Brasil,

Rio de Janeiro

 

Para entender este polêmico assunto, tome tempo para examinar cada um dos artigos.

01

Escândalo! Descobertas Figuras Estranhas em Ilustrações das Testemunhas de Jeová!

02

Acervo - Mais de 100 Figuras Estranhas!

03

A "Explicação" da Liderança das Testemunhas de Jeová

04

Figuras Comprometedoras - Imaginação ou Deliberação?

05

A Questão Principal - A Responsabilidade do Corpo Governante

06

Como Afeta a Você, Testemunha de Jeová

07

Introdução Secreta - Por quê? Especulações, Hipóteses...

08

E-mails dos Leitores

09

Livros e Figuras

10

Ano a Ano

11

Material Para Distribuir

 

Enquanto membro atuante, escutei muita coisa sobre a Associação Torre de Vigia de Bíblias e Tratados - entidade jurídica da editora usada pela organização das Testemunhas de Jeová. Porém, nenhum tema desencadeou o interesse em pesquisar o passado da organização ― senão a problemática de suas ilustrações comprometedoras. Após discernir as questões envolvidas, estas tornaram-se a minha bendita "causa para cair". (Romanos 14:13) Assim, tendo verificado todas as figuras nas publicações originais, disponibilizo uma ampla pesquisa em benefício de outros. ― Tiago 4:17.

ESTUDO 1

Escândalo! Descobertas Figuras Estranhas

em Ilustrações das Testemunhas de Jeová!

"Mas não há nada cuidadosamente oculto que não venha a ser revelado,

nem secreto que não venha a ser conhecido." ― Lucas 12:2.

 

O quê! Ilustrações impróprias nos livros, brochuras, revistas e demais publicações das Testemunhas de Jeová? Não esperaríamos isso de uma organização que garante "receber orientação e direção teocráticas", esperaríamos? - Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 195, parágrafo 13.

Porém, encontramos mais de 300 figuras suspeitas espalhadas em suas publicações! Quais são e onde estão? O que diz a liderança das Testemunhas? Seria apenas coincidência, montagem ou imaginação? Como alguns são afetados? Qual a responsabilidade da liderança das Testemunhas? Questões como estas consideraremos no decorrer dos estudos.

O Corpo Governante, isto é, a liderança das Testemunhas de Jeová, diz sobre figuras em suas publicações: "imagens gráficas são usadas para estimular o coração e a mente." —Vídeo Testemunhas de Jeová - A Organização Que Leva o Nome, de 1992.

Afirma também que suas publicações são diferentes de todas as demais produzidas na Terra. São "publicações providas por Jeová." — Mensário Nosso Ministério do Reino de agosto de 1980, página 4, parágrafo 1.

Sendo assim, no mínimo, deveríamos esperar que estas divinas publicações e suas "imagens gráficas" refletissem extremo cuidado e apuro, beirando a perfeição.

A maioria das Testemunhas, senão todas, ao ouvir falar sobre as questões relacionadas às figuras impressas em publicações de sua denominação, se deixa levar apenas pela emoção. Simplesmente nega tudo e não examina o assunto. Agindo assim, a pessoa revela-se "tola", imatura. - Provérbios 18:13.

De modo a evitar cair nesse erro e chegar à conclusões acertadas, é fundamental termos mente aberta. Ter mente aberta significa ouvir os dois lados da questão. Precisamos ouvir a argumentação dos que notaram as imagens e ouvir a argumentação da liderança das Testemunhas de Jeová.

Os membros desta denominação deveriam ser os primeiros a agirem assim pois ensinam em sua revista:

"A mente aberta é um sinal da pessoa madura. Ninguém tem o direito de chamar-se de maduro se não puder ouvir a ambos ao lados dum argumento." - Despertai! de 8 de julho de 1980, página 20.

Dizem também que:

"Até mesmo algumas pessoas muito religiosas têm mente fechada. Só estão interessadas em “sua” religião, não mostrando disposição alguma de sequer escutar os conceitos dos outros." – Despertai! de 22 de março de 1985, página 8.

É óbvio que o Corpo Governante não admite algo condenável em suas produções artísticas. Como veremos mais adiante, em 1984, o Corpo Governante publicou uma pequena matéria dizendo que a história toda é "apenas um boato".

Ao ler o artigo, tenho certeza de que o objetivo foi negar a inclusão de qualquer desenho inadequado em suas "imagens gráficas".

