SENHOR não muda
SERÁ QUE DEUS MUDOU SEU PRÓPRIO PENSAMENTO?
Se você é mulher e não usa joias por temer que isso desagrade a Deus, então, não se atormente. Saiba que Deus não muda Seus padrões de moral. Suas normas são as mesmas hoje como eram no princípio. O próprio Deus garantiu isso em...
MALAQUIAS 3:6
“Eu, o Senhor, não mudo.”
— Almeida Revista e Corrigida.
Por inspiração divina, um dos apóstolos registrou em...
TIAGO 1:17
Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança.
— Nova Almeida Atualizada.
O mesmo é dito sobre Jesus em...
HEBREUS 13:8
“Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.”
— Almeida Revista e Corrigida.
ANÁLISE
Como o leitor já pesquisou nos outros artigos, no passado Deus aprovou o uso de enfeites e até mesmo enfeitou a outros. Visto que Deus e Jesus não mudam seus princípios morais, isso quer dizer que hoje você também poderá fazer bom uso de adornos, se desejar.
Qualquer dúvida que ainda tenha quanto a Deus aprovar ou não o bom uso de ornamentos terminará se analisar com atenção a seguinte e maravilhosa passem bíblica:
APOCALIPSE 21:2
"E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu,
adereçada como uma esposa ataviada ("esposa adornada", na Almeida Revista e Atualizada e também na Nova Versão Internacional) para o seu marido."
— Almeida Revista e Corrigida.
ANÁLISE
É dito que a "Santa Cidade, a nova Jerusalém", está "adereçada" e "ataviada"! Ora, sendo assim, como pode o uso de adornos ser algo impróprio, amigo leitor?! Não, não pode! E não é! Pouco importa o que o pastor ensine - como os da Igreja Adventista do Sétimo Dia e diversos da Assembleia de Deus. O fato é - e você está vendo agora a prova - Deus encara "adereços" e "adornos" de modo positivo! Portanto, leitor, liberte-se de doutrinas humanas!
É interessante que tanto a Bíblia de Estudo Pentecostal como a Bíblia de Estudo Almeida, em suas referências, apontam para Isaías 61:10, onde lemos:
“Regozijar-me-ei muito no SENHOR, a minha alma se alegra no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, me cobriu com o manto de justiça, como um noivo que se adorna com atavios ("turbante", na Bíblia de Estudo Almeida e na Bíblia Thompson) e como noiva que se enfeita com as suas jóias."
Note que o adorno de "turbante" e o "enfeite" de "jóias" são comparados à maravilhosa vestimenta espiritual que Deus dá aos que lhe são leais. Com esta comparação, estaria o escritor afirmando que a vestimenta que recebeu de Deus é algo nojento e impróprio, assim como supostamente são o uso de atavios? Claro que não! Devemos entender que a vestimenta recebida de Deus é correta, assim como são o uso adequado de joias.
Que a noiva realmente se adorna também pode ser visto através de Jeremias 2:32, em diversas traduções. Note:
"Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeráveis dias."
— Almeida Corrigida e Revisada Fiel
"Será que uma jovem se esquece das suas jóias, ou uma noiva, de seus enfeites nupciais? Contudo, o meu povo esqueceu-se de mim, por dias sem fim."
— Nova Versão Internacional
"Por acaso, uma virgem se esquece dos seus enfeites? Ou uma noiva se esquece do seu véu? Mas o meu povo se esqueceu de mim por dias sem fim.”
— Nova Almeida Atualizada
MAS, E O CASO DA PROSTITUTA DE APOCALIPSE 17:4, 5?
- Não prova que adornos são errados?
Considere as mesmas palavras em três traduções da Bíblia:
4 A mulher estava vestida de azul e vermelho, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição. 5 Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.
— Nova Versão Internacional.
4 A mulher estava vestida de púrpura e de escarlate, enfeitada com ouro, pedras preciosas e pérolas, tendo na mão um cálice de ouro transbordante de abominações e das imundícias da sua prostituição. 5 Na sua testa estava escrito um nome, um mistério: “Babilônia, a Grande, a Mãe das Prostitutas e das Abominações da Terra”.
