Texto em português de Portugal

Você, leitor, poderá copiar o texto para outros sites desde que mantenha os créditos, ok?

 


 

 

 

MENSAGEM

A TODAS AS

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

Por TJ Curioso

O objetivo deste folheto é alcançar a todos aqueles que desejam servir a Deus “com espírito e verdade”. Como Testemunha de Jeová, foi-lhe dado um estudo bíblico durante um período de tempo. Nesse período de tempo, que para muitos já ocorreu há muitos anos, foi-lhe apresentada aquilo que parecia ser a revelação da verdade sobre Deus, seus propósitos para com a humanidade e um futuro maravilhoso aqui na terra. Provavelmente foi-lhe ensinado que fazia parte da “geração que não passará” e que estaria vivo para presenciar o Armagedom, onde Deus vindicará Seu Nome e restaurará o paraíso perdido por nossos primeiros pais.

Ao longo dos anos, e depois de várias mudanças doutrinais, foi-se apercebendo que o paraíso eminente foi-se distanciando cada vez mais, e que a “geração de 1914” desapareceu sem que nada fizesse antever a eminência do fim do sistema de coisas. Discerniu também que a religião que apregoava todas estas mudanças, foi-se tornando cada vez mais hierárquica e farisaica, tornado-se um sistema religioso cada vez mais opressor, ao invés do que Jesus Cristo havia prometido ser seu “jugo”.

Talvez você, assim como muitas outras Testemunhas de Jeová se sinta desanimado, deprimido e cansado, questionando-se se vale a pena o esforço de continuar pregando, assistindo a reuniões sucessivas e que muitas vezes apenas servem para reforçar o controle e poder autoritário da liderança. Cada vez mais Testemunhas estão despertando para o fato incontestável, que a sua religião não lhe tem transmitido toda a verdade sobre os seus procedimentos internos, suas políticas organizacionais e sua história. É por isso um choque quando são as próprias Testemunhas, que têm um espírito mais crítico e inquisitivo, a encontrar evidências nas próprias publicações e fora delas, da manipulação mental a que têm vindo a ser sujeitas ao longo dos anos. Muitas têm vindo a ficar chocadas com as sucessivas notícias da ocultação de casos de pedofília, em que vítimas têm sido silenciadas através da desassociação, após a exposição pública dos fatos, e os milhões de dólares já pagos a vítimas de abusos sexuais, de forma a evitar que cheguem a tribunal (decisões extra-judiciais).

Outros, ao pesquisarem em documentos oficiais, têm descoberto evidências do envolvimento da Organização das Testemunhas de Jeová, em fundos monetários onde apenas grandes organizações comerciais podem participar (Hedge Funds), ao passo que a Organização continua a desenvolver seu programa de construções e sua expansão religiosa. Quando nada é feito em benefício dos irmãos que passam necessidades, muitos deles tendo de recorrer a lares da cristandade, ou organizações religiosas que lhes forneçam ajuda material, em virtude das dificuldades financeiras sentidas, muitas são as Testemunhas que se sentem ofendidas e questionam se seus donativos não poderiam ser usados para fins menos materialistas.

Este folheto pretende assim expôr o que para muitos está oculto ou que a generalidade das Testemunhas de Jeová prefere evitar saber. O objetivo não é minar a confiança em Deus ou na Bíblia. Pretende isso sim, despertar as consciências dos irmãos, trazendo a lume aquilo que a Organização prefere que seja do completo desconhecimento da generalidade das Testemunhas de Jeová.

Como os bereanos no primeiro século, não deveríamos temer investigar e pesquisar se a nossa religião tem realmente a chancela divina e se vive à altura daquilo que proclama. É interessante o seguinte comentário: “Uma vez que não queremos que a nossa adoração seja em vão, é importante que cada um de nós examine a sua religião. (...) Precisamos examinar não só o que nós mesmos cremos, mas também o que é ensinado pela organização religiosa com que talvez nos associemos. (...) Se amarmos a verdade, não precisamos temer tal exame." — Verdade que Conduz à Vida Eterna, página. 13.

Será que uma Testemunha de Jeová se sente livre para fazer tal análise à sua forma de adoração e à religião a que pertence? A resposta honesta e sincera a dar a esta questão é um redondo NÃO! Frases repetidas, vezes sem conta, nas publicações da Organização, inibem tal desejo de pesquisa e análise:

Que mensagem é inculcada na mente das Testemunhas nestas frases repetidas ao longo dos anos, nas publicações? A mensagem é clara: ‘Não façam pesquisas independentes! Não procurem conhecer mais nada além do que vos ensinamos, porque aquilo que vos ensinamos, está de acordo com a vontade de Jeová e é o suficiente para o vosso crescimento espiritual.’ A verdade, é que é retirado a cada Testemunha de Jeová o desejo de pesquisa e pensamento crítico, de análise e de profunda reflexão sobre a religião que praticam e as orientações emanadas da liderança. No que resulta tal limitação de acção? Ao contrário dos primitivos cristãos que analisavam as Escrituras a fundo, a fim de se convencerem que estavam na verdade, as Testemunhas vivem como que “isoladas numa redoma de vidro”. Isto acontece porque a informação a que têm acesso está bastante condicionada pela origem da informação que têm acesso.