Seja como for, a partir daí, o Corpo Governante deveria duplicar/triplicar a atenção com as suas ilustrações para que não provocassem novos "boatos", não deveria? Caso contrário, outras ocorrências poderiam tornar a afirmação de que tudo não passa de "boato" fatalmente duvidosa.

Desde a publicação do artigo já se passaram cerca de 30 anos. Acabaram os rumores? Não! A constante presença de projeções estranhas - de vários tipos - vem alimentando fartamente o já obeso "boato". Note o gráfico a seguir.

Há antecedentes na história das Testemunhas de Jeová que indicam envolvimento com “Babilônia, a Grande, a mãe das meretrizes e das coisas repugnantes da terra” (Revelação 17:5)?

▪  Todos os volumes de Studies in the Scriptures (1886 ― 1917) estampavam, na capa, o disco alado egípcio, símbolo pagão do deus-sol Rah. Note:

▪  A capa da revista The Watch Tower (A Sentinela, em português) apresentava, até 1931, no canto superior esquerdo, o símbolo místico de cruz e coroa ― símbolo da Igreja da Ciência Cristã ― e, no canto superior direito, o elmo da armadura dos Cavaleiros Templares ― 33º Grau da Maçonaria.

Veja a "capa da Watch Tower de 15 de abril de 1912"

na página 32 da Sentinela de 15 de janeiro de 2012.

São estas afirmações meros "boatos", mentiras de opositores? Poderá conhecer pormenores no Índice de A a Z, sob o tópico 'OCULTISMO'.

 

1980 – 2006

Frequência das Imagens

- período de 26 anos -

O gráfico ao lado refere-se somente às 60 figuras iniciais mostradas no ACERVO de ilustrações deste site.  Outras imagens que aparecem no mesmo período não foram incluídas. Logo, os números são maiores que os mostrados.

O gráfico também não inclui gravuras das décadas de 50, 60 e 70 e após 2006 – um período de mais de 35 anos!

Pelo gráfico, de 1980 até 2006, várias figuras apareceram cerca de 116 vezes!

Em todo planeta, milhões de Testemunhas de Jeová, estudantes e simpatizantes receberam publicações com tais imagens!

Tenha em mente que aqui você não ouve simplesmente o boato que fulano contou para o bisavô de cicrano que ouviu dizer de beltrano que o primo em terceiro grau do colega da conhecida da vizinha do padeiro ouviu no rádio alguém que soube que certas gravuras das Testemunhas de Jeová não foram feitas em harmonia com Deus.

Não! Aqui não se imita o proceder superficial do Corpo Governante. Não se alega simplesmente que tais gravuras existem sim e ponto final. Nada disso! Aqui você tem os meios necessários para assegurar-se dos fatos com seus próprios olhos — não apenas com os olhos do Corpo Governante. Certamente é muito mais justo permitir que as acusadas, isto é, as gravuras, se mostrem inocentes ou culpadas por si mesmas, não é? Para isso, aqui você recebe as informações vitais sonegadas pelo Corpo Governante: o nome, a página e o ano da publicação que apresenta o desenho a ser analisado. A melhor resposta de peso dada a alguém é dada diretamente com as ilustrações. Isto é muito mais persuasivo do que qualquer coisa que nós mesmos possamos dizer.

 

COMO PESQUISAR

Embora não revelo todas as figuras esquisitas publicadas pelas Testemunhas, as mais de 300 mostradas, creio, serão suficientes para sua conclusão. Ao pesquisar, não se apresse. Examine cada uma delas com calma.

Importantíssimo é ter em mente que os ilustradores do Corpo Governante são profissionais experientes e não meros amadores. Logo, a maioria dos leitores não perceberá rapidamente algo inadequado nas ilustrações. É óbvio que precisam de ajuda nesse sentido. Visando poupar seu precioso tempo em analisar 'milímetro por milímetro' de cada concepção artística, algumas vezes encontrará destacado o local exato da aparição, por exemplo, com uma cercadura colorida ou um recorte. A liderança das Testemunhas também faz uso destas ajudas como na revista Despertai! de janeiro de 2012, página 25.

Alguns acreditam que todas as gravuras marcadas assim obrigatoriamente tornam-se meras sugestões. Mas isso não é verdade. O simples destaque não transforma uma legítima figura escondida em mera indução ou invencionice. A cercadura/recorte atua apenas como uma lente de aumento. Estando várias delas es-con-di-das, é somente natural que as imagens "aparecem" após se indicar sua localização. É óbvio que se fossem imediatamente visíveis por todos não poderiam ser classificadas como escondidas...

