009 O demônio Belfegor - Testemunha de Jeová

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 009
O DEMÔNIO BELFEGOR
Revista A Sentinela de 15 de novembro de 1990, página 9.


Antes de mostrar a figura estranha das Testemunhas de Jeová, é necessário que você entenda uma técnica de ilusão de ótica.

Por exemplo, ninguém hoje sabe como era a fisionomia de Jesus, correto?

Mesmo assim, há por aí várias concepções artísticas diferentes mostrando um rosto com cabelos encaracolados ou ondulados e barba, como na foto colorida.
Um antigo exemplo de pareidolia é mostrado na foto em preto e branco. (Não é uma figura produzida pelas Testemunhas de Jeová.) Uma interpretação da imagem é que, entre o casal, há a cabeça ou o perfil de um homem barbado, de olhos cerrados e com cabelos ondulados. Muito parecido com representações cristãs de Jesus. Consegue visualizá-la? O que estaria fazendo esta cabeça gigante de Jesus flutuando na fotografia do início do século XX?

Naturalmente, quando o fotógrafo bateu a foto, não havia ali algum rosto de Jesus.

O que há ali, de fato, é uma criança.

"Criança? Onde?", você talvez pergunte.

Sim, se você der uma segunda olhada na foto, poderá, com algum esforço, perceber que há uma criança sentada no colo do homem. A figura da criança é que faz a ilusão da imagem de Jesus. Esta fotografia é um exemplo notável de pareidolia e também da ambiguidade de imagens.

Surpreendentemente, a primeira interpretação que a maior parte das pessoas tem não é da criança que, depois de indicada, se torna óbvia, e sim uma cabeça gigante que não se encaixa no contexto da imagem.

Leitor, mesmo com as dicas, ainda não conseguiu ver a criança? É compreensível.

Ver a imagem em cores talvez possa ajudá-lo a ver a criança sentada no colo do homem.




E agora, leitor, conseguiu perceber o perfil de Jesus bem como a criança com chapeuzinho branco?

Caso não tenha notado uma ou outra figura, sinto muito, não sei o que mais eu poderia fazer para tentar ajudá-lo a ver a imagem que não conseguiu notar. Mas, que as imagens ambíguas estão lá, estão.

Pois bem. Que relação tem isso com as Testemunhas de Jeová? Simples. As Testemunhas de Jeová também tem uma ilustração usando uma técnica desse tipo. Mas nela não se nota a figura de Jesus. O que vemos é a estampa de Belfegor. Se na situação acima você admite que sua percepção falhou para enxergar a criança ou a figura de Jesus, então, talvez encontre dificuldade - igual ou maior - de perceber a figura de Belfegor embutida na ilustração das Testemunhas de Jeová.



Repare a barba comprida e pontiaguda. Veja também as orelhas longas, compridas.

É quase certo que a maioria das Testemunhas de Jeová nunca viu a figura acima e tampouco sabe a quem retrata. Trata-se de uma representação do demônio Belfegor (Belphegor, Beelphegor), "um dos sete príncipes que governam o Inferno" , segundo a Wikipédia.

O incrível é que o desenhista das Testemunhas conseguiu uma maneira engenhosa de disfarçar/esconder em certa ilustração uma FACE que lembra bem de perto o rosto de algum parente desse barbudo diabólico! Não se trata da mesma imagem. Logo, não tente encontrar todos os detalhes de Belfegor na imagem ocultada das Testemunhs que verá a seguir, ok?

É preciso ter atenção! O desenhista deu um show em arte gráfica!

Um efeito especial revela uma face, não exatamente igual a de Belfegor, mas do mesmo tipo, da mesma família, talvez a face de um de seus parentes...

Consegue encontrá-la?
Olhando para Jesus

Não conseguiu encontrar? É compreensível. Não é fácil mesmo. Trata-se de um efeito com elevado grau de difuldade.

Considere abaixo a ajuda disponível para se indicar onde aparece a ambiguidade.


A sub-imagem (figura central) projeta os contornos da face revelando onde está a semelhança dos olhos, boca, chifres...

Veja os detalhes: pode-se notar o contorno do rosto, com orelhas alargadas, nariz proeminente, boca e lábios grossos, a barba de carneiro... (Lembre-se: se você teve dificuldade de encontrar a criança ou Jesus na foto mostrada no exemplo que lhe dei, então, provavelmente terá maior dificuldade aqui. Devido as nuances de cores, o caso é bem mais complexo.)

Leitor, se ainda assim, não consegue perceber nada, desculpe-me, não sei o que mais eu poderia fazer para tentar ajudá-lo a ver a ilusão de ótica de Belfegor. Mas, que ele está lá, ah... isso está.

Em todo o caso, a liderança das Testemunhas de Jeová considera muito apropriada a fantástica gravura acima e a republica na revista A Sentinela de 15 de dezembro de 1999, página 15, agora, como parte do artigo "Nunca retrocedamos para a destruição!" Será que o demônio escondido ali deseja realmente que as pessoas "nunca retrocedam para a destruição"? A reimpressão justamente desta imagem concorda com essa ideia? O que acha? Uma coisa é certa: o pincel do desenhista não criou vida e fez tal semelhança sozinho, fez? O incrível é que toda Testemunha de Jeová, PRECISA aceitar isto como "alimento apropriado" servido por Jeová! Esta figura merece ser vista diretamente na publicação original. O efeito salta aos olhos! Também aparece no livro O Maior Homem Que Já Viveu, capítulo 120.

NÃO É SÓ ISSO! ACESSE MUITO MAIS EM "ESTUDOS", NO ALTO DA PÁGINA!

Voltar para o conteúdo