105 Os chifres do Diabo louvam a Deus? - Testemunha de Jeova

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 105
OS CHIFRES DO DIABO LOUVAM A DEUS?
Revista A Sentinela de 15 de março de 1997, capa



Leitor, abaixo você vê um gesto universal.
Pergunto: pode o cristão usar este gesto ou sinal?

Sim. Tendo em vista o que vem explicado imediatamente a seguir, não há objeção a que o servo de Deus use este gesto.

Por que não? Que mensagem "oficial" ele transmite?
• Este gesto significa "eu amo você".
• O gesto oficial em um selo americano.
Testemunhas de Jeová, membros de congregações em língua de sinais, saudando visitantes.
Padre Marcelo e Xuxa
LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) - No Brasil, é a língua natural da pessoa surda. Este sinal faz parte das configurações de mão da língua de sinais brasileiros. Este símbolo, com três dedos levantados, deve ser entendido como "eu te amo", "eu te quero", ou simplesmente "olá".
Este é um gesto oficial da linguagem de sinais de vários países.
A linguagem dos surdos é um idioma!
Um personagem conhecido do mundo infantil é o Spider-Man (Homem-Aranha). Repare que ele também usa os três dedos levantados. Porém, o gesto é feito com outra intenção. Em vez de significar "eu te amo", a finalidade é disparar sua teia.


O gesto do Homem Aranha NÃO é feito para se comunicar em LIBRAS.


Mas, o que dizer deste gesto, abaixo?
Note que agora são apenas dois dedos levantados.




PROVÉRBIOS 6
12 O homem imprestável, o homem daquilo que é prejudicial está andando com perversão de fala, 13 piscando o olho, fazendo sinais com o pé, dando indicações com os dedos. 14 Há perversidade no seu coração. Todo o tempo projeta algo mau. Continua enviando meramente contendas. 15 É por isso que chegará repentinamente o seu desastre; num instante será quebrantado, e não haverá cura.


Uma pesquisa pelo Google, indicará que este gesto se originou e foi popular na Itália, especificamente na cidade de Nápolis.
Segundo se explica, os dois dedos para cima representam os próprios chifres do diabo. Os três dedos para baixo representam a trindade negada.
Com os perigos da repressão o gesto entrou em desuso. Porém, continuou a ser perpetuado no meio ocultista onde seu significado original não se perdeu.




O sinal ganhou maior notoriedade com este homem: Anton Szandor LaVey.





Em 1969, Anton LaVey escreveu A Bíblia Satânica (The Satanic Bible).




Anton LaVey - já falecido - foi líder da primeira organização abertamente satânica da história. Note os gestos.

Apenas DOIS dedos são usados para formar a mensagem
No Satanismo a mão chifrada passa a ser uma forma de saudação e de reconhecimento entre irmãos e irmãs em Satã, sendo usada também em praticamente todos os rituais satânicos. A força dos chifres, o contato com a natureza, a fertilidade, o lado animal, a geração carnal, a rebeldia, a alegria, enfim, tudo aquilo que o diabo representa é invocado quando o Símbolo do Caminho da Mão Esquerda é feito.
Gestos durante um ritual
Estátua de cera de Anton Szandor LaVey

OUTROS USOS


1
Este sinal também está relacionado com o Mudra indiano e budista, e pode ter diferentes interpretações. Exemplo: tarjani-mudra e karana-mudra.


Tarjani-mudra ou Gesto do Ataque "Eliminação da negatividade"



2
Assim como no Brasil, em diversos países o sinal também é usado sobre a cabeça para indicar traição do cônjuge. Vulgo corno, cornudo.




3
Na Universidade do Texas, que tem como mascote o touro Texas Longhorn (ou texano de chifre comprido), seus alunos, ex-alunos e torcedores de seu time de futebol americano fazem este sinal com a mão. Este sinal é chamado de "Hook 'em Horns" (chifre neles). Naturalmente, o gesto não deseja a vitória para o outro time, nem algo positivo ou benéfico.






4
O uso do gesto foi além dos rituais satânicos fechados por volta dos anos 70 quando, entre outros, o cantor Ronnie James Dio popularizou suas apresentações saudando o público com o que ele chamou de "Maloik". Segundo Dio, o sinal serve para afastar mau-olhado. Com o tempo, o gesto passou a ser imitado por inúmeras bandas de peso. Naturalmente, isso não santificou ou tirou a sombra negativa deste gesto. Muito pelo contrário, serviu para reforçar ainda mais sua natureza negativa não somente trazendo de volta o antigo significado de força e poder, mas também unindo a ele agora toda a rebeldia, alegria e festividade do rock ’n roll...


Não é "eu te amo" que dizem os metaleiros ao assim gesticularem!

Por desconhecem o significado de um ou outro sinal, alguns costumam confundi-los.
Alguns usam erradamente os dois dedos esticados querendo dizer tão somente "eu amo você". De modo similar, outros usam erradamente os três dedos esticados em relação ao rock...
Para você lembrar:


Nessa altura você talvez já se tenha perguntado o que tudo isso tem haver com as Testemunhas de Jeová, não perguntou?
Pois bem, agora que o leitor já sabe a diferença entre o gesto feito com dois dedos esticados e o gesto feito com três dedos esticados, queira notar o tipo de gesto feito por um dos personagens abaixo, na capa da revista publicada pelas TJs, A Sentinela:
Ainda não conseguiu perceber o gesto? O ideal é você verificar isso direto da publicação original: A Sentinela de 15 de março de 1997.
Esta ilustração reaparece, em preto e branco, na página 5 desta mesma revista.
Ampliando para você notar melhor:

Que horror! Em agradecimento, o ressuscitado Lázaro faz o gesto, digamos, negativo.
Com diz a juventude de hoje, isso é "Irado"!