Agora, prepare-se! Segure seu coração, respire fundo e venha comigo ao mundo desconhecido das ilustrações das Testemunhas de Jeová!

Iniciemos nossa investigação com o seguinte desenho, aprovado pela liderança das Testemunhas de Jeová:

 

 Livro Venha Ser Meu Seguidor, página 92.

 

Após olhar a ilustração, a Testemunha de Jeová provavelmente dirá algo assim: "Não há nada de errado aqui!" Naturalmente, responderá assim, não por ter previamente examinado o assunto, mas por desconhecer o que observar. É compreensível. Eu era assim. O leitor mais perspicaz, após ser informado que há na ilustração algo inadequado, talvez, por fim, note o estranho sinal formado nos dedos da mão esquerda do discípulo a quem Jesus coloca a mão no ombro. Note o destaque abaixo.

Repare que os dedos nº 2 e nº 3 estão juntos, colados um ao outro, formado um 'M' com os dedos nº 1 e nº 4.

O que tem isso de significativo?

Há fortes indícios de que esse gesto, formando um 'M' com os dedos, era um sinal comum na Maçonaria 'latina' (Itália, Espanha, França, Portugal e as originadas dessas).

O gesto normalmente era usado para identificação em lugares públicos, já que outros sinais, em sua maioria, eram restritos ao uso em locais 'livres dos olhos profanos'. Este artifício foi utilizado por pintores renascentistas para fugirem das críticas e perseguições da Igreja na época da escuridão religiosa.

Considere oito imagens que, por não estarem em publicações das Testemunhas de Jeová, são encaradas por elas como mundanas ou como parte do blasfemo e hipócrita império mundial da religião falsa. Todas elas mostram o sinal. Note 1 Coríntios 5:6; 2 Coríntios 6:14-18.

 

1

O Espólio

Autor: El Greco

 

Dois personagens fazem o mesmo gesto: o homem de vermelho e o homem de costas para o leitor, na parte inferior da figura. O sinal pode ser feito tanto com a mão direita como com a esquerda.

 

2

O Juramento do Cavaleiro

Autor: El Greco

 

Esta é uma das mais famosas pinturas espanholas. Talvez nunca identifiquem o cavaleiro retratado na pintura, mas uma coisa parece ser certa: ele tinha orgulho de ser maçom e queria que os outros maçons soubessem disso.

 

3

Retrato de Paul Alexandre

Autor: Amedeo Modigliani

 

Em agradecimento, Amedeo faz o retrato do médico que apoiava jovens artistas.

 

4

Madalena Penitente

Autor: Ticiano Vecellio

 

Nesta obra, Madalena aparece em primeiro plano, cobrindo sua nudez com a larga cabeleira e com suas mãos, apesar de deixar os seios a descoberto. Os olhos se voltam para o céu, em sinal de devoção. Em seus dedos, o sinal.

 

 

 

5

A Criação de Adão

Autor: Michelangelo Buonarroti

"A cena representa um episódio do Livro do Gênesis no qual Deus cria o primeiro homem: Adão." - Fonte: Wikipedia.

Destaque - Unidos pelo sinal.

 

6

Profeta Elias

Autor: Daniele Ricciarelli

Que tal gesto é um sinal ritualístico, mais precisamente um sinal maçônico, pode ser reforçado por outro artista e também favorável ao movimento: Antônio Francisco Lisboa, o brasileiríssimo Aleijadinho. 

A especialidade de Aleijadinho não era a pintura, mas a escultura. Como tal, discretamente, vez ou outra, usava sinais cabalísticos para divulgar secretamente sua simpatia à Maçonaria Templária.

Os dedos de algumas de suas obras estão dispostos de certa forma que lembra a letra 'M' (de Maçonaria), que era uma forma secreta de comunicação entre os maçons, provavelmente, dos séculos XVI-XIX. Por exemplo, na escultura de Jeremias, o profeta apresenta a mão direita com os dedos médio e anelar unidos e os demais afastados, assim como na pintura de El Greco, Amedeo, Ticiano e outros não citados neste estudo.

7

Profeta Jeremias

Autor: Aleijadinho

 

O corajoso escultor, mesmo servindo à Igreja Católica, deixou suas 'marcas maçônicas' em algumas de suas obras de arte.

