FIGURA Nº 72 ― FIM DO MISTÉRIO!

Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.

 

Fonte: Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.

Lembra-se do caso dos três homens 'desassociados'? São os três homens que envolvi com círculos. O mistério é que as Testemunhas de Jeová republicaram esta gravura sem os três homens. Veja a gravura sem a presença dos homens:

Fonte: Revista A Sentinela de 1º de abril de 2002, página 23.

Por que fizeram isso? Algum problema havia. Algo aconteceu. Nenhuma Testemunha de Jeová foi avisada da mudança. Se você acompanha o acervo desde a figura nº11, então sabe que o homem envolvido com o círculo azul foi identificado quando consideramos a figura nº 18. Se ainda não tiver visto ou não estiver lembrado, sugiro agora (re)ver a figura nº 18 para melhor entendimento. Depois você volta para cá, ok? Clique aqui para rever a figura nº 18.

 

Fim do Mistério!

Até aqui sabíamos a identidade apenas do primeiro desaparecido: Antístenes, filósofo famoso de Atenas.

Agora saiba quem são os dois personagens envolvidos em círculos vermelhos.

 

Demóstenes, o estadista grego!

=

Demosthenes

 

Clique e confira:

Encyclopædia Britannica

Adriano, imperador de Roma!

=

Hadrean

Clique e confira:

Fonte 1  Fonte 2

 

 

"... o boato a respeito das publicações da Sociedade é prejudicial, bem como calunia os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações...", diz uma revista das Testemunhas de Jeová.

Se você é Testemunha de Jeová, medite: É para isso que "os zelosos cristãos" trabalham longas horas? Podemos chamar a inclusão dos três mundanos de "zelo"? É mesmo calúnia dizer que tais "zelosos cristãos" desenharam algo inadequado que veio a ser modificado posteriormente? Acha mesmo que o desenhista não foi descoberto e repreendido? Também é "calúnia" que a gravura foi alterada mais tarde?

 

O problema ainda não acabou.

Leitor, uma perguntinha: nas novas edições do livro Perspicaz (livro que trouxe originalmente os três homens), qual das imagens acima você acha que aparece agora? Seria a primeira, com os três homens? Ou seria a segunda, sem os três homens?

Acertou quem disse: "nenhuma das duas." De fato, a nova edição do livro vem com uma terceira modificação na ilustração!

Nesta nova ilustração o lugar vago dos três homens foi preenchido por outros.

Confira:

Fonte: Nova edição do Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.

 

Veja o close dos três homens:

1

2

3

Eu não sei se, desta vez, tais personagens também são 'mundanos'. Pelo chapeuzinho de um deles parece-me que a brincadeira ainda não acabou... É piada isso, é? Se o leitor descobrir alguma coisa, avisa-me ok?

 

 

Estaria O Corpo Governante Tentando

Branquear a Sujeira Feita pelos "Zelosos"?

O volume 3 do livro Perspicaz foi lançado em português em 1992. Foi nessa mesma época que adquiri o meu exemplar. Como meu livro estava bem usado, consegui um novo no final de 2011. Imagina minha surpresa quando notei que o Corpo Governante havia parcialmente modificado a ilustração dos três homens. No entanto, o impacto maior foi observar que agora estão distribuindo o volume 3, não com copyright 11992" - ano que foi lançado em português - mas apenas com copyright "© 1990". Isso é algo enganoso. Não reflete a verdade.

Esse tipo de modificação ou ajuste não é seguido em outras publicações das TJs publicadas no Brasil. Por exemplo, quando lançadas anos diferentes, as publicações de língua portuguesa não são padronizadas com o copyright americano - origem das publicações. Quando há alguma modificação na publicação brasileira, a prática é vermos os respectivos anos dos © colocados um ao lado dos outros. Repare isso se você tem uma Tradução do Novo Mundo. A que eu tenho em mãos está assim: "© 1967, 1986". Também tenho aqui a primeira publicação multicolor das TJs: Meu Livro de Histórias Bíblicas. O copyright deste livro diz: "© 1978, 2004". A brochura Quando Morre Alguém Que Amamos... (cuja capa original foi modificada) apresenta: "© 1994, 2000, 2005". Outras publicações que tenho também vão pelo mesmo caminho. Essa é a maneira correta. E, como dito, esse não é o proceder seguido pelo livro Perspicaz.

A Testemunha que está entrando para a denominação agora (e também os esquecidos - coisa de brasileiro mesmo...) e adquire a publicação não sabe de nada de tal modificação. Ela vê o copyright de 1990 e é levada a crer que este foi o ano de lançamento do livro e pronto. Se alguém lhe apresentar o livro com o copyright de 1992 ela pensará que se trata de uma edição mais recente que a dela, de 1990. E a edição de 1992 é a que mostra a ilustração com os três homens mundanos! Que confusão!

Porém, o indicetj está aqui para registrar o que diz a revista Despertai! de 22 de março de 1991, página 32:

"A obra Estudo Perspicaz das Escrituras... Até o momento, só foi publicado o primeiro dos três volumes em português."

Torna-se claro que o volume 3 não poderia ter sido lançado em 1990. Portanto, o copyright 1990 para a edição brasileira do volume 3 é ilusão. O volume 3 não existia em 1990 na língua portuguesa. Isso se chama branquear os fatos.

Estudo Perspicaz das Escrituras

Volume 1 - publicado em 1990.

Volume 2 - publicado em 1991.

Volume 3 - publicado em 1992.

 

 

Ainda guardo mais uma surpresinha para você, leitor TJ:

Outro Mistério Revelado!

Observe o rosto escondidinho, bem ao lado do dedo que aponta para o céu. Coloquei um círculo amarelo para facilitar na localização. A questão é: quem é este homem?

Ampliado:

 

Quem é este homem?

Ele aparece em todas as três versões da ilustração. Não foi modificado. Afinal, quem é ele? Seria também alguém conhecido?

Se você é Testemunha de Jeová zelosa, que lê realmente as diversas publicações fornecidas pelo Corpo Governante, então há de reconhecer a imagem acima como sendo de Joseph Franklin Rutherford. Explica a Sentinela de 1º de outubro de 1997, página 6: "Joseph F. Rutherford foi o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia (EUA)."

Pois é. O que está fazendo ele na ilustração? E por que ainda não o retiraram?

 

 

  =

 

 

=   

 

 

 

Tenha certeza: a semelhança passa da casualidade...

 

Algumas publicações das Testemunhas de Jeová que mostram outras fotos de Rutherford:

  • Livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 625;

  • Revista A Sentinela de 1º de agosto de 1994, página 23;

  • Revista A Sentinela de 1º de dezembro de 1994, página 32.

 

Confira um vídeo em espanhol.

 

Crédito: David Perez.

 

 

 

 

Para entender este polêmico assunto, tome tempo para examinar cada um dos artigos.

 

 

01

Escândalo! Descobertas Figuras Estranhas em Ilustrações das Testemunhas de Jeová!

02

Acervo - Mais de 100 Figuras Estranhas!

03

A "Explicação" da Liderança das Testemunhas de Jeová

04

Figuras Comprometedoras - Imaginação ou Deliberação?

05

A Questão Principal - A Responsabilidade do Corpo Governante

06

Como Afeta a Você, Testemunha de Jeová

07

Introdução Secreta - Por quê? Especulações, Hipóteses...

08

E-mails dos Leitores

09

Livros e Figuras

10

Ano a Ano

11

Material Para Distribuir

 

 

Poderá escrever-me: indicetj@yahoo.com.br

 

 

 

AQUI! ÍNDICE de ARTIGOS de A a Z