EZEQUIEL 23:40, 42
" 40 E mais ainda: mandaram vir uns homens de longe; fora-lhes enviado um mensageiro, e eis que vieram; por amor deles, te banhaste, coloriste os olhos e te ornaste de enfeites;
42 Com ela se ouvia a voz de muita gente que folgava; com homens de classe baixa foram trazidos do deserto uns bêbados, que puseram braceletes nas mãos delas e, na cabeça, coroas formosas.
— João Ferreira de Almeida Revista e Atualizada.
ANÁLISE
"O povo de Deus é representado como duas irmãs - Samaria (o Reino do Norte, ou Israel) e Jerusalém (O Reino do Sul, ou Judá). Ezequiel descreve-as como mulheres infiéis a Deus, que cometeram adultério espiritual, prostituindo-se com outras nações." — Nota da Bíblia de Estudo Pentecostal, em Ezequiel 23:2.
Leitor, onde se insinua que o mero uso de "joias de adornos" (versículo 26) tenha sido a razão básica das dificuldades? Longe disso! Leia o capítulo 23 inteiro. Lerá a respeito do proceder imoral desta mulher. Por exemplo, nos versículos 19-21:
19 Ela, todavia, multiplicou as suas impudicícias, lembrando-se dos dias da sua mocidade, em que se prostituíra na terra do Egito. 20 Inflamou-se pelos seus amantes, cujos membros eram como o de jumento e cujo fluxo é como o fluxo de cavalos. 21 Assim, trouxeste à memória a luxúria da tua mocidade, quando os do Egito apalpavam os teus seios, os peitos da tua mocidade.
Argh! Não, não era simplesmente porque usava adornos que Deus permitiria que tal mulher representativa fosse punida. "Essas coisas se te farão, porque te prostituíste após os gentios, e te contaminaste com os seus ídolos. No caminho de tua irmã, andaste; por isso, entregarei o seu copo na tua mão." (versículos 30 e 31.) - Veja também os versículos 37-39.