Abaixo, mostra-se uma cena do ritual de elevação de grau em uma loja maçônica austríaca. No canto inferior à direita, aparecem os membros da loja maçônica de Viena Emanuel Schikaneder (autor do texto da ópera A Flauta Mágica) e Wolfgang Amadeus Mozart (iniciado na maçonaria em 1784). Repare o gesto feito pelo homem que está entre os dois homens que dão as mãos, no ritual maçônico.

DESTAQUE AMPLIADO

A ilustração foi feita por Wolfgang Seidel baseado na pintura a óleo que retrata a Loja Maçônica de Viena, "Die Wiener Freimaurerloge - Zur gekrönten Hoffnung", quadro de autor desconhecido, datado de aproximadamente 1790, exposto no Museu Histórico da Cidade de Viena.

Não, não é em apenas uma ilustração das Testemunhas de Jeová que temos um personagem gesticulando assim. Esse código (e outros similares) é usado amplamente em suas publicações. Naturalmente, não basta dizer que é assim e pronto. É preciso provar. Neste ponto eu pergunto a você, leitor: de quantas mais ilustrações precisa para reconhecer que este gesto também é feito 'amplamente' em publicações das TJs? Bem, dizem que 'um é ruim, dois é bom e três é demais'. Como vimos apenas um exemplo, seguem mais dois:

1958

Livro Do Paraíso Perdido ao Paraíso Recuperado, página 122

 

Com sua mão direita, Maria faz o sinal no momento em que o anjo anuncia que ela será mãe.

 

1985

Revista Despertai! de 8 de outubro, página 14

 

O jovem repudia o convite do rapaz fumante, mostrando que tem o sinal.

 

Ainda precisa de mais ocorrências?

Como tenho várias publicações das TJs, pesquisei algumas delas para você saber onde este gesto também é usado e organizei na tabela abaixo.

Histórico de M

1950

1959

 

3

figuras

1960

1969

 

24

figuras

1970

1979

 

15

figuras

1980

1989

 

54

figuras

1990

1999

 

50

figuras

2000

2009

 

34

figuras

2010

2019

 

12

figuras

ver

ver

ver

ver

ver

ver

ver

Uau!

São 192 exemplos adicionais!

Como não tenho todas as publicações, a tabela está incompleta.

No entanto, no decorrer do nosso estudo, veremos outros casos que não alistei na tabela.

 

1 Coríntios 5:6

"Não sabeis que um pouco de fermento leveda a massa toda?"
 

2 Coríntios 6:15-16

"Além disso, que harmonia há entre Cristo e Belial? Ou que quinhão tem o fiel com o incrédulo? E que acordo tem o templo de Deus com os ídolos?"

 

 

Imagine a cena: um membro das TJs levanta sua mão e, da tribuna, cumprimenta a todos da plateia com um gesto assim, formando um 'M' com os dedos. No mínimo, surgiria um burburinho quanto ao significado daquilo, não surgiria?

É isso que acontece quando percebemos a frequência dos gestos nas publicações das TJs. As incidências são abundantes! Possivelmente, desde o início do século XX até os dias de hoje! O gesto levanta a curiosidade. Interrogações surgem. Por que tal gesto? O que significa? Por que é aprovado pelo Corpo Governante? Por que é repetido várias vezes nos livros, revistas e outras publicações?

Por que o gesto?

No decorrer de nosso estudo você conhecerá outros gestos 'especiais' usados em publicações das TJs. Contudo, leitor, a problemática em relação às imagens das Testemunhas não se limita a gestos estranhos, mundanos. Vai mais além.

Falemos agora de um outro tipo de ilustração. É a ilustração que apresenta imagem subentendida. O que é imagem subentendida? É a imagem sutilmente inserida de modo a confundir-se ou não ser percebida facilmente ao se observar a ilustração principal. "A fusão de imagens consiste num processo em que um desenhista habilidoso consegue executar um desenho principal sem que um outro secundário seja notado abertamente. Isto acontece ao se transformar o desenho secundário em rugas, sombras, dobras ou traços que confundem a visão do observador leigo", explica a ex-Testemunha de Jeová Hélio Souza em seu livro Fatos Curiosos sobre as Testemunhas de Jeová.

Antes propriamente de considerarmos um exemplo, notemos algumas figuras não publicadas pela TJs.

