, preparam-nos para a vida no novo sistema."

- Despertai! de 8/6/1967, p. 25 (em inglês)

 

"Muitas escolas agora possuem conselheiros de estudantes que encorajam a buscar educação superior após o ensino médio, a buscar uma carreira de futuro neste sistema de coisas. Não permita que lhe façam 'lavagem cerebral' com propaganda do diabo, para ir adiante e fazer-se alguém neste mundo. O mundo tem muito pouco tempo. Qualquer futuro neste mundo não oferece futuro algum! ...ingresse no serviço de pioneiro... Betel... ou missionário... uma vida que oferece futuro eterno."

- A Sentinela de 15/3/1969, p. 171 (em inglês)

 

"Se você é um jovem, você também tem de encarar o fato de que você jamais envelhecerá neste sistema de coisas... Caso esteja no nível médio e pensando na universidade, isto implica em, pelo menos, quatro, talvez seis ou oito anos para graduar-se em uma carreira especializada. Mas como estará este sistema de coisas por essa época? Estará bem no rumo de seu fim, se é que já não tenha se acabado!... O que é realmente prático, preparar-se para uma posição neste mundo que logo desaparecerá? Ou trabalhar para sobreviver ao fim deste sistema...?

 Despertai! de 22/5/1969, p. 15 (em inglês)

 

"Em vista do curto tempo que resta, a decisão de buscar uma carreira neste sistema de coisas não só é tola, mas extremamente perigosa... A muitos jovens irmãos e irmãs foram ofertados bolsas de estudo ou empregos altamente rentáveis. Entretanto, eles recusaram e puseram os interesses espirituais primeiro."

- Ministério do Reino de junho/1969, p. 3  (em inglês)

 

"Um ancião na Coréia incentivou seus quatro filhos a se tornarem pioneiros... Sua filha mais velha... queria ingressar na universidade, a certa altura. Entretanto, seu pai informou-a que, ao passo que era livre para escolher tal caminho, ela não poderia esperar apoio financeiro dele. Ela mudou de idéia e agora usufrui bênçãos como pioneira. O filho seguinte... uma vez também quis ir para a universidade e seguir um curso secular... Seu pai... disse-lhe que, se insistisse em ter uma carreira secular, também teria que encontrar outro lugar para viver..."

- Ministério do Reino de maio/1973, p. 6  (em inglês)

 

"...até onde deveriam ir com a educação secular? Dificilmente seria consistente para tais jovens, de escolha própria, procurar estudos seculares extensivos além daquele que é requerido pelo lei e por seus pais... anos adicionais de universidade podem apresentar armadilhas."

- A Sentinela de 1/9/1975, p. 543 (em inglês)

 

"Muito embora as jovens Testemunhas interessem-se por boa educação, elas não vão em busca do estudo com a intenção de obter prestígio e proeminência...  Assim, elas preferem cursos que sejam úteis para seu sustento no mundo moderno. Desse modo, muitos fazem cursos vocacionais ou freqüentam escolas vocacionais. Ao deixarem a escola, eles desejam arranjar trabalho que lhes permita se concentrarem em sua principal vocação, o ministério cristão."

- A Escola e as Testemunhas de Jeová, 1983, p. 5  (em inglês)

 

"No presente sistema de coisas, sob controle de Satanás, há muitas coisas que parecem prometer grandes benefícios, mas, na verdade, podem ser danosos ao nosso relacionamento com Deus. Coisas como... ir em busca de educação superior para alcançar a posição de alguém... Poucos anos atrás, um jovem cristão... teve a oportunidade de viajar ao exterior para dar prosseguimento a seus estudos... gradualmente, ele perdeu seu apreço pela verdade bíblica... Em um ano ou algo assim, ele perdeu sua fé completamente e declarou-se agnóstico.

- A Sentinela de 15/8/1992, pp. 28,29  (em inglês)

 

"Esta revista tem enfatizado os perigos do estudo superior, e com razão, pois a educação de nível superior opõe-se ao 'ensino salutar' da Bíblia."

- A Sentinela de 1/11/1992, pp. 16-20  (em inglês)

 

"Se, no país onde eles vivem, educação de nível mínimo ou até nível médio só lhes possibilitar obter empregos com ganho insuficiente para seu sustento como pioneiros, então educação suplementar ou treinamento podem ser considerados. Isso seria feito com o fim específico do serviço de tempo integral."

- A Sentinela de 1/11/1992, p. 18 (em inglês)

 

"Note como um jovem, Testemunha de Jeová, usou o raciocínio e conseguiu alcançar alvos espirituais: "Tive a oportunidade de ter uma carreira no jornalismo. Isto me agradava muito, mas lembrei-me do versículo bíblico que diz que 'o mundo está passando', ao passo que 'aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre'... De modo que decidi dar um objetivo à minha vida e alistei-me no ministério de tempo integral como pioneiro regular. Depois de quatro anos gratificantes, sei que fiz a escolha certa."

- A Sentinela de 15/08/2002, p. 24 

 

Helga, por exemplo, lembra que no seu ´último ano da escola os colegas de classe ficavam conversando sobre seus objetivos. Muitos deles queriam fazer faculdade, pois achavam que isso os ajudaria a ter uma carreira promissora. Helga conversou sobre isso com seus amigos na congregação. “Muitos deles eram mais velhos e me ajudaram muito”, conta ela. “Eles me incentivaram a entrar no serviço de tempo integral. Então servi como pioneira por cinco anos. Hoje, anos mais tarde, me sinto feliz por ter concentrado boa parte da minha juventude no serviço de Jeová. Não me arrependo nem um pouco."

- A Sentinela de 17/09/2015 , p. 7, §16.

 

Comentário

A Sociedade Torre de Vigia parece bem apercebida do fato de que quanto mais alto o nível de escolaridade do público, tanto mais difícil seu processo de doutrinação. O rebanho cresce mais rapidamente entre os iletrados - não há dúvida. As estatísticas têm mostrado, nos últimos anos, um decréscimo no número de novos convertidos nos países desenvolvidos - na Europa e América do Norte - e um aumento nos países pobres, como a África.

Pode-se apenas conjeturar sobre o contingente de pessoas - especialmente nos países de terceiro mundo - que foram severamente prejudicados em sua aptidão para prover o sustento de suas famílias em função de seguir os conselhos do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. O mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, nesses e noutros lugares, tem descartado um número crescente de indivíduos sem qualificação superior. Eles ficam excluídos do processo econômico, engordando as fileiras dos sub-empregados, desempregados e miseráveis.

Mesmo ciente disto, os líderes da Sociedade Torre de Vigia continuam fazendo - isto se vê pelas datas recentes dos artigos acima - estridentes apelos para que os jovens continuem a renunciar à educação universitária em troca do trabalho não remunerado como vendedores de literatura religiosa da entidade. Como estarão essas pessoas hoje? Quem responderá pelo desamparo econômico delas?

 

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!