Veja se estas características coincidem com a forma como a Organização “controla” seus membros. Note que esta informação explica o procedimento usado por seitas que usam controle mental com seus membros. Seja sincero consigo mesmo e veja se isto acontece na sua religião.

Este é um assunto que merece séria consideração. Poderá pesquisar mais sobre este assunto aqui:

http://4witness.org/pt-pt/o-que-e-uma-seita-factores-chave-que-vocedeve-saber-acerca-de-seitas-e-controle-mental/

 

A maioria das Testemunhas de Jeová confia implicitamente na liderança que está à frente da Organização. Para vocês, o Corpo Governante e atualmente auto-nomeado “Escravo Fiel e Discreto”, possui a autoridade divina de comandar os destinos de mais de 7 milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Mas será que este Corpo Governante serve como líder, no melhor interesse das Testemunhas individuais ou seu objetivo primário é a manutenção do status da organização religiosa, cuja entidade legal é conhecida como Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados.

Convidamo-lo a ler o livro “Crise de Consciência”, escrito por Raymond Franz, sobrinho do 4º Presidente da Watchtower e também ele membro do Corpo Governante durante 9 anos, para tirar as suas próprias conclusões. Poderá baixar e lê-lo online aqui:

http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt/

Como afirmou o Senhor Jesus Cristo, “pelos seus frutos os conhecereis” e isso é ainda mais importante ao se avaliar quem afirma representar a Deus na Terra. Passemos então a considerar alguns dos fatos ocultados da maioria das Testemunhas de Jeová pela Organização, de modo a mantê-los na ignorância do que acontece nos seus meandros.

Falsas Profecias sobre a vinda do Armagedom

Muitas foram as datas marcadas para o “fim do mundo” e não houve qualquer pudor em anunciar tais datas como sendo “datas de Deus”. Os anos 1914, 1915, 1918, 1925, 1941, 1975 e o Armagedom anunciado até ao fim do século XX, estão bem comprovadas na literatura da Organização. Caso não a possua faça uma pesquisa online e facilmente encontrará tal documentação. Com respeito a estas falsas profecias, a Bíblia faz a seguinte advertência em Deuteronômio 18: 22: “Quando o profeta falar em nome de Jeová e a palavra não se suceder, esta é a palavra que Jeová não falou. O Profeta proferiu-a presunçosamente. Não deves temê-lo.” (TNM)

 

Carta das Testemunhas de Jeová a Hitler

A maioria das Testemunhas de Jeová acredita que desde o início do nazismo, a Organização manteve uma conduta de estrita neutralidade para com este regime político. Será isto verdade? Muitas Testemunhas ficaram chocadas ao descobrir a carta enviada a Hitler, pelo 2º Presidente da Watchtower, J. F. Rutherford.

Pode ler a carta aqui:

http://corior.blogspot.com/2006/02/carta-das-testemunhas-de-jeov-para.html

 

Proibições com respeito a Tratamento Médico

Muitas Testemunhas ficam chocadas ao descobrir que tratamentos médicos atualmente aceites, já foram proibidos pela Organização no passado. Veja alguns exemplos:

Vacinas

A vacina nunca evitou coisa alguma e nunca o fará, e é a prática mais bárbara... Estamos nos últimos dias e o diabo está fazendo, no ínterim, um esforço estrênuo para causar todo o dano que puder e é a ele que devemos atribuir tais males... Use seus direitos de cidadão americano para abolir para sempre a prática demoníaca da vacina.” (The Golden Age, 12 de outubro de 1921, página 17)

Sobre este assunto leia mais aqui:

http://indicetj.com/indice-a-z.htm#vacinas

Transplantes de Órgãos

“Quando há um órgão doente ou defeituoso, o modo usual de a saúde ser restaurada é por receber substâncias nutritivas. O corpo utiliza o alimento ingerido para consertar ou curar o órgão, substituindo gradualmente as células. Quando os homens de ciência concluem que êste processo normal não mais dará certo e sugerem a remoção do órgão e a substituição do mesmo de forma direta por um órgão de outro humano, isto é simplesmente um atalho. Aquêles que se submetem a tais operações vivem às custas da carne de outro humano. Isso é canibalesco. Não obstante, ao permitir que o homem comesse carne animal, Jeová Deus não deu permissão para os humanos tentarem perpetuar suas vidas por receberem canibalescamente em seus corpos a carne humana, quer mastigada quer na forma de órgãos inteiros ou partes do corpo, tirados de outros.” A Sentinela 01/06/68, página 350 (negrito acrescentado).

Sobre este assunto leia mais aqui:

http://www.testemunha.com.br/conteudo.asp?cod=87

 

Uso do Sangue/Fracções

“Embora este médico argumente a favor do uso de certas frações do sangue, particularmente albumina, estas também estão sob a proibição das Escrituras.” Despertai!, 08/09/56, página 20 (em inglês).

