O Preço da Liberdade de Pensamento 

.

Caro Randy,

Eu nasci neste culto, e tive a vida habitual da maioria das crianças TJs, tendo sido arreliado na escola. Comparecia no campo todos os Sábados e Domingos, só me misturava com crianças de Testemunhas de Jeová. Meu pai era um ancião muito respeitado e mamãe saía de pioneira 3 vezes por ano e era do tipo "figura materna" para muitos jovens TJs "disfuncionais." De fato, uma vez eu também saí de pioneiro. Foi por volta dos 18 anos que eu comecei a me rebelar um pouco. Eu tive por alguns meses uma "namorada mundana" que ninguém conheceu , e eu ainda comparecia nas reuniões, sempre me sentindo MUITO CULPADO. Eu quero dizer, não havia absolutamente NENHUMA vida para mim fora no mundo, minha primeira namorada era tão bonita e "quente" que eu simplesmente cedi diante dela. Eu eventualmente acabei dormindo com ela. Foi depois disto que eu deixei de ir nas reuniões, eu não pude mais estar na "organização de Jeová."

Eu fui batizado aos 13 anos, claro que eu não sabia porque, todo mundo estava fazendo isto, meus 4 amigos mais íntimos foram todos batizados de uma só vez. Afortunadamente, eu nunca confessei aos anciãos sobre o "sério pecado" que eu cometi, pois sem dúvida teria "quebrado" minha família. Minha mãe choraria todos os dias, por ser eu o único entre sete de meus amigos que deixaram a verdade. Meu pai deixou de ser um ancião - tudo porque eu simplesmente recusei de ir nas reuniões. As coisas ficaram realmente QUENTES durante algum tempo em nossa casa. Eu tive que me separar de meu primeiro amor, devido a pressão colocada por ela para conhecer meus pais (uma coisa normal depois de sair com ela durante 5 meses). Eu continuei dando desculpas, então eu tive que me separar pesarosamente dela, já que se meus pais descobrissem, eu sem dúvida seria expulso de casa.

Assim, eu estive em escravidão e cadeias durante 19 anos de minha vida, Randy. De qualquer forma, em Abril eu comprei um novo PC com modem, e finalmente alcancei a rede. Depois de surfar bastante durante algumas semanas, eu decidi digitar "Testemunhas de Jeová" no Alta Vista e fiquei horrorizado (na ocasião) com todos os sites de apóstatas. Eu sentia como se Satanás tivesse me levado à eles para debilitar ainda mais minha fé, assim, me mantive afastado, enquanto não sabendo o que estava à frente nos meses seguintes.

Foi mais ou menos em Junho deste ano que eu tive a chance de encontrar um ex-TJ na rede, por e-mail. Nós passamos a conversar e foi nesse tempo que eu pedi de fato para Jeová devolver a verdade à mim. Veja você, Randy, eu nunca me interessei por qualquer assunto doutrinal quando criança, era tudo muito pesado para mim, eu apenas aceitei isto, como todos meus amigos, como a verdade indisputada. Então, lá estava eu, pronto para fazer meu grande retorno e fazer todo mundo novamente tão feliz, quando eu observei (acidentalmente) meu primeiro site de apóstata. Eu simplesmente não pude acreditar no que estava lendo, eu nunca soube sobre as falsas profecias ou qualquer história - eu conferi tudo na biblioteca de papai (nós temos uma biblioteca muito extensa das velhas literaturas das TJs, meus pais foram TJs durante 46 anos!), e era tudo verdade. Eles se condenam, a velha literatura é o pior inimigo deles! 

Eu relacionei tudo. Eu observei TODOS os sites de ex-TJs e encontrei montões e montões de informações. Eu chorei como um criancinha, durante dias. Eu fiquei doente, enquanto vomitando - o que eu tinha encontrado? A verdade poderia ser de fato falsa?

Eu simplesmente não pude acreditar nisto. Durante duas semanas ainda me convenceram que Satanás estava por trás disto, e apesar do que li, de toda a informação que tive, AINDA me CONVENCERAM que eu ESTAVA NA VERDADE! Isto foi em parte por culpa de meu pai. Eu tinha exposto alguns assuntos para ele sobre a falsa profecia, e 1975 definitivamente o enervou. Ele me chamou de apóstata e me disse que a Internet era satânica, entretanto se sentou e me disse que a luz estava se pondo mais luminosa, que os Israelitas suportaram durante 40 anos, que Jesus profetizou sobre apóstatas etc, etc. etc 

Quanto mais eu lia, quanto mais minha mente estava sendo desprogramada e o cérebro "lavado". Eu comecei a observar sites Mórmons, sites Adventistas, e outras religiões com "visões contrárias", na seção do Yahoo, e lentamente percebi que eu estive seriamente em um CULTO durante 20 anos de minha vida, e eu não era o único que tinha sido "escaneado".

