A IMPORTÂNCIA DA APARÊNCIA EXTERNA
1 SAMUEL 16:7
“Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração."
- Almeida Revista e Corrigida.
Porém o Senhor disse a Samuel: — Não olhe para a sua aparência nem para a sua altura, porque eu o rejeitei. Porque o Senhor não vê como o ser humano vê. O ser humano vê o exterior, porém o Senhor vê o coração.
- Nova Almeida Atualizada.
MATEUS 22:16
“E enviaram-lhe os seus discípulos, com os herodianos, dizendo: Mestre, bem sabemos que és verdadeiro e ensinas o caminho de Deus, segundo a verdade, sem te importares com quem quer que seja, porque não olhas à aparência dos homens."
- Almeida Revista e Corrigida.
E enviaram-lhe discípulos, juntamente com os herodianos, para lhe dizer: — Mestre, sabemos que o senhor é verdadeiro e que ensina o caminho de Deus de acordo com a verdade, sem se importar com a opinião dos outros, porque não olha para a aparência das pessoas.
- Nova Almeida Atualizada.
JOÃO 7:24
“Não julgueis segundo a aparência, mas julgai segundo a reta justiça."
- Almeida Revista e Corrigida.
"Não julguem segundo a aparência, mas julguem pela reta justiça."
- Nova Almeida Atualizada.
ANÁLISE
Leu os textos acima? Pois bem, estas palavras indicam que Deus julgará à base da conduta, não à base da aparência exterior de uma pessoa. Em parte alguma das Escrituras lemos que o simples uso ou desuso de enfeites servirá de critério para o grande julgamento divino. — Atos 17:31.
Caro leitor, não tenha dúvida: assim como haverá condenados e absolvidos entre aqueles que usam adornos, haverá condenados e absolvidos entre aqueles que não usam adornos. A beleza externa talvez possa influenciar favoravelmente numa avaliação humana, felizmente, porém, "Deus não aceita a aparênca do homem". (Gálatas 2:6) Por que? Ora, porque a pessoa pode parecer "formosa por fora, mas interiormente, estar cheia de imundícia". — Mateus 23:27.
Logo, ninguém deve crer estar mais perto de Deus por não usar enfeites. Da mesma forma, se optar por usá-los, seria tolice pensar ser superior aos que não os usam. É o "coração" da pessoa que será visto por Deus. — Leia 2 Coríntios 5:12.
Sendo assim, a serva de Deus está biblicamente livre para usar adornos, caso assim decida.