devem os cristaos ter uma organizacao controladora - INDICETJ.COM Escandalo sobre Testemunhas de Jeova

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6


DEVEM OS CRISTÃOS TER UMA ORGANIZAÇÃO CONTROLADORA?
Odracir
"Pela mesma razão de que Jesus não organizou congregações enquanto presente com seus discípulos na colheita judaica, não consideramos conveniente ou necessário ter organizações,mesmo simples e não sectárias como aquelas estabelecidas pelos apóstolos."
- A Sentinela de outubro de 1883, p. 536  (reimpressão em inglês)

"Não há qualquer organização hoje investida de autoridade."
- A Sentinela de 1/9/1893, p. 1573  (em inglês)  


"Acautele-se contra 'organizações'... é algo completamente desnecessário.A Bíblia constitui a única autoridade de que você precisará. Não tente prender a consciência de outros nem permita que outros prendam a sua. Creia e obedeça até onde você compreende a Palavra de Deus hoje e assim continue a crescer na graça e no conhecimento dia a dia."
Zion's Watch Tower, 1895, p. 216


Comentário 1:
Queira o leitor notar o contraste entre as declarações acima e algumas outras - feitas pela mesma organização - algumas décadas depois...




"Nós resolvemos obedecer todas as instruções recebidas da Torre de Vigia, sabendo que tal procede dos altos poderes, Jeová Deus e Jesus Cristo. Nós resolvemos ser completamente obedientes à Sociedade como parte  visível da Grande Teocracia."
- A Sentinela de 1/2/1940, p. 47  (em inglês)

"Assim sendo, além de possuirmos individualmente a palavra de Deus, nós precisamos de uma organização teocrática."
- A Sentinela de 15/6/1951, p. 375  (em inglês)


"Nós devemos seguir docilmente junto com a organização teocrática do Senhor e esperar por mais esclarecimento, ao invés de recuar na primeira menção de um pensamento intragável para nós e começar a polemizar e emitir críticas, como se tais coisas fossem mais importantes do que as provisões de alimento espiritual do 'escravo' [a organização]."
- A Sentinela de 1/2/1952, p. 80  (em inglês)



"Jeová Deus lida com seu povo como uma classe... ele não nutre ninguém individualmente..."
- Anuário de 1953, p. 9  (em inglês)



"A Bíblia é um livro de organização e não pode ser plenamente entendida sem termos a organização teocrática em mente..."
- A Sentinela de 1/9/1954, p. 529  (em inglês)



"Se temos amor a Jeová e pela organização de seu povo, não seremos desconfiados, mas, como diz a Bíblia, 'acreditaremos em todas as coisas', todas as coisas que a Torre de Vigia  publicar..."
- Qualificados para ser Ministros, 1955,  p. 156  (em inglês)



"Se sentirmos que há algo errado, 'guardaremos o mandamento' de nosso Pai e daremos qualquer passo teocrático aberto para nós e, então, 'esperaremos em Jeová'... Nós não... criticaremos ou acharemos defeito. Perceberemos que Jeová está seguindo com sua organização, e se Ele permiteque seja assim, quem somos nós para acharmos que deveria ser diferente? ... nós estamos muito mais seguros dentro dessa organização, mesmo com essas dificuldades menores do que estaríamos lá fora, onde o caos e a destruição nos aguardam...""
- A Sentinela de 1/5/1957, p. 284  (em inglês)



"A Bíblia é um livro organizacional e pertence à congregação cristã como organização, não a indivíduos, não importa quão sinceramente eles acreditem que podem interpretar a Bíblia."
- A Sentinela de 1/10/1967, p. 587  (em inglês)



"Deposite em uma Organização Vitoriosa"
- A Sentinela de 1/3/1979, p. 1  (em inglês)



"...Deus sempre usou uma organização..."
- A Sentinela de 15/2/1983, p. 12  (em inglês)



"Nós não podemos tomar parte em nenhuma versão moderna de idolatria - sejam gestos de adoração diante de uma imagem... ou a atribuição da salvação a uma pessoa ou organização."
- A Sentinela de 1/11/1990, p. 26  (em inglês)



"...Isso inclui sermos leais ao 'escravo fiel e discreto' [a organização]."
- A Sentinela de 1/12/1990, p. 19  (em inglês)


Comentário 2:
É, deveras, chocante o contraste entre o arranjo descentralizado, proposto inicialmente por Russell, e o sistema autoritário gradualmente implantado por seus sucessores e vigente até hoje. Raras vezes na história se apelou tão veementemente por submissão à autoridade humana - em nome de Deus. A mensagem é clara - as Testemunhas de Jeová devem depositar fé na organização e manter-se obedientes a ela, mesmo quando parece-lhes óbvio que ela está em erro. Na prática, os dirigentes da Sociedade Torre de Vigia parecem, inconscientemente, ter feito uma aplicação distorcida do texto em Apocalipse 14: 4, "Estes são os que seguem o Cordeiro aonde quer que ele vá", vertendo-o por "estes são os que seguem a Sociedade Torre de Vigia aonde quer que ela vá". Não seria isso - conforme diz a própria organização - uma "versão moderna de idolatria"?
LIBERTOS!
Participe! Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com
O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.

Voltar para o conteúdo