FIGURA 111
ÁRVORES VIVAS
Livro Jesus - o Caminho, a Verdade e a Vida, página 283
Esta figura foi indicada pela colega Mayhra. Pelo que pude averiguar, a ilustração também já apareceu na revista A Sentinela de 1º de outubro de 1990, página 9 e no livro O Maior Homem que Já Viveu, capítulo 117. Mas, o que esta representação tem de inadequado? Concentremo-nos apenas na árvore atrás dos discípulos.
Ao notar a árvore e suas assustadoras curvas e ondulações, comecei a pensar onde eu vira algo assim...
Com o tempo lembrei que essas frequentes árvores raquíticas e assustadoras da Watchtower - com galhos semelhante a garras e tentáculos - me faziam lembrar mentalmente das florestas assombradas dos desenhos da Disney - em um deles as árvores pareciam vivas e queriam agarrar a mocinha!
Observe a seguir uma cena do filme "A Branca de Neve e os Sete Anões".
Na cena, Branca de Neve foge para a floresta, após quase ser vítima de um capanga da jw.org, digo, da bruxa má...
Árvore das Testemunhas de Jeová / Árvore da Walt Disney World
Pois é... O desenhista da jw.org seria facilmente aceito como um dos desenhista de certas árvores da Disney!
Abaixo vemos outra árvore Disney.
À direita, zoom de algumas das 325 imagens de animais esculpidas no tronco da Árvore da Vida, símbolo do Animal Kingdom, na Walt Disney World.
A liderança das Testemunhas de Jeová também embutiu imagens em árvores. Porém, não são imagens de gatinhos simpáticos ou ursinhos carinhosos...
Por exemplo, observe com cuidado o tronco da árvore no livro Profecias de Isaías, página 34:
Pai do Céu! O que é isso sutilmente esculpido no tronco da árvore?
É de saltar aos olhos: Uma criatura orelhuda parece se esconder atrás do tronco...
Note o destaque:
Bem, não se precisa de muita massa cefálica (bem... alguns até precisariam...) para associar tal mostrengo à família de gárgulas encontradas comumente em edifícios góticos.
Note:
"Acredita-se que as gárgulas eram colocadas nas Catedrais Medievais para indicar que o demônio nunca dormia, exigindo a VIGILÂNCIA contínua das pessoas, mesmo nos locais sagrados." - Wikipédia.
Tendo em vista o objetivo das gárgulas - exortar à vigilância por parte dos fiéis - , o desenhista das Testemunhas de Jeová pareceu-me entrar no espírito da coisa, usou de sua sensibilidade e deu um plus na árvore da ilustração...
No caso da primeira gravura, o livro diz, na página 282:
Depois de uma longa oração, Jesus volta e encontra os três apóstolos dormindo. Ele diz a Pedro: “Vocês não conseguiram se manter VIGILANTES comigo nem mesmo por uma hora? Mantenham-se VIGILANTES e orem continuamente..." - Mateus 26:40-41.
Assim, a "gárgula" embutida no tronco da árvore tem tudo a ver...
Você sabia? Não, não é mesmo...
Não é a primeira vez que troncos de árvores são usados pelos desenhistas da jw.org.
Se tem acompanhado todo acervo, deve lembrar-se da Figura nº 23 - O guardião de Jó.
Outro caso interessante foi indicado por um leitor.
Uma face estranha foi aprovada pelo corpo governante para constar na Sentinela de fevereiro de 2015, edição de estudo, página 5.
Na primeira árvore, à esquerda, nota-se uma face chifruda esculpida no tronco:
Pois bem. Será que é apenas o leitor que me enviou a imagem que enxerga aqui algo estranho? Não, eu também percebi. Como teste, levei a imagem para o trabalho e, sem dar nenhuma ideia, perguntei com que se parece aquela parte do tronco. Embora não soubessem dizer exatamente o que era, mais de um colega disse que aquilo transmitia algo desagradável. E eu também penso o mesmo!
Visto que, segundo o corpo governante, as gravuras são "esquadrinhadas" antes de irem para a impressão, concluímos que NÃO há mais lugar para coincidências... - Note Estudo 04 Figuras Comprometedoras - Imaginação ou Deliberação?