Relatorio do ano de servico de 2012 - o que os numeros mostram realmente - INDICETJ.COM Escandalo sobre Testemunhas de Jeova

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6


RELATÓRIO DO ANO DE SERVIÇO DE 2012
- o que os números mostram realmente?

A oportunidade de rever os números do ano anterior do ministério é um destaque para as Testemunhas de Jeová de todo o mundo. Muitos membros estão ansiosos para saber se a organização está suficientemente em expansão como evidência da aprovação de Deus.

Pregação das Testemunhas de Jeová de 2012
À primeira vista, os números do relatório mundial de 2012 parecem impressionantes. Mas, o que uma inspeção mais minuciosa revela?

Segundo o Anuário 2013, o crescimento numérico de Testemunhas de Jeová continua avançando, embora a uma taxa reduzida em relação aos anos anteriores. (Ver Relatório Mundial de 1940-2012)

Uma adição notável para o novo relatório é uma página com vários gráficos e visualizações, cujo propósito, aparentemente, é impressionar os membro de que a organização está se expandindo a uma taxa fenomenal. (Ver figura)

A página 179 corajosamente sugere que há agora Testemunhas suficientes para substituir a população da Suíça, e que 199.486 anos foram gastos na obra de pregação no ano de 2012.

É compreensível que a Torre sinta a necessidade de se vangloriar de seus sucessos e dar-nos a impressão de que as coisas estão melhores do que nunca. Mas o que acontece quando se aprofundar a perspectiva sobre esses números?
Auge de publicadores
Bem, deduzimos que:
O crescimento é flutuante, e atualmente em uma tendência de queda,

Está levando mais horas ministério para produzir cada novo convertido, e

A internet, aparentemente, continua a causar estragos na capacidade da Torre de Vigia para atrair novos membros.


CRESCIMENTO FLUTUANTE

Como qualquer um irá dizer, "crescimento é ainda crescimento" - independente se é grande ou pequeno. No entanto, é importante ter em mente que as Testemunhas de Jeová supostamente representam a parte terrestre da organização de Jeová. As palavras de Isaías 60:22 ["O próprio pequeno tornar-se-á mil e o menor, uma nação forte. Eu mesmo, Jeová, apressarei isso ao seu próprio tempo.”] são frequentemente citadas de forma a sugerir que Jeová “acelera o trabalho em seu próprio tempo”, apoiando os esforços de pregação de Seus servos.

De fato, se a organização realmente aproveita a bênção de Jeová em direção do seu trabalho de pregação e colocando em números recordes de horas, deveríamos estar vendo o crescimento cada vez maior (ou ser “acelerado”) em vez de diminuir. Em vez disso, o que vamos encontrar?

O gráfico a seguir - não publicado no Anuário - mostra os números de crescimento ao longo dos últimos 11 anos.
E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas
O gráfico mostra que, não só tem a taxa de crescimento oscilado dramaticamente ao longo de um período de onze anos – mas há uma tendência de queda nos últimos anos. Note: 3,2% em 2009, 2,5% em 2010, 2,4% em 2011 e 1,9% em 2012.

As palavras finais de Cristo aos seus discípulos no livro de Mateus parecem contrária essa tendência, ele disse aos seus seguidores: "E eis que estou convosco todos os dias, até à terminação do sistema de coisas.” - Mateus 28:20.

O decréscimo da taxa de aumento de publicadores é ainda mais notável quando se amplia a visão para as últimas décadas.


O DECRÉSCIMO DA TAXA DE AUMENTO DE PUBLICADORES

A “OFERTA ESPECIAL” PRODUZ RESULTADOS POUCO CONVINCENTES

Uma preocupação adicional da Torre é o fato de que a assistência à comemoração diminuiu significativamente para 19.013.343 – uma queda de 361.394 participantes em comparação com o memorial de 2011! Isso certamente deve ter ido de encontro às expectativas, considerando que era uma atividade especial em março ajudar a promover a comemoração local. Como parte do incentivo, os irmãos foram autorizados a serem “pioneiro auxiliar”, fazendo apenas 30 horas como parte de uma disposição especial. Observe como a Torre orgulhosamente informou sobre o aumento da atividade na época:

