FIGURA 075
A DAMA QUE SEDUZIU O CORPO GOVERNANTE
O corpo governante, através de seus designados, determina qual figura, foto ou desenho deva fazer parte de cada publicação. E decidiu representar o relato bíblico abaixo através da gravura que vem logo em seguida.
GÊNESIS 6:1, 2
"Quando os homens começaram a aumentar em número na face da terra e tiveram filhas,
os filhos do verdadeiro Deus perceberam que as filhas dos homens eram bonitas. E eles tomaram como esposas todas as que escolheram."
— Tradução do Novo Mundo.
▲ Brochura "Espíritos dos Mortos - Ajudam? Ou Prejudicam? Existem Realmente?", página 9, publicada em 1991.
Estas são três das "filhas dos homens" que desviaram anjos pela sua beleza! Em especial, note a linda moça sorridente, em primeiro plano. Sabe quem é ela? A revelação de sua identidade tornou-se um incômodo para as Testemunhas de Jeová.
AO LONGO DE 30 ANOS ESTA JOVEM MOSTRA SUA BELEZA NAS MAIS DIVERSAS PUBLICAÇÕES!
1982 ♥ A bela moça estreou na edição inglesa do livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 93. (Em português, em 1983.)
1989 ♥ Anos se passaram. Mas o encanto continuou. Foi confirmada na reimpressão deste mesmo livro.
1991 ♥ Aparece na página 9 da brochura "Espíritos dos Mortos - Ajudam? Ou Prejudicam? Existem Realmente?"
2001 ♥ Dez anos se passaram. Mas, como ainda despertava paixões, voltou na Sentinela de 15 de novembro, página 28.
2002 ♥ Sua presença foi confirmada para compor o volume encadernado da Sentinela de 2001.
2003 ♥ Mais de 20 anos após sua estreia, reaparece na Sentinela de 15 de dezembro de 2003, página 16.
2004 ♥ Sua presença foi confirmada para compor o volume encadernado da Sentinela de 2003.
2004 ♥ Resta saber se também está na versão em DVD desta mesma brochura em língua de sinais americana.
2005 ♥ Finalmente, o corpo governante realizou algumas modificações na brochura "Espíritos dos Mortos - Ajudam? Ou Prejudicam? Existem Realmente?" A capa e alguns desenhos/ilustrações do interior foram modificados. Nossa pergunta é: Retiraram a linda jovem? É ruim, heim! Ela continuou lá, na página 9, firme e forte...
2012 ♥ Após 30 anos de sua estreia, a fascinante moça ainda é admirada pelas Testemunhas de Jeová! A brochura "Espíritos dos Mortos" estava entre as publicações para distribuição em agosto de 2012. Assim, leitor, talvez você possa conseguir um exemplar desta publicação e conferir a bela jovem você mesmo.
• Após 2012, não mais encontrei a bela em alguma publicação das Testemunhas de Jeová... Se encontrou, por favor, indique-me o nome da publicação e o número da página: indicetj@yahoo.com.br.
Seria esta jovem apenas um belo desenho vindo da imaginação de um ilustrador das Testemunhas de Jeová? Eis alguns comentários sobre esta moça:
"Antes, quando via esta jovem, pensava: "Puxa, que betelita é esta cuja formosura impressiona até anjos?!"
"Desde meus tempos de estudante admirava a beleza destas mulheres e me perguntava quem seriam estas irmãs tão bonitas... Depois, ao dirigir estudos bíblicos, costumava dizer que os anjos, embora mal-intencionados, tinham bom-gosto..."
Afinal, quem é a linda sorridente? Seria mesmo alguma irmã de Betel? Esta pergunta é apropriada tendo em vista como algumas das ilustrações são obtidas:
"Trabalhando a partir de ideias aprovadas, os cenários são montados e fotografados e depois desenhados ou pintados por artistas. Membros da família de Betel não raro posam para fotos. Adereços e iluminação ajudam a recriar cenas bíblicas. Ensina-se aos modelos a transmitir o correto tom dramático."
— Testemunhas de Jeová - A Organização Que Leva o Nome, vídeo em fita VHS, 1992, aos 8 minutos.
