072 Fim do mistério - Testemunha de Jeová

Antes, pessoa acorrentada; depois da pesquisa, livre!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

FIGURA 072
O FIM DO MISTÉRIO!
Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.

Fonte: Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.

Lembra-se do caso dos três homens 'desassociados'? São os três homens que envolvi com círculos. O mistério é que as Testemunhas de Jeová republicaram esta gravura sem os três homens. Veja a gravura sem a presença dos homens:

Fonte: Revista A Sentinela de 1º de abril de 2002, página 23.

Por que fizeram isso? Algum problema havia. Algo aconteceu. Nenhuma Testemunha de Jeová foi avisada da mudança. Se você acompanha o acervo desde a figura nº11, então sabe que o homem envolvido com o círculo azul foi identificado quando consideramos a figura nº 18. Se ainda não tiver visto ou não estiver lembrado, sugiro agora (re)ver a figura nº 18 para melhor entendimento. Depois você volta para cá, ok? Clique aqui para rever a figura nº 18.


Fim do Mistério!
Até aqui sabíamos a identidade apenas do primeiro desaparecido: Antístenes, filósofo famoso de Atenas.

Agora saiba quem são os dois personagens envolvidos em círculos vermelhos.

Identificado!

Demóstenes, o estadista grego!
=
Demosthenes




Identificado!


Adriano, imperador de Roma!
=
Hadrean



Uma das publicações das Testemunhas de Jeová garante:

"... o boato a respeito das publicações da Sociedade é prejudicial, bem como calunia os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações..." - Despertai! 8 de fevereiro de 1989.

Se você é Testemunha de Jeová, medite:
É para isso que "os zelosos cristãos" trabalham longas horas? Podemos chamar a inclusão dos três mundanos de "zelo"? É mesmo calúnia dizer que tais "zelosos cristãos" desenharam algo inadequado que veio a ser modificado posteriormente? Acha mesmo que o desenhista não foi descoberto e repreendido? Também é "calúnia" que a gravura foi alterada mais tarde?

O problema ainda não acabou.

Leitor, uma perguntinha: nas novas edições do livro Perspicaz (livro que trouxe originalmente os três homens), qual das imagens acima você acha que aparece agora? Seria a primeira, com os três homens? Ou seria a segunda, sem os três homens?

Acertou quem disse: "nenhuma das duas." De fato, a nova edição do livro vem com uma terceira modificação na ilustração!

Nesta nova ilustração o lugar vago dos três homens foi preenchido por outros. Confira agora:

Fonte: Nova edição do Livro Estudo Perspicaz das Escrituras, volume 3, página 234.
Veja o close dos três homens:



Eu não sei se, desta vez, tais personagens também são 'mundanos'.
Pelo chapeuzinho de um deles parece-me que a brincadeira ainda não acabou... É piada isso, é Torre de Vigia? Se o leitor descobrir alguma coisa, avise-me ok?



Estaria O Corpo Governante Tentando
Branquear a Sujeira Feita pelos "Zelosos"?


O volume 3 do livro Perspicaz foi lançado em português em 1992. Foi nessa mesma época que adquiri o meu exemplar. Como meu livro estava bem usado, consegui um novo no final de 2011. Imagina minha surpresa quando notei que o Corpo Governante havia parcialmente modificado a ilustração dos três homens. No entanto, o impacto maior foi observar que agora estão distribuindo o volume 3, não com copyright "©1992" - ano que foi lançado em português - mas apenas com copyright "© 1990". Isso é algo enganoso. Não reflete a verdade.

Esse tipo de modificação ou ajuste não é seguido em outras publicações das TJs publicadas no Brasil. Por exemplo, quando lançadas anos diferentes, as publicações de língua portuguesa não são padronizadas com o copyright americano - origem das publicações. Quando há alguma modificação na publicação brasileira, a prática é vermos os respectivos anos dos © colocados um ao lado dos outros. Repare isso se você tem uma Tradução do Novo Mundo. A que eu tenho em mãos está assim: "© 1967, 1986". Também tenho aqui a primeira publicação multicolor das TJs: Meu Livro de Histórias Bíblicas. O copyright deste livro diz: "© 1978, 2004". A brochura Quando Morre Alguém Que Amamos... (cuja capa original foi modificada) apresenta: "© 1994, 2000, 2005". Outras publicações que tenho também vão pelo mesmo caminho. Essa é a maneira correta. E, como dito, esse não é o proceder seguido pelo livro Perspicaz.

A Testemunha que está entrando para a denominação agora (e também os esquecidos - coisa de brasileiro mesmo...) e adquire a publicação não sabe de nada de tal modificação. Ela vê o copyright de 1990 e é levada a crer que este foi o ano de lançamento do livro e pronto. Se alguém lhe apresentar o livro com o copyright de 1992 ela pensará que se trata de uma edição mais recente que a dela, de 1990. E a edição de 1992 é a que mostra a ilustração com os três homens mundanos! Que confusão!

Porém, o INDICETJ PONTO COM está aqui para registrar o que diz a revista Despertai! de 22 de março de 1991, página 32:

"A obra Estudo Perspicaz das Escrituras... Até o momento, só foi publicado o primeiro dos três volumes em português."

Torna-se claro que o volume 3 não poderia ter sido lançado em 1990. Portanto, o copyright 1990 para a edição brasileira do volume 3 é ilusão. O volume 3 não existia em 1990 na língua portuguesa. Isso se chama branquear os fatos.
ESTUDO PERSPICAZ DAS ESCRITURAS
Volume 1 - publicado em 1990.
Volume 2 - publicado em 1991.
Volume 3 - publicado em 1992.


PENSA QUE ACABOU?

Ainda guardo mais uma surpresinha para você, leitor TJ:
Outro Mistério Revelado!

Observe o rosto escondidinho, bem ao lado do dedo que aponta para o céu. Coloquei um círculo amarelo para facilitar na localização. A questão é: quem é este homem?



Ampliado:



E agora? Desta vez, quem é este homem?
Ele aparece em todas as três versões da ilustração. Não foi modificado. Afinal, quem é ele? Seria também alguém conhecido?




Se você é Testemunha de Jeová zelosa, que lê realmente as diversas publicações fornecidas pelo Corpo Governante, então há de reconhecer a imagem acima como sendo de Joseph Franklin Rutherford. Explica a Sentinela de 1º de outubro de 1997, página 6: "Joseph F. Rutherford foi o segundo presidente da Sociedade Torre de Vigia (EUA)."


Provavelmente, esta talvez tenha sido a foto que serviu de inspiração para o desenhista!

Pois é. O que está fazendo ele na ilustração? E por que ainda não o retiraram?

Algumas publicações das Testemunhas de Jeová que mostram outras fotos de Rutherford:

Livro Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, página 625;
Revista A Sentinela de 1º de agosto de 1994, página 23;
Revista A Sentinela de 1º de dezembro de 1994, página 32.


Em resumo, confira um vídeo em espanhol.
Crédito: David Perez.


Divulgue seu artigo crítico gratuitamente!
Envie-o para avaliação: indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo