FIGURA 099
O ESPIRITISMO E LETRA "E"
Livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, página 97.
A gravura abaixo aparece no livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, que tem por título Os Espíritos Iníquos São Poderosos.
Tendo por base a ilustração, coloco a questão: Tem a letra E alguma ligação 'especial' com a prática do espiritismo?
Usando seu mouse, percorra a figura em zoom.
A legenda da ilustração diz: "A Bíblia adverte: 'Mantenha-se livre de todas as formas de espiritismo." Entre as "formas de espiritismo" mostradas na ilustração, encontramos a prancheta Ouija, com o alfabeto e outros sinais inscritos nela. Todavia, não é a letra E da prancheta que pretendo destacar. [Naturalmente, se fosse apenas na prancheta que o E aparecesse, isso não seria suficiente para enquadrá-lo como tendo sido adotado pelo espiritismo. Por que não? Ora, se assim fosse, então, todas as outras letras - que também são mostradas na prancheta - teriam ligação com o espiritismo... Mas não é o caso.] Pretendo destacar o E que aparece de modo 'especial' em outra parte dessa ilustração. Consegue achá-lo?
Se não achou, então pouparei seu trabalho de procurar.
Mostro a seguir um recorte da imagem e indico com uma seta verde onde aparece o E
A letra E - com base alongada - aparece junto aos 'sinais' do espiritismo. Após examinar atentamente a ilustração, o leitor chegará a conclusão que - sim - a letra E tem alguma ligação com a prática do espiritismo.
Por favor, desconsidere a má qualidade da imagem
Essa mesma figura também é vista na brochura Espíritos dos Mortos, página 21, publicada em 1991 e 2005.
"E daí que a letra E tenha alguma ligação com o espiritismo?", alguém talvez pergunte. Bem, o problema é: Por alguma razão não revelada, ao longo dos anos a liderança das Testemunhas de Jeová tem permitido que misteriosas letras E apareçam escondidas em diversas de suas publicações? Se o leitor tem considerado cronologicamente as figuras do acervo, então, já viu os casos das figuras mostradas abaixo:
Não são apenas nestas sete figuras que o E aparece. O sinal/letra/símbolo tem presença garantida em várias outras ilustrações. Vejamos mais exemplos.
Na próxima figura, note que o E é logo a letra inicial da primeira, segunda e quarta linhas das tábuas dos 10 mandamentos mostradas na capa da Despertai! de 8 de abril de 2004:
Esta mesmíssima figura de Moisés também aparece na...
Revista Despertai! de novembro de 2007, página 10.Brochura A Bíblia Qual é a Sua Mensagem?, publicada em 2009, páginas 2 e 10, em tamanho bem pequeno.
Na mesma revista, Despertai! de 8 de abril de 2004, o E também aparece na ilustração da página 10:
A revista A Sentinela de 15 de novembro de 1989, página 3, também publicou o E como parte dos dizeres dos 10 Mandamentos. Note:
O E também marcou presença na página 5 da Sentinela de 15 de outubro de 2010. Note:
É curioso que a publicação das Testemunhas de Jeová para as crianças - Meu Livro de Histórias Bíblicas, história 35 - mostra as tábuas com inscrições simplificadas.
Nelas, o E não aparece. Veja a prova:
A seguir, trago para o leitor o manuscrito mais antigo e conservado com as mensagens dos Dez Mandamentos. Isso permitirá que o leitor compare com as letras da escrita hebraica publicada pelas Testemunhas de Jeová. Ao observar o manuscrito, pergunte-se:
Seriam as mesmas letras? Será que o também aparece no manuscrito?
Além disso, no endereço indicado mais adiante, o leitor poderá comparar simultaneamente - em português e em hebraico - a escrita dos Dez Mandamentos de Êxodo 20:3-17. E, mais uma vez, se faz necessária a indagação: Seriam as letras da escrita hebraica as mesmas mostradas pela publicação das Testemunhas de Jeová? (que, supostamente, pretende oferecer ao público à verdade ou, no mínimo, aquilo que está mais próximo da verdade?) Bíblia Online (Se não puder acessar, abaixo coloquei uma imagem com a escrita dos Dez Mandamentos hebraico.
Você não encontrará o sinal E em parte alguma!
Não pretendo colocar aqui todas as publicações onde a letra/símbolo/sinal do espiritismo é colocado pela liderança das Testemunhas de Jeová. Até por que não tenho "todas as publicações". Acredito que a quantidade de casos mostrados já é suficiente para tornar claro que alguma coisa incomum está acontecendo. Simplesmente não é normal que uma denominação religiosa que prega contra "todas as formas de espiritismo" permita que tais símbolos frequentem abundantemente as suas publicações. É por isso, que queremos resposta às perguntas: Por que este símbolo está espalhado pelas publicações? Por que a liderança nada faz quanto a essas e diversas outras imagens denunciadas? Mais exemplos:
A Sentinela de 15 de maio de 1979, página 3.
O menino faminto recebe o sinal E nas costas.
Pobre menino! Além de sofrer as amarguras da vida, é marcado como gado, como que com aquele ferro quente de marcar boi...
Leitor, visto que a imagem postada não tem a melhor qualidade/nitidez, coloquei um círculo vermelho para você ir longo onde está a marca.
Essa vale a pena conferir na publicação original. Está muito visível!
Em minhas pesquisas pessoais, tenho notado as diversas maneiras pelas quais alguns desenhistas das TJs inserem o
E
nas ilustrações. Um exemplo disso é usar os dedos dos próprios personagens para formar o
E
Note o formato dos dedos do primeiro homem da esquerda, na ilustração abaixo.
Sentinela de 1º de janeiro de 2011, página 26.
O mesmo acontece na ilustração apresentada na Sentinela de 15 de janeiro de 2008, página 27: A mãe segura o bebê com os dedos da mão direita em forma de E .
O próximo exemplo vem da Sentinela de 15 de dezembro de 2006, página 18.
No recorte abaixo, repare que a menina carrega o que parece ser um galho seco em forma de E .
O que que é isso, gente!?
Ora, não tem nenhum outro formato para se desenhar um galho não, é?
Por que precisa ser justamente em forma de E ?
Para uma organização religiosa que é mundialmente acusada de esconder imagens em seus livros e revistas, a equipe de revisão das ilustrações deixa muuuito a desejar...
Tentando "tapar o sol com a peneira", já ouvi argumentação dizendo que os críticos são preconceituosos já que a letra E poderia ser E de E lias, de E stevão e assim por diante... Ué?! E se fosse, isso, então, poderia? ( Esta questão é considera detalhadamente no "Estudo 07 Introdução Secreta - Por quê? Especulações, Hipóteses..." )
Ora, primeiro, argumentando assim, eles concordam que a letra está mesmo ali, que não é falsificação. Segundo, a liderança das TJs reconhece - como vimos na ilustração acima - que a letra E tem ligação com o ocultismo.
A grande pergunta é: por que a liderança continua a autorizar que se coloque esta letra disfarçada em algumas de suas ilustrações?