114 Semelhança apenas? - Testemunha de Jeová

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 114
SEMELHANÇA APENAS?
Livro Meu Livro de Histórias Bíblicas, de 1978/2004


Visitando minha livraria predileta de livros antigos, encontrei um jogo de livros de histórias bíblicas escrito por Arthur S. Maxwell (Adventista do Sétimo Dia) chamado The Bible Story [A História da Bíblia], publicado no período de 1953-57.
A HISTÓRIA DA BÍBLIA

O curioso é que esta publicação traz ilustrações muitíssimo parecidas com as da obra Meu Livro de Histórias Bíblicas (My Book of Bible Stories), publicada pelas Testemunhas de Jeová em 1978 e republicada em 2004.


1978  /  2004
MEU LIVRO DE HISTÓRIAS BÍBLICAS


Um amigo me deu algumas referências de gravuras de Maxwell que parecem plagiadas pelo Meu Livro de Histórias Bíblicas. Observe as seguintes ilustrações:


Vamos comparar!


Em ambas publicações, a cena refere-se ao primeiro casal humano, Adão e Eva, no paraíso. "Mas, onde está a suposta semelhança", você talvez pergunte. Bem, reveja as ilustrações e compare os pássaros publicados nos livros.



Você que é Testemunha de Jeová, pelo-amor-de-deus, seja sincero: se o site indicetj não te informasse que um destes desenhos não é das TJs, você saberia identificar qual deles olhando apenas para a comparação acima?

Pois é... Um deles foi produzido muitos anos antes do lançamento do livro das Testemunhas de Jeová... Qual seria?
Meu Livro de Histórias Bíblicas, das Testemunhas de Jeová, história 3.
Livro História da Bíblia, de Maxwell, volume 1, página 52.
Note que os pássaros das Testemunhas de Jeová (segunda figura) parece ser uma imagem espelho quase exata da gravura de Maxwell.
Isso não pode ser simplesmente coincidência!

O próximo exemplo traz uma "inspiração" menos escancarada feita pelo Meu Livro de Histórias Bíblicas.
A seguir, foque no menino da flecha na ilustração de A História da Bíblia, volume 2, página 8.




A ilustração a baixo mostra o menino publicado pelas Testemunhas de Jeová, história 17.



Note que o desenhista das Testemunhas de Jeová também coloca o jovem...
1) ... de pé,
2) ... na frente de uma barraca,
3) ... mirando sua flecha.

A posição do menino apresenta pouca diferença em relação ao outro. Até mesmo a barraca no fundo é muito parecida!
Note que ambas as barracas têm faixas que entram na mesma direção e as posições similares dos dois topos de cada barraca em relação ao garoto.
Não se deixe enganar... Isso não aconteceu por acaso... O desenhista das Testemunhas de Jeová conhecia as gravuras do livro publicado por Arthur S. Maxwell (Adventista do Sétimo Dia).
Se você é Testemunha de Jeová talvez queira notar que a publicação de Maxwel traz muitas outras figuras que, digamos, foram fonte de inspiração para as diversas figuras das Testemunhas de Jeová - não apenas para o Meu Livro de Histórias Bíblicas mas também para outras publicações tais como O Maior Homem Que Já Viveu...

Lá nos anos 70, a liderança das Testemunhas de Jeová não imaginava que surgiria algo chamado internet que revelaria seus segredos...

Assista ao vídeo com as publicações de Maxwell. Talvez você mesmo encontre outras "inspirações".
COLEÇÃO A HISTÓRIA DA BÍBLIA
Veja página por página de alguns exemplares
CONCLUSÃO:
Considerando que The Bible Story (A História da Bíblia) foi publicado em 1955 e a Watchtower publicou "Meu Livro de Histórias Bíblicas" em 1978, eu tenho que concluir que a Watchtower ou "inspirou-se" na publicação de Maxwell ou Maxwell e a Watchtower inspiraram-se em fontes similares.

Neste momento, eu me sinto compelido a citar o número de 15 de janeiro de 1954 "A Sentinela" (página 38 - Edição Americana). Em um artigo intitulado " Você Respeita Pessoas que fazem Plágios"?, no qual a Sociedade acusa um ministro das Igrejas de Cristo de Nova Iorque, chamado Antônio Ochoa de plagiar artigos da "A Sentinela" e "Despertai!" e de os publicar nos jornais das Igrejas de Cristo "Gospel Broadcast".

"O QUE você acha de um homem que consegue artigos de uma revista e os publica em outra revista? O que você pensa quando ele coloca o nome dele como autor dos artigos roubados? O que pensa você dele quando ele continua fazendo isto mesmo depois que ele é pego e depois de prometer parar com isto? E será que o fato de ele reivindicar ser ministro de religião não lhe choca ainda mais?"

Eu gostaria de perguntar para os leitores de "A Sentinela" - O que acha você de uma organização que usa gravuras de um livro e apenas com ajustes secundários os publica em outro? O que pensa você quando aquela organização coloca seu nome aos quadros? E será que o fato de que aquela organização reivindicar ser o atual canal de comunicação de Jeová com a humanidade não lhe choca ainda mais?

"Novamente, o que você acha de uma revista que usa artigos plagiados? O que acha você do julgamento de tal revista quando ela denuncia como falsa outra revista, e então se vira e imprime como verdade os artigos plagiados dela? O que você acha do editor que diz da revista acusada que suas palavras são desprezíveis, quando esta faz a ele uma advertência aos plágios? O que pensa você dele quando ele ignora as provas enviadas a ele? O que você acha quando a revista dele continua usando os artigos roubados? E será que o fato de que esta revista posar como Cristã, faça o plágio ser até mesmo mais repreensível? "

Considerando que The Bible Story (A História da Bíblia) foi publicado por alguém que não é Testemunha de Jeová e sim, ele seria considerado por ela como sendo parte de Babilônia a Grande, a grande prostituta, denunciada como falsa pela Torre de Vigia. Assim, leitores de "A Sentinela", o que vocês acham do julgamento dos editores de um livro que plagia de fontes consideradas parte de Babilônia a Grande? E será que o fato de este livro posar como Cristão, faça o plágio ser até mesmo mais repreensível?

"Pode você ter confiança em tal escritor? ou na sua revista que usa suas cópias plagiadas? ou no editor que a dirige ? Considere os fatos, e então forme sua opinião."

Sim, considere os fatos, e então forme sua opinião.



Mateus 12:37
"Pois é pelas tuas palavras que serás declarado justo e é pelas tuas palavras que serás condenado".


Considere também outras inspirações das Testemunhas de Jeová:



Divulgue seu artigo crítico gratuitamente!
Envie-o para avaliação: indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo