A exemplar jovem sulamita usava adornos e perfumes - Pode a mulher usar adornos?

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

A EXEMPLAR JOVEM SULAMITA USAVA ADORNOS E PERFUMES
O livro bíblico de Cântico de Salomão (ou Cantares de Salomão, ou Cântico dos Cânticos), nos ensina que o verdadeiro amor não pode ser comprado. A sulamita, embora usasse enfeites e perfume, é tida como um exemplo de fidelidade, lealdade e integridade aos princípios piedosos. Que as atuais servas de Deus imitem seu proceder!


“É um poema religioso que simboliza o amor mútuo entre Cristo e a igreja.”
— Bíblia de Referência Thompson, João Ferreira de Almeida, Edição Contemporânea, página 1382.  


“Pode-se considerar Cantares de Salomão uma ilustração da qualidade de amor existente entre Cristo e a sua noiva, a igreja. É um amor indiviso, devotado e estritamente pessoal, ao qual nenhum estranho tem acesso.”
— Bíblia de Estudo Pentecostal, página 983.

Sulamita e os enfeites



CANTARES 4:9

Tiraste-me o coração, minha irmã, minha esposa; tiraste-me o coração com um dos teus olhos, com um colar do teu pescoço.
— Almeida Revista e Corrigida.

Você roubou meu coração, meu amor, minha noiva; roubou meu coração com um só dos seus olhares, com uma só pérola do seu colar.
— Nova Almeida Atualizada.


ANÁLISE

Alguns dizem que a jovem sulamita passou a usar adornos só depois que casou com Salomão. Mais isso não é verdade. Queira reparar que a jovem sulamita já usava “colar” na época em que "tirou o coração” (isto é, conquistou o coração) de Salomão.





CANTARES 1:10, 11

10  Formosas são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
11 Enfeites de ouro te faremos, com incrustações de prata.
— Almeida Corrigida Fiel.


10  Agradáveis são as tuas faces entre os teus enfeites, o teu pescoço com os colares.
11  Enfeites de ouro te faremos, com pregos de prata.
— Almeida Revista e Corrigida.


10  O seu rosto fica lindo com os enfeites, o seu pescoço, com os colares.
11  Faremos para você enfeites de ouro, com incrustações de prata.
— Nova Almeida Atualizada.



ANÁLISE

Note que, além de "colares", a jovem também usava vários outros "enfeites". Estava ela sendo errada? Desejando agradar a moça, Salomão, homem com sabedoria dada por Deus, lhe prometeu novos enfeites. Estava Salomão errado?




Sulamita e os perfumes



CANTARES 3:6
"Quem é esta que sobe do deserto, como colunas de fumaça,
perfumada de mirra, de incenso e de toda a sorte de pós aromáticos?"
— Almeida Corrigida Fiel


CANTARES 4:10, 11
10 Como são agradáveis as suas carícias, meu amor, minha noiva! O seu amor é melhor do que o vinho, e o aroma do seu perfume é mais suave do que todas as especiarias!
11 Os seus lábios destilam mel, minha noiva. Mel e leite se acham debaixo da sua língua, e o cheiro dos seus vestidos é como o cheiro do Líbano.
— Nova Almeida Atualizada.


CANTARES 5:5
Eu me levantei para abrir ao meu amado, e as minhas mãos destilavam mirra, e os meus dedos gotejavam mirra sobre as aldravas da fechadura.
— Almeida Revista e Corrigida.



Observe as expressões referentes à sulamita: “perfumada de", "aroma do seu perfume”, “cheiro dos seus vestidos”, “minhas mãos destilavam mirra", e os meus dedos gotejavam mirra”. Não prova isso que a moça se perfumava e que o uso de perfumes não é impróprio diante de Deus?

Embora usasse enfeites e perfume, a sulamita é tida como um exemplo de fidelidade, lealdade e integridade aos princípios piedosos. Seu adorno principal estava, não na sua aparência física, mas no seu interior. Atualmente, as mulheres precisam refletir o exemplo da jovem sulamita.

Lemos em Cantares 4:7: “Tu és toda formosa, amiga minha, e em ti não há mancha.” "A sulamita era bela e sem defeito. ‘Mancha’ também pode referir-se a máculas morais; ela, portanto, é física e moralmente pura." — Bíblia de Estudo Pentecostal, em sua nota ao pé da página.


E se alguém disser:
"Mas, não se tornou Salomão um apóstata?"




Alguns, na tentativa de argumentar contra o uso de joias ou adornos, afirmam que Salomão havia pecado contra Deus e que por isso falou positivamente sobre usar enfeites. Mas, isso não é verdade.

A Bíblia de Estudo Pentecostal, página 982, afirma sobre a época da escrita de Cantares: “Salomão deve ter composto este livro no início do seu reinado, muito antes de sua execrável poligamia.”

De fato, 1 Reis 11:4, esclarece que, “no tempo da velhice de Salomão, suas mulheres lhe perverteram o coração para seguir outros deuses”. Portanto, Salomão era aprovado quando ofereceu ornamentos à bela sulamita. Foi algum tempo depois de oferecer enfeites à moça que Salomão — inspirado por Deus — passou a escrever.

E, também, a sulamina não foi repreendida em nenhuma ocasião por enfeitar-se com adornos e perfumes.

Até mesmo Jesus foi profeticamente representado como tendo vestes perfumadas! Note:
PROVÉRBIOS 27:9
O óleo e o perfume alegram o coração; assim o faz a doçura do amigo pelo conselho cordial.
— Almeida Corrigida Fiel.



EZEQUIEL 16:18
"E tomaste as tuas vestes bordadas e os cobriste; e o meu óleo e o meu perfume puseste diante delas."
— Almeida Revista e Corrigida.





JOÃO 12:3
"Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento."


O que indica o fato de Jesus permitir perfumes em si mesmo e não rejeitá-los - que são desaprovados ou aprovados?



SALMO 45:8
"Todas as tuas vestes cheiram a mirra, a aloés e a cássia, desde os palácios de marfim de onde te alegram."
— Almeida Corrigida Fiel.


Aplica-se o capítulo 45 de Salmos a Jesus Cristo?

Sim. A Bíblia de Estudo Pentecostal reconhece isso colocando o seguinte cabeçalho no Salmo 45: "Descrição profética da união entre Cristo e a sua igreja."

Algo similar faz a Bíblia de Estudo Almeida, Revista e Corrigida. Lemos no cabeçalho do Salmo 45: "O Ungido de Deus e a sua noiva".

Comentando este capítulo, uma referência ao pé da página desta Bíblia também acrescenta:

"Salmo real, mas diferente dos demais, porque não é uma oração dirigida a Deus, mas um poema em honra ao rei. Foi composto para as bodas de um monarca israelita com uma princesa da cidade fenícia de Tiro (cf. o v. 12 e 1Rs 16.31), mas o belo elogio ao rei logo fez com que todo o poema se aplicasse ao Messias. Os primeiros cristãos interpretaram este salmo nesse sentido messiânico. Cf. Hb 1.8-9."

Mirra de mulher cristã

Diante de tudo que lemos,

É correto usar perfumes!
É correto usar joias!



LIBERTOS!

Participe!
Envie seu artigo para indicetj@yahoo.com

O INDICETJ.COM não comercializa publicações, filmes ou qualquer outro tipo de arquivo.

Voltar para o conteúdo