Partindo desta informação, é natural indagar: seria a moça uma das "modelos" de Betel?
NÃO!
Para minha surpresa - e sua - a jovem cuja beleza seduziu até os ungidos é a famosa atriz francesa Pascale Petit — várias vezes capas de revistas "mundanas" nos anos 50, 60 e 70!
Note algumas das diversas capas de revista que Pascale Petit estampou ao longo dos anos:
Pascale Petit apareceu também em postais, posters, quadros, filmes, discos e até naipes de baralho...
Até mesmo no Brasil, Pascale Petit foi vista em capa de disco!
E também no Brasil, em 1962, Pascale Petit foi garota propaganda do sabonete Lux!
Curiosamente, vinte anos depois, em 1982, Pascale Petit banhava-se (sem o sabonete) na ilustração das Testemunhas de Jeová...
Eis um revelador panfleto publicitário para a produção cinematográfica Francesa-Italiana Una ragazza per l'estate:
A bela foto acima foi registrada em 1959, durante as gravações para o filme. O filme estreou em fevereiro de 1960, na Itália e na França.
Porém, ainda que se aponte estas referências, alguns talvez duvidem quanto a se a encantadora jovem mostrada na publicação das Testemunhas de Jeová é ou não a famosa atriz francesa.
A ilustração das Testemunhas de Jeová mostra realmente Pascale Petit ?
Felizmente, Pascale Petit foi fotografada várias vezes durante as filmagens do filme mencionado acima. E as fotos foram parar em diversas revistas e outras publicações pelo mundo inteiro. E uma destas fontes serviu de base para a publicação das Testemunhas de Jeová! Segure-se na cadeira para a revelação!
▲ Revista Stern nº 33, 13 de agosto de 1961
▲ Revista Today nº 22, 23 de julho de 1960
COMPARE!
Não há dúvida! É a mesma jovem! O artista Testemunha de Jeová poucas mudanças realizou. Note o detalhe do pingo se formando no queixo e as ondulações na água devido ao pingo caído! A posição das mechas dos cabelos é praticamente idêntica!
FATO ESTABELECIDO!
O desenhista das Testemunhas de Jeová usou uma das fotos produzidas durante as gravações do filme Una ragazza per l'estate, em 1959, como inspiração para o desenho ilustrativo do livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 93, de 1982! (Figura acima)
O MEIO DE PESQUISA DO ILUSTRADOR
"Complementando as bibliotecas, artigos de jornais e de revistas são arquivados para pesquisa adicional dos redatores."
Estas palavras referem-se às bibliotecas de Betel. São do primeiro vídeo produzido pela Sociedade Torre de Vigia: "Testemunhas de Jeová — A Organização Que Leva o Nome", lançado em 1990. Vale a pena assistir a este trecho:
Segundo informado no vídeo, havia para consulta na biblioteca "artigos de jornais e revistas".
Devemos supor que a bibliotecária mantinha o arquivo desorganizado, sem identificação dos itens do acervo? Pela foto anexa, quero crer que havia ordem, arrumação, não é mesmo? Sendo assim, recorrendo à biblioteca, o artista da Torre sabia a identidade de Pascale Petit ao manusear sua fotografia ou "artigo de jornais e revistas".
"MEMBROS ESCOLHIDOS DO CORPO GOVERNANTE" DEFINEM AS GRAVURAS
O video afirma que "o grupo de planejamento examina e considera várias opções de capa antes da escolha final."
Também relacionado a isso, note o que declarou A Sentinela de 1º de março de 1987, página 15:
"Cada artigo, tanto da Sentinela como de Despertai!, e cada página inclusive as gravuras, são esquadrinhados por membros escolhidos do Corpo Governante antes de irem para a impressão."
Pascale Petit, nascida em 1938, tinha cerca de 43 anos quando os "membros escolhidos do Corpo Governante" a escolheu para estrelar na publicação. (Nesta época, a atriz não estava aposentada... E nem esquecida pelo público... E até hoje está na ativa!) Segundo a foto acima, extraída do vídeo, a média de idade do "grupo de planejamento" era bem superior aos 43 anos.