Eu simplesmente não posso acreditar que eu iria me separar de minha namorada atual ao retornar para a "verdade" - perdendo a melhor coisa que já aconteceu para mim, só porque havia uma regra que eu tinha que me casar com uma teocrática garota TJ para ser aceito. Eu ousei não contar para ninguém a informação que obtive. Eu ainda mantive boas relações com meus amigos, assim eles me visitavam e saíamos para a cidade, boates etc. Eles nunca falaram sobre qualquer material das TJs. Depois de alguns meses lendo sites sobre as TJs quase diariamente (eu fiquei e ainda estou CHOCADO pelo que sei e 6 milhões de pessoas não), eu comecei a me tornar um pouco amargo. Eu tinha perdido minha infância. Eu fui arreliado na escola por nada (até mesmo APANHEI EM UMA OCASIÃO). De que outra forma eu poderia me sentir?

Eu enviei alguma literatura para cada um na congregação, aproximadamente 40 de uma vez, suplicando à eles para ler o material e estuda-lo cuidadosamente (claro que tudo foi anônimo). Eu gastei $380 fazendo isto! 

Meus amigos TJs também estão na rede, assim um dia eu tive que lhes contar o que eu soube. Eu lhes enviei uma mensagem que dizia que eu estava sentindo muito doente e chateado porque tinha descoberto muitas coisas verdadeiras sobre a Torre de Vigia. Eu passei para eles o link de seu site para o tópico "Crianças da Torre de Vigia" e lhes perguntei o que achavam.

Eu não posso acreditar no que aconteceu. Eles investigaram seu site inteiro. Meus MELHORES amigos por 20 anos me chamaram de apóstata e me condenaram por ter clicado em seu site. Um de meus amigos contou para seu pai, e ambos checaram seu site, então compararam com a literatura que lhes foi enviadas anonimamente algumas semanas antes (a maioria era de seu site). 

Eu fui chamado para um comitê judicial (embora eu não tivesse ido nas reuniões durante 3 anos além do memorial). Meus pais me fizeram ir, eles estavam tão envergonhados de mim. Eu posso dizer que eles quiseram cuspir em mim e eles também me quiseram fora da casa. O comitê foi ruim, realmente ruim, eles me disseram que eu iria sem duvida ser destruído no Armagedon se tivesse feito isto - estes eram anciãos que eu tinha crescido junto durante 20 anos. Eles estavam tão envergonhados de mim, que eu tive que VIGOROSAMENTE NEGAR TUDO. Enquanto isso, enquanto eu estava fora, meu pai revirou meu computador e olhou em meus "favoritos" no Netscape para achar 15 links de sites de ex-TJs (OS ANCIÃOS O FIZERAM, SIM, ELES O FIZERAM, eu REPITO, O FIZERAM FAZER ISTO!) Ele confessou a eles o que tinha achado, e embora eu estivesse negando - ELES ME DESASSOCIARAM POR APOSTASIA! 

PUBLICAMENTE HUMILHADO NO DOMINGO SEGUINTE EM FRENTE DE MAIS DE 140 PESSOAS que eu tinha CONHECIDO POR 20 anos... meus pobres, pobres pais estavam lá.

Meus pais agora são os desterrados na congregação. Eles expuseram um filho satânico. Minha mãe ficou doente por causa disso, realmente doente. Ela tem úlceras no estômago realmente ruins, e angina (uma forma moderada de doença no coração). Ela foi apressada para o hospital outra noite quando eu fui visitá-la, ela me falou que isto foi minha culpa e ela não podia acreditar que o filho dela foi desassociado. Meu pai se recusa a olhar para mim, me deixa falando sozinho, Randy. Eu lhe digo que uma vez fomos uma família normal! Como você acha que isto me faz sentir? Eles me disseram que até mesmo se recusariam a vir em meu casamento - Quão tolo eu irei parecer! 

Eu ouço que há muita fofoca sobre mim na congregação, meus amigos me abandonaram, alguns amigos, . Eu sei que não lhes permitem falar comigo, mas nós crescemos juntos durante 20 anos! 

Obrigado por ler isto, Randy. Eu sou uma alma um pouco perdida no momento. Eu li algumas histórias semelhantes a minha, mas eu nunca pensei que eu teria tal história! Eu sou agora um Cristão praticante, e aceitei Jesus como meu Senhor pessoal e Salvador. Eu não posso ir para qualquer igreja, eu fui realmente afetado por tudo isso - talvez um dia eu vá. Os pais de minha namorada são anglicanos e são muito religiosos. Porquê eu fui tão azarado ao nascer em um CULTO! 

Eu sinto um pouco melhor depois de escrever isto, você é a primeira pessoa à saber meu lado da história.

.
     Traduzido por Fábio Pacheco com permissão de: http://www.freeminds.org/
.

   Texto original: The Price of Free Thought 

 
1