“É errado suster a vida mediante infusões de sangue, plasma, glóbulos vermelhos, ou várias frações de sangue? Sim! (...) quer seja sangue integral quer fração de sangue... quer seja administrado por transfusão quer por injeção, a lei divina se aplica”. A Sentinela 15/03/62, página 174, parágrafos 16 e 19.

“Quanto às transfusões de sangue, já se sabe... que são uma prática antibíblica... pois não apenas sangue integral, mas qualquer coisa que se derive do sangue e que fôr usada para sustentar a vida ou para fortalecer a pessoa, está sob este princípio.” A Sentinela 15/07/63, página 443.

Sobre este assunto leia mais aqui:

http://indicetj.com/indice-a-z.htm#sangue

http://questaodosangue.blogspot.pt/

 

Estas são apenas umas poucas citações, das dezenas que poderíamos usar para ilustrar o modo dogmático com que a Organização proibiu tais tratamentos. Pergunte-se: Quantas Testemunhas pagaram com a sua vida por se apegarem a tais posições doutrinais? Quantas viram seus entes queridos morrer devido a tais doutrinas? Como se sentirão hoje em dia, aqueles que tomaram uma posição firme contra praticar aquilo que a Organização na altura considerava como errado aos olhos de Deus e hoje em dia verem que tudo foi em vão? Estará você disposto a arriscar sua vida ou a vida dos que ama em prol de doutrinas em constante mudança? Pesquise mais sobre estes e outros pontos e ficará abismado com o que já foi ensinado por esta organização religiosa no passado.

 

Outros aspetos que o incentivamos a pesquisar:

Associação da Watchtower com a ONU por 10 anos (esteve registrada como ONG de 1991 a 2001). As publicações haviam sempre descrito esta organização como a “fera cor de escarlate” e instrumento de Satanás. Esta associação como ONG requeria o apoio implícito e explicito a esta organização e seus princípios.

Sobre este assunto leia mais aqui:

http://indicetj.com/indice-a-z.htm#onu

 

Encobrimento de práticas pedófilas no interior das congregações, onde segundo as normas organizacionais são necessárias 2 testemunhas, para haver uma acusação formal e consequente punição (quando há). Até mesmo anteriores abusadores sexuais podem ser designados para cargos de responsabilidade, após escrutínio organizacional. Os anciãos são obrigados a contactar o departamento legal da Filial, quando surge uma queixa de abusos e estão proibidos de contactar as autoridades ou colaborar com estas em qualquer investigação criminal (ver Manual dos Anciãos – KS)

Sobre este assunto leia mais aqui:

http://indicetj.com/indice-a-z.htm#abuso

http://watchtowerdocuments.com/documents/Secrets_Commentary_Version_2.pdf

 

Rejeição do papel mediador de Jesus Cristo, colocando-o como apenas mediador de um pequeno número de cristãos com esperança celestial (144.000). A Grande Multidão é apenas beneficiária deste arranjo, por estar associada com o restante ungido e apoiá-lo. É a Organização que cumpre o papel de mediação, colocando-se no lugar de Jesus. Sobre este assunto leia mais aqui:

http://www.geocities.ws/irmaobrasil/mediador.htm

 

Para informação mais detalhada sobre a história e doutrinas da Organização das Testemunhas de Jeová, acesse aqui:

Em língua portuguesa

http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt

http://indicetj.com/

http://www.mentesbereanas.org/

 

Em língua inglesa

http://www.jwfacts.com/

http://www.freeminds.org/

http://4witness.org/testemunhas-de-jeova/

 

Projecto suportado por:

Fórum Português de Ex-Testemunhas de Jeová

http://testemunhasdejeova.forumeiros.com.pt

 


 

DICAS:

 

"Se andarmos com um folheto connosco e formos confrontados com TJ que desejam falar connosco ou mesmo deixar-nos literatura, bastará usar o folheto e entregá-lo em mãos às TJ. Poderemos também considerá-lo brevemente com elas, aguçando o seu interesse e curiosidade para alguns pontos e deixá-lo nas suas mãos.

Mas este folheto poderá também ajudar aqueles que desejam "testemunhar" os seus parentes ou amigos em relação à sua religião. Ele foi escrito de forma condensada, de modo a tocar em alguns pontos importantes da doutrina e práticas nas TJ.

É claro que neste formato, não se poderia incluir muita coisa, nem tudo o que há para falar sobre o assunto. Mas a TJ que ler este folheto sem dúvida ficará curiosa de saber mais e poderá ser o ponto de partida para a sua conscientização.

O folheto é um tríptico A4, que poderá ser impresso frente/verso em casa na vossa impressora à medida das necessidades. Basta depois dobrá-lo em 3, de modo que o título MENSAGEM A TODAS AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ fique como capa. É bem ao género dos folhetos da Organização. (quantos não dobraram vocês?)

Espero que gostem do seu conteúdo. É franco e direto, apelando à análise e à auto-avaliação do indivíduo em relação à sua experiência religiosa. Como disse, foi escrito especialmente para as TJ, mas poderá ser usado para aqueles que ainda não são TJ, mas estão dando os primeiros passos." - TJ Curioso.

 

Imprimir em forma de folheto para distribuição