“Refletir sobre a alegria que muitos do povo de Deus tiveram durante a temporada Memorial deste ano. Durante março, uma disposição especial permitiu pioneiros auxiliares de escolher se iria dedicar 30 ou 50 horas para o serviço de campo. (Salmos 110:3) Milhões compartilharam do serviço de pioneiro auxiliar e congregações pareciam irradiar excepcional emoção e alegria. Você poderia organizar seus negócios de forma a experimentar a alegria semelhante com mais frequência? No final de cada dia, dá uma satisfação ao cristão dedicado ser capaz de dizer: ‘Senhor, eu fiz tudo que podia em seu serviço." - A Sentinela 15 de junho de 2012, página 23.

Interessante sobre a citação acima é que a revista da qual ela foi tirada foi publicada no meio de março de 2012 (artigos de estudo Sentinela são liberados três meses mais cedo), então não há nenhuma maneira possível de o escritor poder ter sabido que “milhões” haviam ainda compartilhado do serviço de pioneiro auxiliar, ou mesmo que houve “excepcional emoção e alegria” irradiando nas congregações. Nós agora podemos olhar para trás com ironia e perceber que apesar de A Sentinela exaltar o nível de atividade de pregação para esse período (com a escrita sobre eventos que ainda não tinha transcorrido), mas de acordo com estes números novos do relatório anual, a "disposição especial" não conseguiu atrair mais pessoas do que no ano anterior.

HORAS POR BATISMO

Depois, há o número de horas que está sendo necessário para produzir cada batismo. A página 179 do Anuário aponta que o equivalente a 199.486 anos de ministério de tempo foi gasto em 2012 para produzir batismos a uma taxa de 30 novos publicadores a cada hora. Isso soa extremamente impressionantes à primeira vista, mas na verdade estas são as estatísticas das quais a Torre devia se envergonhar.

Em 2011, a quantidade média de tempo necessário de pregação para levar alguém da porta para a piscina de batismo rompeu a barreira de nove meses em 6.488 horas. Em 2012, esse número aumentou ainda mais para 6.506 horas (1.748.697.447 horas para alcançar 268.777 batismos). Isso significa que é preciso mais tempo de estudo da Bíblia para convencer alguém a ser batizado (se fosse sem parar, 24 horas por dia) do que é preciso para um bebê de gestação no útero! O gráfico a seguir (em jwfacts.com) demonstra que a relação de horas-por-batismo tem realmente aumentado significativamente …

HORAS DE PREGAÇÃO NECESSÁRIAS PARA CADA BATISMO
a relação de horas-por-batismo tem realmente aumentado
Alguma vez você já sentiu que a cada ano o ministério está cada vez mais difícil? Bem, o gráfico acima mostra que seus instintos estão corretos. A pregação está ficando cada vez mais difícil e demorada a cada ano que passa. Isso se torna ainda mais evidente quando se compara o número de estudos bíblicos com o número de batismos ao longo dos últimas décadas. Quando verificamos esta estatística é isso o que nós encontramos …

GRÁFICO DA PROPORÇÃO DE ESTUDOS BÍBLICOS INDIVIDUAIS EXIGIDOS PARA CADA BATISMO

Apenas 1 em cada 32 estudos bíblicos resulta em batismo!

Quando você ouvir os lembretes constantes para melhorar em nosso número de estudos bíblicos, você seria perdoado por pensar que, se pudéssemos simplesmente começar um estudo bíblico com alguém ele se tornaria uma testemunha. O gráfico acima mostra de forma convincente que é muito errado ao pensar assim.

Se você aplicar as estatísticas do último relatório de 2012, parece que apenas 1 em cada 32 estudos bíblicos realmente avança para o batismo (8.759.988 estudos em média por mês dividido por 268.777 batismos). Obviamente, é impossível dizer com certeza quantos estudos bíblicos chegam ao batizado, porque o tempo de estudo varia para cada pessoa. No entanto, a cifra de 8,7 milhão citada no relatório é a coisa mais próxima que temos de uma indicação de quantas pessoas estudam com as Testemunhas de cada ano, e um batismo em 32 estudos é uma relação constrangedora. Imaginem a realização de estudos bíblicos com 32 pessoas ao longo de um ano, mas apenas um deles decidir ser batizado! Você provavelmente iria se sentir tão frustrado! No entanto, é efetivamente o que está acontecendo em uma escala global.

