084 Corpo governante - O mediador supremo - Testemunha de Jeova

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 084
CORPO GOVERNANTE - O MEDIADOR SUPREMO
Revista A Sentinela de 1º de outubro de 1987, página 10.

Agradecimentos a Hélio Eduardo de Souza

Observando a figura ao lado, aparentemente não vemos nenhum traço estranho, ou fusão de imagens. A mensagem está mesmo é na apresentação do desenho.

Note que as mãos celestiais que representam a Deus seguram a anterior sede mundial das Testemunhas de Jeová em Brooklyn, Nova Iorque, EUA, e dela jorra uma chuva de publicações que caem sobre o Salão do Reino (templo das TJs). A seguir, um grupo de alegres Testemunhas sai à rua com suas pastas para a divulgação de suas mensagens. Mas vamos fazer uma releitura desta ilustração:

a) Podemos ver três elementos básicos: Jeová (as mãos), a Watchtower (os prédios) e as Testemunhas saindo do Salão do Reino.
b) e, como elemento secundário, há várias literaturas, entre elas a Bíblia e a revista A Sentinela.



Como sabemos, só há um mediador entre Deus e os homens: Jesus Cristo (1 Timóteo 2:5); mas onde Jesus aparece nessa mediação? Note que os prédios ocupam a posição que seria de Jesus. Deste modo as Testemunhas de Jeová são mediadas pela Watchtower, e não por Jesus!
Outra coisa curiosa é a posição ocupada pela revista A Sentinela. Veja que ela é a primeira a cair das "comportas dos céus" sobre o Salão do Reino, sendo seguida pela revista Despertai! e outras publicações da Watchtower, para depois vir o que parece ser a Bíblia - ou não. Deste modo percebemos a superioridade das revistas A Sentinela e Despertai! sobre a própria Bíblia.

Contudo, há algo mais nessa figura: veja que o homem à frente do grupo leva a revista A Sentinela em sua mão esquerda, enquanto a sua mão direita está dentro do bolso da calça. Todo o restante do grupo também usa a mão esquerda para levar as pastas de publicações; contudo, podemos ver em quarto plano um homem segurando uma Bíblia com sua mão direita. Então, se levarmos em conta que as TJs evitam transportar suas Bíblias à mostra do público, isto talvez queira sugerir alguma coisa:

1º) O lado esquerdo é usado como elemento místico entre os esotéricos. (Compare Mateus 25:32, 33)

2º) O homem que leva a Bíblia em sua mão direita é negro, e está em 4º plano em relação ao homem branco que está à frente com A Sentinela em sua mão esquerda; isto tudo pode sugerir que a Bíblia é de menor importância para a liderança das Testemunhas que coloca a revista A Sentinela como base das suas doutrinas. A cor da pele do homem que carrega a Bíblia também pode sugerir duas interpretações. Primeiro, como já foi dito, uma posição inferior (uma alusão ao racismo); ou, se analisarmos por uma corrente mística, a palavra negro significaria conhecimento.

Também o fato do homem da Sentinela estar com sua mão direita dentro do bolso pode sugerir a origem do verdadeiro lucro auferido pela Watchtower, ou seja: cada 'donativo voluntário' pelas revistas A Sentinela, Despertai! e demais publicações...

Independente da mão usada para segurá-las, ao folhearmos diversos livros e revistas é bem comum encontrarmos ilustrações destacando a Bíblia, digo, as publicações da liderança.
Em TODOS os cinco casos, ainda que a Bíblia componha o cenário, a atenção é direcionada às "publicações providas por Jeová." — Mensário Nosso Ministério do Reino de agosto de 1980, página 4, parágrafo 1.

Figura 1 Temos o que parece ser a Tradução do Novo Mundo e as edições de A Sentinela e Despertai!. Qual das publicações a jovem, que encara o leitor, coloca numa posição mais elevada? Ela mostra à você as revistas, não a bíblia.

Figura 2 A bíblia não aparece. A criança segura o livro Aprenda do Grande Instrutor.

Figura 3 Não há bíblia. Mostra-se a brochura Quando Morre Alguém Que Amamos.

Figura 4 A bíblia está na cena. Provavelmente foi/será usada. Mas o foco da ilustração não está nela.

Figura 5 A bíblia está na cena. Provavelmente foi/será usada. Porém, no momento, o destaque é para a publicação que a pessoa recebe.
Fonte: Livro O Que a Bíblia Realmente Ensina, página 93.
A Sentinela, dezembro de 2018

Assim, em resultado da influência das ilustrações - e de admoestações verbais diretas - não raro vemos a pregação, light, feita apenas com as revistas do Corpo Governante.

Voltar para o conteúdo