FIGURA 037
S NÃO ESTAVA LÁ
LIvro O Maior Homem Que Já Viveu, capítulo 6, publicado em 1991.
LUCAS 2:25-32
25 Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão; esse homem era justo e devoto, e esperava o consolo de Israel, e o espírito santo estava sobre ele. 26 Além disso, ele havia recebido a revelação divina, pelo espírito santo, que ele não veria a morte antes de ver o Cristo de Jeová. 27 Assim, sob o poder do espírito, ele foi ao templo; e quando os pais levaram o menino Jesus para dentro, a fim de lhe fazer o que era o costume segundo a Lei, 28 ele pegou a criança nos braços, louvou a Deus e disse: 29 “Agora, Soberano Senhor, estás deixando o teu escravo ir em paz, segundo a tua declaração, 30 porque meus olhos viram teu meio de salvação, 31 que preparaste à vista de todos os povos, 32 uma luz para remover o véu das nações e uma glória para o teu povo, Israel.”
As Testemunhas de Jeová ilustraram este relato através da figura abaixo.
Encontra Jesus
O curioso é que esta mesma ilustração, ao ser republicada anos depois, sofreu algumas alterações "estranhas" que dão margem a debates...
Compare as ilustrações e veja se consegue - por si só - descobrir o que mudou.
Ah... Tenha em mente que embora o desenhista pudesse, por exemplo, limitar-se a dar mais nitidez ao desenho original, preferiu fazer modificações.
Antes de identificar o que mudou, perceba que, mais tarde, a ilustração foi novamente reedidata.
E aí? Conseguiu encontrar alguma modificação estranha?
Concentre-se no "antes" e no "depois" dos cabelos da mulher idosa.
Além da melhoria gráfica, percebeu a alteração nas formas? Entre as mudanças na ilustração para 1991, a liderança das Testemunhas de Jeová concluiu ser apropriado colocar o S nos cabelos da profetisa Ana! Pelo visto, ele estava fazendo falta... E, por isso, foi inserido.
Cá entre nós, seria possível que o desenhista mantivesse o desenho dos cabelos como na primeira imagem, sem modificá-los? Claro que sim! O formato anterior não prejudicava a compreensão da mensagem! Mas... o ilustrador foi direto nos cabelos dela para desenhar propositadamente aquilo! Tenha total certeza de que a presença deste "sinal" não foi por algum engano ou casualidade. Nem apareceu misteriosamente sem o desenhista saber...
Desde 1991 (ou um pouco mais tarde) a presença do sinal foi notada e denunciada. A liderança das Testemunhas recebeu críticas à nivel mundial. Será que houve algum arrependimento por parte da liderança das Testemunhas de Jeová devido ao ti-ti-ti gerado pela colocação do S no desenho? Não! Claro que não! A manifestação de S nas publicações é tudo de bom para a "organização das Testemunhas"! Tanto é assim que - cerca de 24 anos depois - fez-se outra reedição da imagem e, embora melhorassem a visibilidade dos olhos da idosa, acharam bom mater o S em evidência! Pouco importou o tropeço que o sinal tivesse causado em alguns! O S manteve seu lugar de destaque garantido na ilustração!
Ironicamente, o que não fez falta na primeira reedição foi o dedão da mão direita do homem que segura o bebê, já que aparece na primeira imagem mas não na segunda... Note:
Curiosamente, os designados para esquadrinharem meticulosamente cada figura não perceberam a ausência do dedo nem com uma lente de aumento que afirmam usar... (Sobre isto, note o Estudo 4 Imaginação ou Deliberação?)
Após longos trinta anos, o caso do dedo invisível foi resolvido quando modificaram o manto que envolve o bebê Jesus.
Mais interessante do que isso, repare que a fisionomia do bebê foi mudada! Acompanhe:
E, por falar em Jesus, por qual razão acha que modificaram radicalmente a figura do bebê? Mistério! Há quem pense que a substituição visava homenagear ao segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados: Joseph Franklin Rutherford. Será? Olhe bem para o recém-nascido na terceira figura acima. Ao ver a fisionomia do bebê - guardada as devidas proporções - acha que faz lembrar a expressão no olhar de Rutherford?
Joseph Franklin Rutherford
Qual seria a resposta das Testemunhas de Jeová para todas essas questões, heim?
Não! Não posso crer na inocência das ilustrações das Testemunhas de Jeová. Por que não? Ora, uma organização que é denunciada mundialmente por, entre outros, inserir símbolos em suas ilutrações deveria ter o máximo de cuidado para não permitir que algo assim ocorresse e que não viesse a causar pedra de tropeço, não é mesmo? Mas, agora vem um desenhista e coloca deliberadamente um S onde antes nada havia é demais para mim...
NÃO É SÓ ISSO! ACESSE MUITO MAIS EM "ESTUDOS", NO ALTO DA PÁGINA!