facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!

 

 

 

Sergio Gama Santos

 

Dicas Para Gravar

Sua Comissão Judicativa

 

01

Não diga a ninguém que gravará a comissão judicativa - ainda menos se a pessoa for TJ, estudante ou simpatizante. Por que não? Porque, de alguma forma, isso poderia vazar e seria constrangedor para você se a comissão descobrisse. Evite problemas guardando sua intenção com você mesmo.

02

Use um aparelho bem discreto. No meu caso, veja, ao lado, a figura do mp4 que usei.

O aparelho utilizado

03

Use baterias ou pilhas novas ou recarregadas.

04

Treine o comando de gravação do seu aparelho. Faça algumas gravações como teste. Cuidado para não usar um modo de curta duração e acabar gravando apenas alguns minutos ao invés de horas. Minha comissão durou quase 4 horas!

05

Para captar melhor o som, use o aparelho no bolso de uma camisa de tecido bem leve e que não seja transparente para evitar que percebam que tem algo no bolso. Faça o teste no espelho.

06

O microfone captará sua voz facilmente. Porém, a voz de cada ancião provavelmente sairá abafada, dificultando o entendimento ao se ouvir a gravação. Para minimizar isso, logo no começo, procure sentar-se bem próximo aos anciãos. A clareza do áudio dependerá disso.

07

Barulhos podem prejudicar o áudio. Por exemplo, se o ventilador fizer muito ruído, peça que seja desligado antes de iniciar a reunião.

08

No meu caso, eu já entrei no local da reunião com o gravador ligado. Mas, se precisar economizar tempo de gravação, assim que os anciãos disserem que a reunião começará, diga que vai ao banheiro. Então, poderá ligar o gravador tranquilamente. Seja sábio: assim que chegar ao local da reunião, verifique se o banheiro está acessível.

09

É boa idéia pedir para que os anciãos repitam alguma importante resposta ou observação que fizeram – é provável que a repetição de uma frase acabe ficando num tom mais alto.

10

Durante a reunião, nunca, nunca mesmo, passe a mão no bolso para conferir se o gravador está ali. Fique tranquilo: você já o testou em casa.

 

É bem provável que – após a propagação do áudio de minha comissão - a Torre oriente aos anciãos a enfatizar que a reunião é estritamente particular e que não é permitido gravações. O livro proibido para os não-anciãos, o chamado Ks, página 110, diz: “Não é permitido nenhum aparelho de gravação.”

Uma vez tendo gravado e transferido a gravação para seu computador, sugiro, assim como fiz, enviar uma cópia do áudio para o indicetj.com.

 

A COMISSÃO – FILMADA COM ÁUDIO E VÍDEO

 

Se quiser investir em algo mais sofisticado, que tal filmar a comissão com áudio e vídeo?

Pesquisando, talvez encontre um produto similar com um custo menor. Antes da compra, verifique o tempo de gravação do aparelho.

Se por um acaso algum ancião não tiver trazido uma caneta e pedir uma a você, não empreste esta! Estrategicamente, leve outras para o caso disso acontecer!

Durante a comissão, não use a caneta para escrever. Deixe-a ali "trabalhando" em seu bolso.

IMPORTANTE: Antes de adquirir sua caneta que grava áudio/vídeo, procure saber quanto tempo, Ininterrupto, ela consegue gravar. Sem que acabe a bateria e sem que acabe o espaço na memória. Geralmente o tempo máximo é de cerca de 1 hora e meia.

 

 

Caneta espiã vendida pela AsiaTronic

 

 

VER SITE DA ASIATRONIC

 

VER BLOG DA PAINEL SHOP

VER SITE DA PAINEL SHOP

 

 

No Youtube há outros vídeos sobre "caneta espiã".

 

 

 

Se o leitor tem outras dicas para gravar a comissão, envie-as para indicetj@yahoo.com.br

 

 facebok

GRUPO INDICETJ EX-TJ

Participe também!