Você saberia dizer de quem são estes rostos? Estas figuras são visões diferentes de Buda e Hotei, um dos 'Sete Deuses da Sorte'. Você acha que ainda conseguiria notar que se trata de rostos se, logo de início, visse apenas a face direita de cada uma destas figuras? Só responda após consultar as imagens a seguir.

 

E aí? Ao olhar apenas a metade de cada imagem, conseguiu notar que são de rostos? Eu penso que você conseguiu. A pergunta é oportuna porque colocar um rosto com apenas uma das faces é uma técnica de esconde-esconde usada em determinadas publicações das TJs. Consideremos um exemplo disso com atenção.

O Corpo Governante, em 1995, providenciou o livro Conhecimento Que Conduz à Vida Eterna. Por anos, foi "a principal publicação da Sociedade para os estudos bíblicos domiciliares." Mensário Nosso Ministério do Reino de junho de 1996, página 9, parágrafo 2.

Observemos atentamente um 'conhecimento' oculto na publicação. Neste livro, o ilustrador faz uso de suas habilidades para esconder o desenho de uma face em algum lugar da ilustração principal. O esquisito é que é uma face bem semelhante a de um Buda ou de um Hotei!

Note, por espelhamento, como seria o rosto completo:

Livro Conhecimento

 

LEMBRE-SE: É preciso que você leve em conta que a digitalização prejudicou a qualidade ou nitidez da imagem. Outro fator atenuante é que o livro mostra apenas um desenho, não uma foto de uma escultura real com as mostradas acima.

Como talvez fosse muito explícito por ambas as faces, neste caso, o ilustrador optou colocar no livro apenas MEIO rosto. O resultado foi esse, veja:

Ainda consegue perceber a face vendo somente o lado direito do rosto?

Vejamos como o desenhista se saiu em ocultar este meio rosto. Proponho que o leitor exercite sua capacidade de percepção. Observe detalhadamente o desenho principal abaixo, exatamente como aparece na página 35 do livro das Testemunhas de Jeová, e tente localizar a face direita destacada acima, ok?

Ilustração do livro Conhecimento, página 35. (Também consta na Sentinela de 15 de setembro de 2000, página 12.)

Claro, o habilidoso artista se esforça para camuflar a imagem de tal forma, de modo a enganar os olhos para que não vejam o que lá está. E, ao mesmo tempo, apresenta, para que os que não desejam vê-lo facilmente, uma possibilidade de 'desculpa' para não reconhecer a existência do duplo efeito.

Se não encontrou, eis a exata localização da meia face:

entre a representação de Jesus e a mão do doente.

Eis a face direita!

direita

=

 

direita + esquerda espelhada

É óbvio que a produção artística das Testemunhas de Jeová não é a mesmíssima foto que uma das mostradas. Não. O ponto é que o desenho parece bem ser um membro da família Buda ou Hotei. Vai ver que o desenhista inspirou-se em algum Buda ou Hotei por aí... (Ver foto na Despertai! de 22 de maio de 2002, página 32.)

 

 

VAMOS COMPARAR?

 

Note a imagem à esquerda. Em especial, repare o formato do rosto.

 

Agora concentre-se apenas na face direita da imagem.

Note o destaque abaixo.

Pense nela como se estivesse inclinada, assim como está posicionada a imagem no livro das Testemunhas de Jeová. Pensou?

 

Daí, compare a meia face da imagem com a meia face no livro das Testemunhas, abaixo.

Comparou?

A semelhança é incrível!

Por que o MEIO rosto na ilustração das Testemunhas? Realmente, não sei. Seria uma referência à Bayon? Bayon é o principal templo budista da antiga cidade Khmer de Angkor Thom, Camboja. No local, por todo lado vemos caras de Budas de pedra, com diferentes expressões.

   

Saber quem é retratado no desenho das Testemunhas é questão secundária. O problema é que há uma face lá!

 

A misteriosa face subentendida

Para onde conduz este "conhecimento"?

O Que Dizer? Chocante!

● No recorte da gravura original ao lado: Note que Jesus olha diretamente, milimetricamente, olho no olho, para o perfeito meio rosto!

● No recorte da gravura original ao lado: A mão do doente direciona-se verticalmente para o meio rosto como que implorando ajuda! Tenebroso!

A legenda explicativa do livro anuncia: "Deus concedeu a Jesus o poder para curar doentes". Absolutamente certo! Porém, será mesmo essa a mensagem que o ilustrador transmite quando põe uma face justamente aqui ― mediando Jesus e o homem? Seria esta uma revelação da face de "Deus", fonte de poder de Jesus? Quanta blasfêmia! ― João 1:18.