Parabéns corpo governante!



PENSE NISSO 1
Leitores, será que a liderança das Testemunhas de Jeová - o corpo governante - teria alguma responsabilidade pela publicação da capa desta A Sentinela? Ora, é claro que sim! Pois eles tanto sabiam da capa como aprovaram esta ilustração. Note:

"Cada artigo, tanto da Sentinela como de Despertai!, e cada página inclusive as gravuras, são esquadrinhados por membros escolhidos do Corpo Governante antes de irem para a impressão."  ― A Sentinela de 1º de março de 1987, página 15.

Se tomarmos essa declaração como verdadeira, surge a pergunta: Por que o corpo governante aprovou/permitiu/autorizou que Lázaro fizesse um gesto usado pelos satanistas?


PENSE NISSO 2
Será que o corpo governante acredita que o costumeiro "sinal com os dedos" feito pelos roqueiros tem ligação como Satanás? Observe o que escreveu uma dos leitoras de Despertai! na edição de 8 de setembro de 1985, página 28:

"Como jovem cristã, nascida no Rio de Janeiro, a atração maior para mim este ano foi o “Rock in Rio Festival”. Apesar de não ter podido assistir a ele, pois atualmente moro em São Paulo, não perdi um só momento dele. Vi todo ele pela TV, e ficava tão envolvida ao ponto de sair dançando, muitas vezes levantando a mão e fazendo o sinal com os dedos como todos faziam. Várias vezes fui repreendida pelo meu patrão que é ancião [superintendente] da congregação local. Mas, eu continuei agindo assim. Agora sei o mal que fazia: Glorificava o deus deste sistema de coisas, Satanás."


PENSE NISSO 3






Se você é TJ e acha que o sinal feito por Lázaro na capa de A Sentinela apenas "chega perto" mas não é o mesmo usado, por exemplo, na igreja satânica, por favor, leia estas duas citações (os destaques são meus):

• "Visto que nos esforçamos em manter a integridade, não procuramos brechas na lei de Deus. Não tentamos chegar o mais perto possível do pecado sem sermos punidos. Não nos concentramos apenas nas possíveis conseqüências judicativas de uma transgressão. Em vez disso, nos concentramos em fazer o que agrada a Jeová, evitando tudo o que feriria seus sentimentos. Em vez de ver até que ponto podemos ir sem realmente pecar, nós nos mantemos longe do pecado e ‘fugimos da fornicação’. (1 Cor. 6:18) Desse modo mostramos que somos realmente pessoas íntegras." - Fonte: A Sentinela de 15 de dezembro de 2008, página 9, parágrafo 10.

• "... devemos nos afastar o máximo possível da transgressão, em vez de ver quão perto podemos chegar sem sermos vencidos pelo pecado." - Fonte: A Sentinela de 15 de maio de 2012, página 26, parágrafo 13.

Será que esses princípios se aplicam também aos desenhistas das Testemunhas de Jeová? Na teoria sim. Na prática...

Pois é, leitor. Com um canto da boca o corpo governante diz que o cristão não se interessa em saber até quanto pode se aproximar da linha divisória que separa a boa da má conduta. Mas, com o outro canto da boca, ele próprio aprova um sinal adotado pela igreja satânica - como se ninguém fosse notar!  (Aliás, o corpo governante não deixa de ter razão... Eu mesmo, na época, ainda como TJ ativa, distribuí várias edições desta revista pelas casas e ruas e não notei este gesto ocultista e nenhum estudante ou morador disse algo sobre este gesto... De fato, até hoje nunca ouvi ninguém referir-se ao gesto "irado" de Lázaro desta ilustração. E olha que milhões de Testemunhas de Jeová distribuíram em média 20.980.000 da edição desta revista, em mais de 120 idiomas!)

Sobre não notar símbolos que estão como se diz "na nossa cara", leia o comentário do corpo governante:

Revista Desperta! 8 de dezembro de 1986, página 31:
“Verificamos que crescentes números envolvem-se na adoração dos diabos,
orgulhando-se de comunicar-se por meio de símbolos ocultistas que a maioria de nós nem sequer notaria.”

Pois é, leitor, como não houve objeções, e confirmando a validez do gesto, o corpo governante repetiu "o sinal com os dedos" que "glorificava o deus deste sistema de coisas, satanás", ao permitir que esta ilustração fosse mantida inalterada para compor o volume encadernado anual das revistas A Sentinela, distribuída no ano seguinte.

Respondendo a pergunta feita no alto da página, diante do peso de várias imagens que compõe o acervo deste site, (com mais de 100 figuras estranhas publicadas pelas Testemunhas de Jeová) e tendo por base a publicação e repetição da figura de Lázaro gesticulando desta maneira, sim, "os chifres do Diabo louvam a Deus!" - pelo menos para o corpo governante...
Voltar para o conteúdo