Mas se a verdade é tão simples e fácil de entender, então, por que é tornar-se tão complicado de convencer alguém a aceitá-la – apesar de a Torre continuamente trazer ensinamento novo e melhorar auxílios destinados a transmitir a verdade de forma mais eficaz? Certamente com essa nova informação a ser constantemente fornecida, o trabalho fazer discípulos devia ser acelerando - e não desacelerado não acha? Então, por que nós vemos o contrário? Essas são perguntas que devem ser respondidas individualmente, mas há um fator que está a ter um enorme impacto sobre a obra de testemunho:a internet.

A Internet continua a produzir os seus efeitos
Charles Taze Russell fundou a Torre numa época em que a palavra impressa era o único método eficaz de transmitir informações. Se você queria ter contato com algo escrito por ele em literatura, você precisava se deslocar fisicamente e contatar alguém da organização. Agora tudo isso mudou. A internet revolucionou a forma como a informação é transmitida, e a página impressa agora fica em segundo plano em termos de velocidade e eficiência.

Como se vê, o DNA da Torre simplesmente não permite que ela tenha sucesso em um ambiente onde os sites são capazes de desmontar a lógica falha de A Sentinela com facilidade para um público amplo a cada mês. A Torre foi projetada para operar em um mundo onde ninguém poderia questionar suas conclusões sem lançar sua própria editora, mas o mundo mudou desde então. A internet está aqui para ficar, e a Torre está se debatendo sob seu intenso escrutínio. Para ver o que eu quero dizer, olhe para o gráfico abaixo …


GRÁFICO DO CRESCIMENTO DAS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ DE ACORDO COM A DISPONIBILIDADE LOCAL DA INTERNET
- QUANDO MAIOR A PENETRAÇÃO DA INTERNET MENOR O CRESCIMENTO DA RELIGIÃO
Informações - em inglês - usadas para fazer este gráfico: aqui .

O gráfico acima mostra claramente que a Torre tem um crescimento quase nulo em terras onde a internet é generalizada, enquanto goza de um crescimento substancial em terras onde a internet é praticamente indisponível. Obviamente, o fato de que há uma clara correlação não significa que a internet é o único fator a dificultar a vida para a Torre em países ricos/desenvolvidos. No entanto, quando você pensa sobre isso com cuidado, isto certamente pode ser matéria de ajuda. A internet está repleta de informações que desacreditam, constrangem e refutam a Associação Torre de Vigia e seus ensinamentos. Isto certamente não pode passar despercebido por aqueles interessados.

Uma vez que a porta está fechada, você não pode impedir as pessoas de investigar as crenças de testemunhas on-line.


Para ilustrar, imagine que você é contatado pelas Testemunhas que deixam o livro Bíblia Ensina com você e oferecem-se para vir novamente. Você está animado com o título e lê livro rapidamente, em apenas uma noite. Você não pode acreditar que a Bíblia acabou de ser explicada tão claramente quando você pensou que era complicado de entender. Ainda assim, você está desconfiado de que as pessoas muitas vezes tentar enganar um ao outro, e você sente que valeria a pena Googlar ’Testemunhas de Jeová’ para ver o que as pessoas têm a dizer sobre eles. Afinal, se algo parece bom demais para ser verdade, geralmente é.
Investigando mais profundamente e logo percebe que as Testemunhas de Jeová, por mais bem-intencionadas que sejam, são apenas mais um culto com uma série de ensinamentos falsos e alguns escândalos verdadeiramente chocantes, mesmo envolvendo o abuso de crianças. O que você faria na próxima vez que as Testemunhas voltassem? Você provavelmente devolveria seu livro e diria que você não está interessado antes de fechar a porta.

