DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ
Luiz Alberto de Araújo Bezerra
As Testemunhas de Jeová iniciaram suas atividades por volta de 1870, nos Estados Unidos. Charles Taze Russell foi o fundador, e tinha, na época, 18 anos. Ele tinha aprendido de Jonas Wenndell que a vinda de Jesus aconteceria em 1873. (Depois a data foi mudada para 1874.) A profecia de Jonas Wendell foi falsa. Vejamos o que diz Deuteronômio 18:20-22:
“No entanto, o profeta que presumir de falar em meu nome alguma palavra que não lhe mandei falar ou que falar em nome de outros deuses, tal profeta terá de morrer. E caso digas no teu coração: “Como saberemos qual a palavra que Jeová não falou?” quando o profeta falar em nome de Jeová e a palavra não suceder nem se cumprir, esta é a palavra que Jeová não falou. O profeta proferiu-a presunçosamente. Não deves ficar amedrontado por causa dele.”
Se Jonas Wendell vivesse no tempo que a lei mosaica estava vigorando teria sido morto por causa de sua falsa profecia em nome de Jeová!
Foi então que Russell conheceu Nelson Barbour, e este conseguiu convencer Russell que Jesus tinha voltado em 1874 de forma invisível. E esta foi a crença de Russell até a sua morte em 1916, aos 64 anos. Mesmo após sua morte, Charles Taze Russell continuou a ser considerado como o servo escolhido do Senhor para esse tempo do fim. Todos acreditavam que Russell era o sevo prudente, o escravo fiel e discreto de Mateus 24:45-47. Note:
A Sentinela de 1° de maio de 1922, página 132:“Não há ninguém hoje na verdade atual que possa honestamente dizer que recebeu conhecimento do plano divino de qualquer outra fonte além do ministério do irmão Russell, direta ou indiretamente.”A Sentinela de 1º de março de 1923, diz na página 68:“Cremos que todos os que estão agora se regozijando na verdade atual concordarão que o irmão Russell ocupou fielmente o cargo de servo especial do Senhor e que foi feito governante sobre todos os bens do Senhor.”
Foi somente em 1927 que os líderes das Testemunhas de Jeová mudaram o ensino, e passaram a dizer que o servo prudente é um servo coletivo, e não individual. Foi então nesse ano que Russell perdeu o posto de único escravo fiel e discreto entre as Testemunhas de Jeová. (Proclamadores, página 143) Atualmente, o corpo governante afirma que, como grupo, ocupa o papel do “escravo fiel e discreto”. O corpo governante das Testemunhas de Jeová agora se considera a classe do escravo fiel e discreto de Mateus 24:45 na sua totalidade. O escravo fiel e discreto não foi designado no Pentecostes de 33EC, o que significa que não tem havido uma linha contínua de membros da classe do escravo na terra através dos tempos. A classe do escravo só foi nomeado pela primeira vez por Cristo em 1919. Apesar de fundar a Sociedade Torre de Vigia, Charles Taze Russell não era parte da classe do escravo, porque ele não estava vivo e servindo na sede quando Cristo fez a sua seleção em 1919. O trabalho de Russell e seus companheiros era como a do “mensageiro” em Malaquias 3:1. Alegando que eles são agora o escravo fiel e discreto em sua totalidade, o corpo governante reforça a sua autoridade sobre a organização e sua influência sobre os milhões de Testemunhas de Jeová em todo o mundo. Ninguém pode questionar agora a posição porque, assim como com o Papa da Igreja Católica Romana, eles podem agora reivindicar que a sua autoridade foi-lhes concedida diretamente por Deus através de Jesus.
Estes são os atuais (junho de 2013) membros do Corpo Governante: Antony Morris / David H. Splane / Geoffrey Jackson / Gerrit Losch / Guy H. Pierce / M. Stephen Lett / Samuel F. Herd / Mark Sanderson.
Note o que é dito sobre este grupo:
A Sentinela de 1° de outubro de 1994, página 8:
“Todos os que desejam entender a Bíblia devem reconhecer que a “grandemente diversificada sabedoria de Deus” só pode ser conhecida através do canal de comunicação de Jeová, o escravo fiel e discreto. — João 6:68.”
A Sentinela de 1º de junho de 1968, página 327:
“A Bíblia não pode ser devidamente entendida sem se ter presente a organização visível de Jeová.”
A Sentinela de 1º de agosto de 1982, página 27:
“Mas, Jeová Deus proveu também sua organização visível, seu “escravo fiel e discreto”, composto dos ungidos com o espírito, para ajudar os cristãos em todas as nações a entender e a aplicar corretamente a Bíblia na sua vida. A menos que estejamos em contato com este canal de comunicação usado por Deus, não avançaremos na estrada da vida, não importa quanto leiamos a Bíblia.”
O ensino atual é que a classe do escravo foi nomeada pela primeira vez em 1919.
Se esta afirmação fosse verdadeira esse escravo teria que ensinar a verdade da Palavra de Deus.
Mas veja, por exemplo, o que estavam ensinando em 1919:
• Ensinavam que o início dos últimos dias tinha começado em 1799;
• Que a presença invisível de Jesus tinha começado em 1874;
• Que o inicio da ressurreição dos santos ungidos tinha começado em 1878;
• Que o Reino de Deus seria estabelecido na Palestina em 1925, e haveria a ressurreição dos servos fiéis de Deus do passado;
• Também acreditavam que a Grande Pirâmide de Gizé era uma testemunha de Deus que confirmava períodos bíblicos. Esta crença foi mantida até 1928. (Proclamadores, página 202)
Qual é o ensino atual do corpo governante?
▬ É que o tempo do fim teve início em 1914, e não em 1799;
▬ Que a presença invisível de Jesus teve início em 1914, e não em 1874;
▬ Que a ressurreição dos santos ungidos aconteceu em 1918, e não em 1878.
Datas para a guerra do armagedon (ou fim do mundo)
1914; 1915; 1925; 1975 e para antes de terminar o século vinte.
2 Timóteo 3:16, 17:
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa para ensinar, para repreender, para endireitar as coisas, para disciplinar em justiça, 17 a fim de que o homem de Deus seja plenamente competente, completamente equipado para toda boa obra.”
Romanos 15:4:
“Porque todas as coisas escritas outrora foram escritas para a nossa instrução, para que, por intermédio da nossa perseverança e por intermédio do consolo das Escrituras, tivéssemos esperança.”
2 Pedro 1:19-21:
“Por conseguinte, temos a palavra profética tanto mais assegurada; e fazeis bem em prestar atenção a ela como a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até que amanheça o dia e se levante a estrela da alva, em vossos corações. Pois sabeis primeiramente isto, que nenhuma profecia da Escritura procede de qualquer interpretação particular. Porque a profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por espírito santo.”
João 8:31,32:
“Se permanecerdes na minha palavra, sois realmente meus discípulos, e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”
João 17:17:
“Santifica-os por meio da verdade; a tua palavra é a verdade”
O ensino que devemos seguir é o que está escrito na Bíblia Sagrada. Devemos seguir a doutrina dos apóstolos e profetas, e não do Corpo Governante. Vejamos:
Atos 2:42:
“E eles continuavam a devotar-se ao ensino dos apóstolos e a partilhar [uns com os outros], a tomar refeições e a orações.”
Efésios 2:19,20:
“Portanto, certamente não sois mais estranhos e residentes forasteiros, mas sois concidadãos dos santos e sois membros da família de Deus, e fostes edificados sobre o alicerce dos apóstolos e profetas, ao passo que o próprio Cristo Jesus é a pedra angular de alicerce.”