Persisti em fazer isso - INDICETJ.COM Escandalo sobre Testemunhas de Jeova

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6



"PERSISTAM EM FAZER ISSO"
- 1 CORÍNTIOS 11:24, 25
- Porém, fazem "isso" as Testemunhas de Jeová?

Para verificarmos isso tim-tim por tim-tim, notemos o que diz a...

Tradução do Novo Mundo da Bíblia Sagrada
- Edição de outubro de 2014.

1 CORÍTIOS 11:23-26

SOBRE O PÃO
23 Pois eu recebi do Senhor o que também lhes transmiti: que o Senhor Jesus, na noite em que ia ser traído, pegou um pão,
24 e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto representa o meu corpo, em benefício de vocês. Persistam em fazer isso em memória de mim.”

SOBRE O VINHO
25 Ele fez o mesmo também com respeito ao cálice, depois de terem tomado a refeição, dizendo: “Este cálice representa o novo pacto com base no meu sangue. Persistam em fazer isso, sempre que o beberem, em memória de mim.”

SOBRE O OBJETIVO
26 Pois, sempre que vocês comerem esse pão e beberem esse cálice, estarão proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.
Jesus e seus discípulos reunidos

Agora que leu cuidadosamente os versículos acima, vamos testar seu entendimento, ok? Pois bem, escolha a única opção verdadeira:
QUESTÃO:
Tendo em vista os versículos 23, 24 e 25, por quais ações alguém estaria fazendo o que se pede no versículo 26, isto é: "proclamando a morte do Senhor"?

a) Jesus ensinou que haveria "proclamação" toda vez que se OLHASSE para o pão e OLHASSE para o vinho.

b) Segundo o modelo estabelecido por Jesus, a "proclamação da morte do Senhor" só aconteceria CHEIRANDO o pão e CHEIRANDO o vinho.

c) A "proclamação" válida seria apenas por SEGURAR o pão e SEGURAR o vinho e, então, repassá-lo adiante.

d) Para se "proclamar a morte do Senhor" era necessário COMER o pão e BEBER o vinho.
Você acertou se escolheu a alternativa "d".

De fato, os discípulos só estariam seguindo as orientações de Jesus se comessem do pão e bebessem do vinho. Qualquer outro procedimento - olhar, cheirar, segurar, balançar, ou seja lá o que a imaginação permitir - seria "ir além das coisas escritas". (1 Coríntios 4:6)

Em outras palavras, o simbolismo do acontecimento - "persistam em fazer isso em memória de mim" - só se tornaria válido, legal, oficial, se se consumisse os emblemas - o pão e o vinho. Não haveria "proclamação" alguma sem o comer e o beber.


UMA COISA É CERTA
Não haveria "proclamação" se não comessem do pão ou bebessem do vinho.

Em 2009, um convite das Testemunhas, anunciava:

"Um convite especial para a Comemoração será distribuído no mundo inteiro a partir de 21 de março."
- Nosso Ministério do Reino, março, 2009, página 1, parágrafo 1.
Mas... Cuidado com a enganosa mensagem trazida no convite das Testemunhas de Jeová!

Como poderá observar, o convite realça a ordem de Jesus registrada em 1 Coríntios 11:24 – segundo a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas, edição de 1986, que era usada na época.


"PERSISTI EM FAZER ISSO EM MEMÓRIA DE MIM"

Daí, o convite pergunta:

"O que os discípulos deveriam persistir em fazer?"

Leitor, por termos observado os textos bíblicos no início do artigo, você já está apto para responder a esta pergunta. A resposta é simples: Deveriam persistir em comer do pão e beber do vinho a fim de proclamar a morte do Senhor.

Agora, caro leitor, a próxima indagação é bem significativa e, como veremos mais adiante, oculta um procedimento contrário ao que se expressa. Veja:

"E por que é importante que você faça o mesmo?"

Bem, já sabemos que Jesus ordenou que seus discípulos comessem e bebessem em proclamação de sua morte. Logo, o "isso" que os discípulos deveriam "persistir em fazer" em memória dele era "comer este pão e beber este copo, até que ele chegue", correto? Porém, leitor, seria "isso" que faz a maioria das Testemunhas de Jeová? E será que o "isso" que Jesus se refere é o mesmo procedimento que as Testemunhas dizem ser importante que você faça?

