COMPARAÇÕES BÍBLICAS FAVORÁVEIS AOS ENFEITES
Abaixo você lerá algumas palavras do sábio Salomão sobre o uso de enfeites. Será que ele fala bem ou mau? Salomão compara favoravelmente adornos com aquilo que é desejável, revelando assim que tais não são impróprios às servas do Altíssimo.
PROVÉRBIOS 1:8, 9
“ 8 Filho meu, ouve a instrução de teu pai e não deixes a doutrina de tua mãe.
9 Porque diadema de graça serão para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço. ”
— Almeida Revista e Corrigida.
ANÁLISE
O que quer dizer Salomão com esta comparação? Seria que o ensino dos pais são algo detestáveis assim como são "diadema" e "colares"? Ora! Claro que não se trata disso! Assim como a "instrução" dos pais é algo bom, também são agradáveis o uso de "diadema" e "colares" (plural) para o pescoço. Os ornamentos são postos em luz favorável.
PROVÉRBIOS 20:15
"Há ouro e abundância de rubis ["pedras preciosas", na Almeida Revisada],
mas os lábios do conhecimento são jóia preciosa."
— Almeida Corrigida Fiel.
ANÁLISE
"Ouro" e "rubis" são criações de Deus. Nada há de pecaminoso neles. Todavia, o que é de maior valor diante de Deus são "os lábios do conhecimento". Eles são como "jóias preciosas". Assim, "jóia precisosa" é algo bom, não mau. O uso de ouro e rubis na forma de enfeites tem o seu devido lugar. Mas, não são tão precisos quando comparados com o "conhecimento" [de Deus]. A serva de Deus é sábia quando tem este entendimento.
PROVÉRBIOS 25:12
"Como pendentes de ouro e gargantilhas de ouro fino, assim é o sábio repreensor para o ouvido ouvinte."
— Almeida Revista e Corrigida.
Como brinco de ouro e enfeite de ouro fino é a repreensão dada com sabedoria a quem se dispõe a ouvir.
— Nova Versão Internacional.
ANÁLISE
O que aprendemos desta comparação? Será que a repreensão do sábio é algo condenado por Deus? É claro que não! Da mesma forma não são condenados os pendentes e as gargantilhas!