— Nova Almeida Atualizada.
4 A mulher usava um vestido cor de púrpura e vermelho vivo e estava coberta de enfeites de ouro, de pedras preciosas e pérolas. Na mão ela segurava uma taça de ouro cheia de vinho, que representava as suas práticas indecentes e a imundícia da sua imoralidade. 5 Na sua testa estava escrito um nome que tem um significado secreto: “A grande Babilônia, mãe de todas as prostitutas e de todas as pessoas imorais do mundo. ”
— Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
Diante das palavras registradas em Apocalipse 17:4, alguém já me escreveu dizendo: "Viu? São pros-ti-tu-tas aquelas que se adornam com ouro, pedras preciosas e pérolas. Jamais uma verdadeira serva de Deus se trajaria assim!"
Ora, só porque certas coisas estão associadas à prostituta não quer dizer necessariamente que sejam erradas. Quer a prova total? Vejamos: Apocalipse 18:12-13 também relaciona a ela uma série de itens tais como "linho fino", "seda", "marfim", "bronze", "ferro", "mármore", "mirra", "incenso", "azeite", "trigo", "ovelhas", "cavalos", "carros", etc. Será que tudo isso, então, são coisas que Deus condena? Claro que não, não é mesmo? - Note os versículos 12 e 13.
Caro leitor, veja que Apocalipse 17:4 não está realmente afirmando que o uso de "adornos de ouro", "pedras preciosas" e "pérolas" são errados, está? Não! Por quê? Porque em Apocalipse 21, notamos que a Nova Jerusalém também é adornada com enfeites assim:
- versículo 18: a Cidade Santa é comparada a ouro;
- versículo 19: os fundamentos do muro da Cidade Santa são comparados a toda pedra preciosa; e,
- versículo 21: suas portas da Cidade Santa eram de pérolas.
Como argumento adicional, Jesus, em Mateus 13:45 diz que o Reino celestial é como um comerciante que anda procurando pérolas finas.
Além disso, a mulher espiritual do SENHOR, em harmonia com as palavras registradas em 1 Timóteo 2:9, não se ataviava "com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso" com o sentido destas serem sua principal beleza...
Logo, o uso de tais adornos não é o problema. O problema é a razão em usá-los. A prostituta de apocalipse faz mau uso deles. Usa-os, sem modéstia, apenas para conseguir seus amantes de prostituição.
.
"Vestidade de púrpura e escarlata"
Declara-se que a que Babilônia, a prostituta, vestia-se de "púrpura e escarlata". Entretanto, por si só, não são errados o uso de "púrpura" e de "escarlata". O que importa é se se fará bom ou mau uso da vestimenta.
Como podemos ter certeza absoluta que usar tais itens não são errados? Note o que se diz sobre a mulher "virtuosa" de Provérbios 31:10, 21 e 22:
10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias.
21 Quanto à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate.
21 Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.
Portanto, "escarlate" e "púrpura" não são de propriedade exclusiva de prostitutas. Mulheres "virtuosas" podem usar ou comercializar tranquilamente tais coisas. Note o que se diz em Atos 16:14:
"E certa mulher chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que temia a Deus, nos escutava e o Senhor lhe abriu o coração para atender às coisas que Paulo dizia."
Usar a prostituta de Apocalipse púrpura e escarlate dava a ela um ar de beleza. Contudo, para Deus, a beleza principal é a interior. As servas de Deus, quando usarem de ornamentos - seja joias ou vestimentas - devem fazê-lo com moderação, assim como é digno da mulher virtuosa.
Veja também Daniel 5:19, 29, onde se mostra que o servo de Deus, Daniel, vetiu-se de "púrpura" e usou "corrente" no pescoço. Também, Jesus em sua ilustração do Filho Pródigo, sem nenhum receio, indica que o Pai deu ao filho "a melhor roupa" e um "anel". - Lucas 15:22.
Mulher virtuosa, quem a achará?
O seu valor muito excede o de finas joias.
— Nova Almeida Atualizada.