A armadura dos cavaleiros templarios - INDICETJ.COM Escandalo sobre Testemunhas de Jeova

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6


A ARMADURA DOS CAVALEIROS TEMPLÁRIOS
Odracir
A cruz coroada não constitui o único símbolo místico adotado pelas Testemunhas de Jeová. Na verdade, estamos apenas no início de nossa jornada. Chamamos agora a atenção do leitor para o topo da capa de A Sentinela de 15/7/1930 (em espanhol):



Junto com outras publicações, o leitor poderá ver uma gravura similar na página 88 do livro Proclamadores.

Vemos, à esquerda, nossa velha conhecida, a cruz coroada, e, à direita, um elmo medieval à frente de armas - uma espada, um machado e um bastão. Não é difícil determinar a origem deste símbolo. Trata-se de um emblema da Ordem dos Cavaleiros Templários - a sociedade medieval que supostamente deu origem à Maçonaria. Em uma visita a dois sites dos Cavaleiros Templários - inclusive o do Tennessee - EUA, encontramos as seguintes figuras:

   


    Chamamos a atenção do leitor também para o símbolo maçônico abaixo:



Vemos uma rara representação da cruz coroada e da armadura medieval juntas num mesmo emblema (entre elas, a conhecida "cruz de Constantino"). Assim como a Maçonaria, o 'pastor' Russell usava ambas - elas apareciam na capa de seu principal periódico, a conhecida revista A Sentinela. O símbolo da armadura  representa altas honrarias maçônicas - o mais alto nível do rito de York e o 33o. Grau do rito escocês, os quais indicam que o indivíduo atingiu o conhecimento total e o domínio total do rito.  Corresponde à máxima glória à qual um maçom pode almejar. Teria Russell alcançado o título de 'venerável'?

    É difícil crer que um leigo tivesse tanta familiaridade com estes símbolos esotéricos e sua profunda relevância na liturgia de sociedades místicas e religiosas. É, deveras, estranho que se selecione como 'decoração' o conjunto dos mais gloriosos símbolos esotéricos ao mesmo tempo em que se nega um vínculo com as instituições que lhes deram origem. Por outro lado, se admitirmos a iniciação de Russell na Maçonaria - conforme expresso por ele próprio - tudo fica muito claro. Prossigamos em nossa incursão pelos significativos símbolos já usados pela Sociedade que ele fundou...
LIBERTOS!
Participe! Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com
O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.

Voltar para o conteúdo