043 O Obelisco - Testemunha de Jeova

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 043
O OBELISCO
"Eis Que Faço Novas Todas As Coisas",  brochura publicada em 1986,  página  20.

Consegue notar um obelisco entre os túmulos?

Não viu?

Nem sabe o que é um obelisco?

Veja agora em destaque em amarelo, no canto esquerdo:

Mas, o que isso tem de estranho? Vejamos agora.

O QUE SÃO OBELISCOS
Despertai! de 8 de julho de 1982, página 16:
"... são monumentos egípcios com a forma de afilados pilares de pedra, de quatro lados, que terminam em uma ponta de forma piramidal..."


O QUE REPRESENTAVAM
Despertai! de 8 de julho de 1982, página 16:
"Eram talismãs do deus-sol. Plínio, o Velho, antigo escritor romano, sustentava que representavam raios de luz solar. Eram erigidos em templos e ao longo de altares, e os sacerdotes faziam oferendas aos deuses na frente deles, porque se acreditava até mesmo que personificavam várias divindades."

Despertai! de abril de 2007, página 14:
"O objetivo desses monumentos era honrar o deus-sol Rá. Foram erigidos para agradecê-lo por sua proteção e pelas vitórias concedidas aos soberanos egípcios, bem como para pedir favores."


RÁ - DEUS-SOL E AS PRAGAS DO EGITO
Despertai! de 8 de fevereiro de 1989, página 23:
"Começou a haver uma escuridão sombria em toda a terra do Egito, por três dias", um nono golpe. (Êxodo 10:21, 22) As luzes de Rá, o deus-sol; Sequet, a deusa que ostentava o disco solar; e Tot, o deus-lua, foram literalmente apagadas."
"se acreditava... que personificavam várias divindades."
O que um OBELISCO estaria fazendo na publicação das Testemunhas de Jeová — numa cena que procura retratar a ressurreição?

Diante disso, talvez diga uma TJ: "Ah...! Não se trata de um obelisco... É simplesmente mais um túmulo igual aos demais mostrados na figura, só que este é mostrado de perfil..."

Não! De certo, não se trata de um túmulo "igual aos demais mostrados na figura". Note as pontas em forma de pirâmide — algo que decisivamente o DIFERE dos demais. Também, a parte inferior não é "igual aos demais". Não há lugar para dúvida quando se confere a imagem diretamente da brochura.

Agora que o leitor talvez aprendeu mais sobre o significado de um obelisco, é somente natural que estranhe e pergunte: '"Que NECESSIDADE teve o Corpo Governante de ilustrar a cena da ressurreição com um 'talismã do deus-sol'"? Acha que a ilustração não transmitiria a mensagem pretendida se o obelisco não fosse desenhado ali?

Em 1987 ― um ano depois ― a gravura foi republicada. (Também no livro Linguagens de Sinais, página 231, de 1992) Desta vez, o talismã de Rá não foi exposto. Confira no tratado "Que Esperança Há Para Entes Queridos Falecidos?", páginas 3 e 4:



Esta é a ilustração exata que aparece no tratado. Notou o sumiço do trecho onde aparece o obelisco? Seria alguma retratação por parte das Testemunhas de Jeová, tal qual a de Jó:

"Falei, mas não estava entendendo . . .
Faço uma retratação e deveras me arrependo em pó e cinzas."?
― Jó 42:3-6.

Pois é... Se, sobre os obeliscos, "se acreditava até mesmo que personificavam várias divindades", por que, então, promover um símbolo maligno? É isso edificante? Pense, colega, pense: Que estranha mensagem se transmite associando uma cena de ressurreição com Rá o deus-sol que foi "apagado" ou "morto" por Jeová no Egito?
"Uma Estranha Combinação"

Despertai! de abril de 2007, página 15:

"A Igreja Católica Romana admite que os obeliscos foram 'dedicados ao Sol por um rei egípcio' e que, no passado, 'traziam grandeza fútil aos profanos templos pagãos' (...) Um bispo cantou diante do obelisco do Vaticano: 'Eu o exorcizo para levar a santa cruz e permanecer livre de toda a impureza pagã e ameaças de iniqüidade espiritual.' (...) Portanto, à medida que um turista examina os obeliscos existentes em Roma hoje, ele talvez pense na engenhosidade necessária para extrair, transportar e erguer esses monumentos. Pode ser também que ele fique admirado de ver que esses obeliscos, usados na adoração do Sol, adornam a cidade dos papas - sem dúvida uma estranha combinação!"


Pois é, leitor, da mesma forma, muitos ficam admirados "de ver que esses obeliscos... adornam" publicações das Testemunhas de Jeová.
Pela web descobri que a figura com o obelisco também aparece em cores. Porém, desconheço em qual publicação.


Repare que houve algumas mudanças quando se compara a gravura em preto e branco com a colorida:

1) Sumui a lápide atrás da menina que corre;
2) Atrás do casal abraçado, as flores foram modificadas;
2) Atrás do casal abraçado, o pássaro recebeu um melhor tratamento, agora, porém, não se vê mais o rabo do pássaro;
3) A mulher que abraça o homem tem agora a sua cintura não mais coberta pelo casaco;
4) Os pés das amigas orientais são visíveis, bem como os joelhos das meninas que correm;

Há outras modificações; porém, na ocasião houve uma certeza: o obelisco continuaria - agora, melhor definido...

Garanto que a maioria
das Testemunhas de Jeová
não notou nenhuma modificação...

NÃO É SÓ ISSO! ACESSE MUITO MAIS EM "ESTUDOS", NO ALTO DA PÁGINA!



Divulgue seu artigo crítico gratuitamente!
Envie-o para avaliação: indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo