Sodoma e Gomorra e a Questao de Quem Sera Salvo - INDICETJ.COM Escandalo sobre Testemunhas de Jeova

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6


Esses irmãos sabem tudo
- SODOMA E GOMORRA E A QUESTÃO DE QUEM SERÁ SALVO
Brasil, 13 de setembro de 2002



Algumas pessoas afirmam que a Sociedade Torre de Vigia - ou o Corpo Governante, como queira - aspira assumir o papel de Deus. Teriam essas pessoas razão? Se sim, quão perigoso é "brincar de Deus"? Estamos nós humanos à altura deste papel?

Neste artigo, vamos considerar duas situações diferentes, mas relacionadas, que mostram o que acontece quando alguém ou um grupo de pessoas tenta assumir um papel que não lhe cabe, especialmente um onde o que está envolvido são as vidas de outros. Primeiro considere a questão quanto a se as pessoas de Sodoma e Gomorra serão ou não ressuscitadas. Vejamos o que a Sociedade têm dito sobre isso ao longo das décadas e façamos uma breve análise.

Serão as pessoas de Sodoma e Gomorra ressuscitadas?
SIM = 1879


A Sentinela de 1 de Julho de 1879 pág.8 (Inglês):
"Assim, as próprias palavras de Cristo ensinam-nos que não tinham tido a sua oportunidade completa. 'Lembrem-se', diz Cristo acerca dos sodomitas, que 'Deus fez chover fogo e destruiu-os a todos.' Portanto, se se fala da restauração deles, subentende a ressurreição deles."

  • Artigos subsequentes:
  1. Studies in the Scriptures, vol. 1, The Plan of the Ages, 1886, pág. 110
  2. A Sentinela de 15 de Novembro de 1913, pág. 5351
  3. Livro His Vengeance, 1934, pág.38
NÃO = 1952


A Sentinela de 1 de Junho de 1952 pág.338 (Inglês):
"Similarmente, Sodoma não suportou o seu dia de julgamento, tinha falhado completamente, e os judeus sabiam que o seu destino estava selado."


  • Artigos subsequentes:
  1. A Sentinela de 1 de Fevereiro de 1954, pág.85
  2. A Sentinela de 1 de Abril de 1955, pág. 200
  3. A Sentinela de 15 de Janeiro de 1960, pág. 53
SIM = 1965


A Sentinela de 1 de Março de 1965 pág.139:
"Tal como no caso de Tiro e de Sídon, Jesus mostrou que Sodoma, embora fosse má, não tinha chegado ao estado de ser incapaz de arrependimento [...] Portanto a recuperação espiritual das pessoas mortas de Sodoma não é [um caso] sem esperança."


  • Artigos subsequentes:
  1. A Sentinela de 1 de Agosto de 1965 pág. 479 (Perguntas dos Leitores)
  2. Livro Viver Para Sempre (edição de 1983) pág. 179, par. 9 (O Dia do Juízo e Depois)
NÃO = 1988


A Sentinela de 1 de Junho de 1988 pág. 31 (Perguntas dos Leitores):
"Conseqüentemente, em adição ao que diz Judas 7, a Bíblia usa Sodoma/Gomorra e o Dilúvio como exemplos para o fim destrutivo do atual sistema iníquo. É evidente, pois, que os a quem Deus executou naqueles julgamentos passados sofreram destruição irreversível."


  • Artigos subsequentes:
  1. Livro Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo! (1989) caixa na pág.273
  2. Livro Viver Para Sempre (edição de 1989) pág. 179, par. 9 (O Dia do Juízo e Depois)
  3. Livro Estudo Perspicaz (1990) vol.3, p.619

Lançados no mesmo congresso!

Um detalhe curioso é que, apesar de o livro Revelação - Seu Grandioso Clímax Está Próximo! e o livro Estudo Perspicaz das Escrituras (ambos edição em Inglês) apresentarem versões bem diferentes para o que vai acontecer com o povo de Sodoma e Gomorra, eles foram lançados no mesmo Congresso de Distrito em 1988 (nos EUA).