Não! Todo ano, milhões de TJs e convidados se reúnem em todo mundo para, intencionalmente, NÃO comer e NÃO beber! [As TJs ensinam que apenas aqueles que têm a esperança de ir para o céu comem e bebem desses símbolos. Os que têm a esperança de viver para sempre no Paraíso na Terra apenas assistem à Refeição Noturna do Senhor como observadores respeitosos, não como participantes do pão e do vinho.]
Acredite: cerca de 99,9% das TJs NÃO fará o que Jesus ordenou! Em 2022, dos 19.721.672 presentes à celebração, apenas 21.150 comeram do pão e beberam do vinho! - Relatório Mundial das Testemunhas de Jeová do Ano de Serviço de 2022.


COMER E BEBER? NÃO!
A maioria das TJ, por suas ações, dirá NÃO ao pão e NÃO ao vinho!

O Corpo Governante explica (grifo acrescentado):

  • "Conseqüentemente, este numeroso grupo que tem esperança terrestre não come nem bebe dos emblemas, o pão e o vinho. Mas, isto de modo algum reflete falta de fé ou de apreço no que diz respeito ao corpo e ao sangue de Jesus. De fato, devido ao seu profundo apreço por seu sacrifício e à deleitosa perspectiva terrestre diante deles, eles mui definitivamente estão presentes todo ano quais respeitosos observadores na celebração da Refeição Noturna do Senhor. Deste modo, eles refletem a sua própria fé e dão feliz evidência de que o restante do "pequeno rebanho" e o grande número dos das "outras ovelhas" estão em calorosa união. — João 10:16." - A Sentinela 1/2/88, página 31.

  • "Quem deve tomar os emblemas? Apenas os do “pequeno rebanho” são os incluídos no novo pacto, e, por isso, exige-se deles participar dos emblemas. (Luc. 12:32) (...) Os da “grande multidão”, não sendo ‘novas criaturas’ no novo pacto, não comem o pão nem bebem o vinho nesta celebração aniversária. — 2 Cor. 5:17. (...) Os contados como tendo tomado os emblemas são os de quem se sabe que são servos fiéis e batizados de Deus. Não convidamos desassociados a estar presentes. Mas, se algum deles estiver presente, não há motivo para se perturbar se ele estiver sentado numa fileira junto com os outros e passar a tomar os emblemas. De qualquer modo, não contamos a tal como participante. - A Sentinela 1/2/76, página 31.

NÃO SE DEIXE ENGANAR!
Reveja a parte destacada do convite acima. Elas convidam para "descobrir as respostas" sobre "por que é importante que você faça o mesmo" que fizeram os discípulos de Jesus, mas, na verdade, uma vez estando presente à reunião, você ouvirá a um discurso mostrando o porquê é importante que você não faça o mesmo que os discípulos deveriam persistir em fazer! É... Prometem uma coisa mas dão outra!
Interessante é que os líderes das TJs já estabeleceram até mesmo qual o "desejo" que deverão ter os que comparecerem à reunião (grifo acrescentado):

  • “... desejam estar presentes como observadores, em comemoração desta ocasião importante. Os presentes têm o espírito de João Batista, o qual, sabendo que sua situação era similar à dum observador numa cerimônia de casamento, alegrou-se com a noiva (os ungidos) e o noivo (Jesus). — João 3:29." - Nosso Ministério do Reino 3/80, página 3, parágrafo 2.
Notou a curiosa a comparação para desculpar os que não consomem dos emblemas? Afirma-se que os não participantes "sabem que sua situação era similar à dum observador numa cerimônia de casamento". Tem sentido esta comparação?
PENSE NISSO!
NÃO HAVENDO CASAMENTO, É INTELIGÊNCIA DIZER QUE NELE COMPARACEU?
Ora, será que há casamento quando os noivos não comparecem e, consequentemente, não se casam? Sendo assim, se você fosse um dos convidados, poderia dizer posteriormente que esteve entre os "presentes... quais respeitosos observadores" à cerimônia do matrimônio? Poderia dizer que "alegrou-se com a noiva e noivo" - como sugerem as Testemunhas de Jeová? Não, não poderiam! Na verdade, na verdade, deveria haver é tristeza pelo não casamento, não é mesmo?

Algo assim se dá com o ajuntamento feito por elas. Na maioria das congregações das Testemunhas de Jeová, NÃO há alguém que coma ou beba dos emblemas.