O "zeloso" ilustrador estava mesmo entusiasmado. Como veremos mais à frente, nesta mesma ilustração encontramos outros encaixes de arrepiar.

 

Até agora, leitor, verificamos dois tipos de imagens comprometedoras trazidas nas "provisões de Jeová na forma de revistas e de outras publicações". (Anuário de 1996, página 183) Consideramos o tipo gesto e o tipo subentendido. Existem outros. Veja o quadro a seguir.

Escondidos Símbolos Satânicos

Em Publicações das Testemunhas de Jeová!

O assunto é deveras chocante e desagradável para os cristãos. Provavelmente, você não sabe nada ou muito pouco acerca de símbolos diabólicos. E muito menos espera encontrar alguns destes camuflados em belas ilustrações das Testemunhas de Jeová!  

Em 2 Coríntios 2:11, as Escrituras dizem sobre os cristãos em relação à Satanás: "não desconhecemos os seus desígnios". A Sentinela de 15 de outubro de 1992, página 5, afirma adequadamente: "Há certa medida de proteção em se conhecer alguns de seus métodos específicos de ataque."

No caso de simbolismos satânicos, também, para nossa própria proteção, é fundamental conhecer pelo menos alguns. Afinal, como evitá-los se não pudermos identificá-los? Alguns aparecem discretamente nas publicações das Testemunhas de Jeová. Exemplos:

Certas posições dos dedos. Observação: Atualmente, o gesto da terceira mão é considerado oficialmente como significando "Eu amo você", na linguagem dos surdos.

Espécies de A de ponta cabeça.
Tipos de S e E ― frequentemente com base prolongada.
Estilos de setas.

Incentivo que o leitor continue sua pesquisa observando estes e outros tipos de ilustrações bizarras a fim de constatar como "estimulam o coração e a mente" de seus leitores.  

TIRE A PROVA REAL

Recomendo "certificar-se" (1 Tessalonicenses 5:21) diretamente nas publicações originais visto que várias das digitalizações apresentam insuficiente qualidade de imagem, dificultando perceber aquilo que estiver sendo realçado. Não tendo as publicações, peça-as para a TJ que chegar à sua porta. Se você for TJ novata, provavelmente encontrará as publicações na biblioteca do Salão do Reino. (Nome dado ao local de reunião das TJs.)

Ao falar com uma TJ, não diga que quer conferir certas imagens ocultadas nas ilustrações, pois, caso contrário, talvez ela dê alguma desculpa para não lhe trazer a publicação.

Antes de tratar este assunto com alguma TJ, com um colega ou com um membro da família, será sabedoria de sua parte (1) ter conferido as imagens no site e (2) nas publicações originais bem como (3) ter estudado cuidadosamente todos os artigos disponíveis aqui. Então, você estará preparado para arrazoar sobre esta matéria com outros. Uma boa ideia é imprimir os artigos de estudo, sublinhar os pontos que pretende destacar e ler diretamente para a pessoa.

"Certifique-se" pelas publicações.

Consideremos agora uma coleção de ilustrações suspeitas produzidas ao longo dos anos pela organização das Testemunhas de Jeová. Como são muitas figuras, não se apresse. Considere pacientemente cada uma delas antes de passar para a próxima. Se possuir a publicação citada, consulte-a. Acredito que uma pesquisa completa levará mais que apenas um dia. Sugiro preparar papel e caneta para anotações. Caso surjam perguntas, envie-me um e-mail: indicetj@yahoo.com.br.

Preparado? Vejamos então o Estudo 2 Acervo - Mais de 100 Figuras Estranhas!

 

 

Para entender este polêmico assunto, tome tempo para examinar cada um dos artigos.

01

Escândalo! Descobertas Figuras Estranhas em Ilustrações das Testemunhas de Jeová!

02

Acervo - Mais de 100 Figuras Estranhas!

03

A "Explicação" da Liderança das Testemunhas de Jeová

04

Figuras Comprometedoras - Imaginação ou Deliberação?

05

A Questão Principal - A Responsabilidade do Corpo Governante

06

Como Afeta a Você, Testemunha de Jeová

07

Introdução Secreta - Por quê? Especulações, Hipóteses...

08

E-mails dos Leitores

09

Livros e Figuras

10

Ano a Ano

11

Material Para Distribuir

 

 

AQUI! ÍNDICE de ARTIGOS de A a Z