A Testemunha de Jeová talvez tenha tido um estudo bíblico ou revisita em que de forma rápida e inexplicável o interessado foi “frio”. O que aconteceu? Pode ser que a pessoa tenha obtido informações objetivas sobre a Torre e seus muitos erros e escândalos na internet. É preciso muito pouco esforço para encontrar esses dados. Agora estamos começando a perceber o problema a ser refletido na estatística de crescimento na parte inferior de cada relatório. Se as coisas continuarem a sua tendência atual, não demorará muito para a cifra atingir 0%, ou até mesmo cair para o negativo.

Na verdade, quando você estudar o relatório de 2012 de perto, você percebe que, apesar dos melhores esforços das Testemunhas mais de 45 terras relataram uma real redução no número de publicadores no ano passado. Esses países incluem: Paquistão (-6,1%), Eslováquia (-0,8%), Finlândia (-0,7%), Nova Zelândia (-0,7%), Hungria (-0,6%), Estônia (-0,6%), Uruguai (- 0,05), Polônia (-0,4%), Holanda (-0,4%), Japão (-0,3%) e Alemanha (-0,1%), entre outros.
Por conseguinte, não é inconcebível que um crescimento negativo esteja próximo. No entanto, se os valores continuarem a ficar ruins, eu tenho fortes razões para acreditar que a Torre simplesmente irá parar de imprimir o relatório anual completo. Por que eu digo isso?


RAZÕES PARA CETICISMO

Como verificar o quão valioso é algo? Uma boa maneira seria considerá-lo sob uma lupa. Isso é o que joalheiros farão se você tentar vender um item de grande valor. Eles vão pegar a lupa e verificar se ele é autêntico. Se você verificar alguns dos detalhes sobre o relatório do ano 2012 com de forma semelhante, você vai descobrir que certas partes simplesmente não se somam.

2,5 milhões britânicos desapareceram


Por exemplo, os valores apresentados para a população são altamente suspeitos em alguns lugares. Se você verificar os números do censo oficiais para a Grã-Bretanha online, você vê que há pelo menos 63.047.162 (julho de 2012) de pessoas que vivem no Reino Unido. O Anuário dá um número drasticamente reduzido de 60.704.600. Eu sou britânico, e eu acho que eu iria notar se quase dois e meio milhões de pessoas no meu país desaparecessem ao mesmo tempo.Se este erro é intencional para reduzir a razão de publicadores não posso dizer. Provavelmente, é simplesmente um erro por parte de quem quer que compilou as estatísticas.

Mas também há anomalias em alguns gráficos da própria Torre. Dê uma olhada nos números indicados para o Chile. Para 2012, o país registrou 69.795 como pico de publicadores e 72.420 como média de publicadores. Por razões que eu espero que seja clara, a figura de pico deve ser sempre maior do que o valor médio, mas este não é o caso aqui. Parece que, mais uma vez, estamos propensos a olhar para um simples erro em colocar figuras nas colunas erradas. No entanto, com este tipo de relatório onde a precisão é fundamental, um número errado pode jogar em dúvida a exatidão de todos os outros números. A Torre tinha semanas, até meses para verificar estes erros antes de publicar os números, mas que de alguma forma não conseguiu detectar este e outros problemas no relatório.


PROPORÇÃO ESTRANHA

Além disso, a coluna “Ratio, um publicador par” usa o número de auge mais em vez de o número médio no cálculo do índice. Parece óbvio que, se você quer um retrato exato de quantas testemunhas existiam em um país durante um determinado ano, e você tem um número médio disponível, é sempre melhor ter o número médio em vez do número de pico. Caso contrário, você está simplesmente exagerando a relação de testemunhas no país ao longo do ano em questão.
O fato de que a Torre optar por usar a figura de pico sugere-me que eles se esforçam em mostrar os número em uma luz mais favorável. É por esta razão que eu duvido que eles iriam continuar a publicar os números de crescimento uma vez que estes atinjam um nível suficientemente constrangedor, digamos, um crescimento zero ou abaixo. Só o tempo dirá se essa previsão se tornará realidade, mas espero que você pode ver que, se por erro humano ou por meio de falsificação deliberada cada detalhe citado no relatório anual de serviço ano pode ser realmente confiável implicitamente – bem como publicações da Sociedade em geral.

LIBERTOS!
Participe! Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com
O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.

Voltar para o conteúdo