Segundo o relatório de 2022, há um total de 117.960 congregações em todo o mundo e 21.150 consumiram o pão e o vinho na última comemoração. Se distribuíssemos apenas 1 participante por congregação, significaria que em 96.810 congregações ninguém comeu e nem bebeu do vinho! VER RELATÓRIO MUNDIAL.

Não havendo quem coma e beba, de fato, não configurará a comemoração instituída por Jesus. Se houver justiça, ninguém da plateia poderá dizer que "esteve presente à Comemoração" como "observador" da "proclamação" - uma vez que não se viu ou assistiu alguém comer ou beber. Somente a Testemunha de Jeová que comeu e bebeu dos emblemas - ou pelo menos viu alguém fazê-lo - poderia alegar que "observou" a comemoração.


PASSAGEM DO PÃO E DO VINHO
PELAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

"PERSISTAM EM FAZER ISSO"
- 1 CORÍNTIOS 11:24, 25

Em parte alguma Jesus instruiu para apenas se passar o pão e o vinho de mão em mão... A pura verdade é: Isso é apenas um procedimento ordenado pelo Corpo Governante - a liderança das Testemunhas de Jeová!

Embora elas não façam o "isso" de Jesus, fazem o "isso" do Corpo Governante. E, para elas, este é o "isso" que verdadeiramente importa!



O QUE ENSINA A LIDERANÇA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

O corpo de homens que supostamente "provê boa liderança" (Anuário de 1978, página 259) e "instrução bíblica" (Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, capítulo 23, página 200, § 24) para as Testemunhas de Jeová assim descreve este acontecimento (reticências acrescentadas):

  • "A celebração da refeição noturna do Senhor se iniciará com palavras de boas-vindas e a entoação de um cântico sagrado pela congregação, seguida de oração. Depois ouvirá um discurso bíblico edificante sobre o significado, o objetivo e os benefícios desta celebração. A isto se seguirão pedidos de bênçãos sobre o pão e o vinho, e daí se servirá primeiro o pão não levedado e depois o vinho tinto. (...) Depois de mais algumas observações apropriadas, a reunião terminará com um cântico sagrado e uma oração." - A Sentinela de 15 de março de 1972, página 164.

  • "Nesta época do ano, a mente e o coração do povo de Jeová, em toda a parte, se fixam no acontecimento mais importante celebrado anualmente: a comemoração da morte de Jesus Cristo." - Nosso Ministério do Reino, fevereiro, 1972, página 1.


TEM VOCÊ "PROBLEMA MENTAL OU EMOCIONAL"?

Explicou a Sentinela 20 de janeiro, páginas 29-30, parágrafo 12: (negrito acrescentado)

  • 12 “Jeová conhece os que lhe pertencem.” (2 Tim. 2:19) Jeová sabe quem realmente é ungido. Mas os irmãos que contam o número de pessoas que comem do pão e bebem do vinho não sabem. Então, a contagem inclui pessoas que acham que são ungidas, mas não são. Por exemplo, alguns costumavam tomar dos emblemas, mas depois pararam. Outros talvez tenham um problema mental ou emocional e acreditem que vão reinar com Cristo no céu. Por isso, não temos como saber exatamente quantos ungidos ainda existem na Terra.

Pois é... As Testemunhas de Jeová convidam você para uma finalidade – fazer o mesmo que os discípulos – mas olharão de cara feia, espantadas, se você comer ou beber exatamente como fizeram os discípulos! Acredite! É para isto que as Testemunhas de Jeová estão convidado: para NÃO comer e NÃO beber a fim de NÃO se "proclamar a morte do Senhor", segundo a maneira explicada por Jesus.

Se você ainda é Testemunha de Jeová, mas não come nem bebe dos emblemas, não se aflija ou se sinta culpado se não for a tal da "Celebração da Morte de Cristo". Uma coisa é certa: não será comparecendo a este encontro que você obedecerá as palavras "persistam em fazer isso" - 1 Coríntios 11:24, 25.


Você encontrará a "celebração" apenas nas palavras do discurso... Tratar-se-á apenas de um grupo reunido que ouvirá um discurso bíblico sobre a comemoração e verá os símbolos serem passados de mão em mão. O que verdadeiramente haverá são observadores - não do acontecimento bíblico - mas da ocasião estipulada pelo Corpo Governante!

PARTICIPE!
Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com
O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.



Voltar para o conteúdo