Tendo isso em mente, devemos supor que nenhum deles - vindos de várias partes do mundo - realmente não conhecia a artista? Mesmo que não a conhecessem antes, certamente após "as gravuras serem esquadrinhadas", passariam a conhecê-la, não é mesmo? Caso contrário, surge a questão: Podemos confiar na qualidade de tal "esquadrinhamento"?
Caso não a conhecessem (embora o artista que a desenhou conhecesse), será que não a incluíram na publicação se soubessem quem ela era? Quais são os fatos? Ora, mesmo após a divulgação mundial da identidade da atriz, ela continuou aparecendo em novas publicações por 30 anos!
Seja como for, Pascale Petit seduziu a comissão que definitivamente a elegeu como musa ou destaque para aparecer em primeiro plano na ilustração!
Pascale Petit nasceu em 1938.
O já idoso "grupo de planejamento" ou "membros escolhidos do Corpo Governante" na época do lançamento do livro Poderá, em 1982, puderam acompanhar a carreira de Pascale dos anos 60 e 70...
O desenhista sabia que ela não era nenhuma irmãzinha de Betel e nem Testemunha de Jeová...
Mesmo após a divulgação de que se tratava de uma atriz francesa, o Corpo Governante continuou impulsionando a carreira artística da atriz republicando sua ilustração, vez após vez...
Enquanto isso, as Testemunhas de Jeová não sabem de nada - e ainda se acham esclarecidas...
Experimente perguntar para alguma Testemunha de Jeová se ela sabe quem é Pascale Petit...
Mostre o vídeo logo abaixo ou algumas capas de filmes que ela já fez, como estes:
Pergunte por que o Corpo Governante promoveu a imagem dessa atriz francesa em sua publicação, ano após ano...
Com carinho, um beijo para todas as Testemunhas de Jeová!
Pascale Petit
QUEM SÃO AS OUTRAS MOÇAS?
1) MULHERES FAMOSAS?
Se das três mulheres uma é estrela internacional, não seria o caso das outras também serem? Se este for o caso, por enquanto, não se divulgou quem elas são... Sendo assim, restam as duas possibilidades:
2) BETELITAS?
Imagine a situação, lá na época do preparo do livro: Um belo dia – você betelita - é surpreendido com o comunicado que sua esposa – devido a sua chamativa beleza – foi eleita por uma comissão para compor o desenho das mulheres que desencaminharam anjos...
Reflita: O que passaria na sua cabeça e na de sua esposa? Poderia, talvez, as escolhidas encherem-se de soberba? Os betelitas ficaram observando o corpo das mulheres de Betel para determinar a escolha mais adequada? Condizente com o objetivo para a qual a ilustração se propunha, seriam desencaminhados pelas três eleitas? Tecem elogios a sua esposa, ou as demais, em sua frente? Quanto desconforto, não acha? Também, o que as esposas daqueles que escolheram a mulher achariam de uma reunião assim? Poderia isso, de alguma forma, ser pedra de tropeço? A pergunta é: Foi dessa forma que fez o corpo governante, foi?
3) IMAGINAÇÃO DO ILUSTRADOR?
Considere: mesmo que as mulheres fossem apenas fruto da imaginação criativa do desenhista, surge a pergunta: o que passaria pela cabeça da esposa do ilustrador? Isso também implicaria em se pedir ao irmão ilustrador que ficasse imaginando uma mulher linda e em poses sensuais. Tudo isso seria pedido pelos irmãos de Betel... Seria isso próprio? Sendo esse irmão casado ou solteiro, seria o mesmo que fazê-lo estimular mentalmente algo que não seria moralmente puro, não é mesmo? A pergunta é: Foi dessa forma que fez o corpo governante, foi?
E A QUESTÃO CONTINUA...
As perguntas pertinentes acima também estão presentes para com outras publicações que ilustram mulheres com o tema "beleza", tal como na capa de A Sentinela de 1º de fevereiro de 1989:
E aí, corpo governante? São ou não betelitas? São ou não mulheres do "mundo"?