Foram as cidades destruídas para sempre mas o povo não?!!!

Contudo, ainda mais grave é a argumentação usada no Estudo Perspicaz em Inglês: contrariando o livro Clímax, o Estudo Perspicaz diz que as cidades foram destruídas para sempre mas as pessoas terão uma segunda chance, como se Jesus estivesse se referindo à cidades com seus logradouros, localização geográfica etc, ao invés de pessoas. Você acha que isso faz sentido? Bem, pelo menos por uma coisa a Sociedade merece ser louvada: essa argumentação aparece até o dia de hoje no Estudo Perspicaz em Inglês. Veja abaixo um 'scan' da página desta publicação, sob o verbete SODOM.






Insight on the Scriptures, vol.2, sob verbete SODOM.





A parte em destaque ao lado diz:

"Sodoma e Gomorra foram eternamente destruídas como cidades mas isso não excluiria a possibilidade de ressurreição para pessoas dessas cidades."


(itálicos estão no original. Mesmo conteúdo aparece no CD-ROM da Sociedade, em Inglês, versão de 1999).

É isto importante?

É digno de nota que em todos os casos acima, não importando se a resposta era SIM ou NÃO, a Sociedade usou argumentos igualmente convincentes, inclusive citando, como de costume, outras passagens da Bíblia em apoio. Em todas as vezes, o ensino foi defendido como "a verdade". Se você tivesse discordado, é provável que teria sido desassociado. Você pode, portanto, apenas imaginar quantas pessoas foram afetadas por outras doutrinas cujas argumentações pró ou contra são ou foram bem semelhantes às acima, doutrinas tais como proibição de vacinações nas décadas de 30/40, transplantes de órgãos, transfusões de sangue, serviço militar alternativo etc. Isto é, naturalmente, da maior importância.

Considere a seguir um assunto relacionado com este que acabou de ler.

Serão as Testemunhas os únicos a serem salvos?

Uma outra questão muito interessante que está relacionada com o tópico Sodoma e Gomorra é esta abaixo. Veja a pergunta que aparece no website oficial da Sociedade e leia cuidadosamente a resposta dada. Abaixo está um 'screenshot' da janela onde esta questão aparece.

As Testemunhas de Jeová no Século Vinte, pág.29
Resposta idêntica à acima aparece na brochura para o público em geral As Testemunhas de Jeová no Século Vinte, pág.29. Nem todas as pessoas conseguem perceber o problema desta resposta logo de imediato. Se você não conseguiu, considere o seguinte:

A Sociedade logo de saída diz que NÃO. Esta é a resposta certa, mas veja que não fica por aí. O restante da resposta acaba revelando o que a Sociedade realmente pensa. A segunda frase é projetada para confundir o leitor misturando o assunto 'quem será ressuscitado' com o assunto original que era 'quem será salvo'. A terceira frase é a mais fácil de se perceber o truque: Ora, se uma pessoa precisa se converter para as Testemunhas de Jeová para obter a salvação, então a primeira frase deveria ser SIM. No restante da resposta a Sociedade tenta passar uma imagem de humildade e confiança em Deus quando, de fato, deixar que o julgamento dessa questão ficasse nas mãos de Deus é exatamente o que ela deveria ter feito já desde o início. Agora compare a resposta acima com esta aqui:

A Sentinela de 1/9/1989, pág.19, par.7:
"Apenas as Testemunhas de Jeová, os do restante ungido e os da Grande Multidão, qual organização unida sob a proteção do Organizador Supremo, têm esperança bíblica de sobreviver ao iminente fim deste sistema condenado, dominado por Satanás, o diabo."

Pois é, leitor, como você acabou de ver, esses irmãos sabem tudo mesmo! A única coisa que eles não sabem - ou talvez esqueceram - são essas palavras do nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo: "Parai de julgar, para que não sejais julgados; pois, com o julgamento com que julgais, vós sereis julgados; e com a medida com que medis, medirão a vós." - Mateus 7:1,2.
LIBERTOS!
Participe! Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com
O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.

Voltar para o conteúdo