"NOÉ PLANTOU UMA VINHA E BEBEU DO VINHO" - SUCO É ALCOÓLICO?

Uma nova Terra após o dilúvio!
GÊNESIS 9
20 Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha.
21 Bebendo do vinho (yayin), embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda.
─ Nova Almeida Atualizada, 2017.
Essa é a primeira referência a vinho (yayin) nas Escrituras. Visto que o "vinho" embriagava, não era mero suco de uva. Suco de uva não é alcoólico. Talvez Noé tenha visto os efeitos da bebedeira através das pessoas destruídas no dilúvio, pois, sobre elas, registrou-se: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." — Gênesis 6:5, Almeida Revista e Corrigida, 1969.



Bebeu Noé apenas suco de uva não fermentado?
O que indica Gênesis 9:24 ao dizer que "Noé acordou do efeito do vinho"? Indica que a bebida era alcoólica, fermentada.
Por que Noé "embebedou-se"?
A Bíblia não revela. Porém, não parece que Noé, chamado de "homem justo e perfeito em suas gerações" (Gênesis 6:9, Almeida Corrigida Fiel), "embriagou-se" por livre e espontânea vontade. O que poderia ter acontecido? Fato é que o Dilúvio ocasionou a queda das águas que "estavam por cima do firmamento" (Gênesis 1:7, João Ferreira de Almeida Atualizada). É bem possível que a maior incidência do sol sobre a vinha influenciasse o poder natural de fermentação das uvas, aumentando seu teor alcoólico. Dessa forma, a quantidade usual de vinho que antes não embebedava agora tornou-se inebriante e imprópria. Sendo este o caso, é natural que Noé não tenha compreendido isso imediatamente, daí, "embebedou-se".

Após o dilúvio, os humanos não contavam mais com a "proteção" aquosa sob o sol. Era como se sol ficasse "mais quente".
TEMPO PARA FERMENTAÇÃO

Ué... Beber vinho da vinha embebeda? Suco de uvas é alcoólico? Certamente que não!
Note que a proximidade da expressão “plantou uma vinha” e “bebeu do vinho” NÃO PROVOU que o "vinho" TINHA QUE SER puro suco de uva não fermentado. O vinho que Noé tomou era EMBRIAGANTE. Não era apenas suco de uvas.
Naturalmente, levaria algum tempo para que a vinha crescesse e produzisse. E mais outro tempo para a preparação do vinho inebriante. Normalmente, anos.
Encontramos fraseologia similar:
Almeida Revista e Corrigida
AMÓS 9:14
"... E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho (yayin), e farão pomares, e lhes comerão o fruto."
Sob inspiração divina, Amós profetiza acerca de uma terra transformada e gloriosa onde haveria vinho. Seria este vinho inebriante ou seria apenas suco de uvas, antes da fermentação? Para a decepção dos fariseus atuais - que rejeitam totalmente o vinho alcoólico - se dependermos do CONTEXTO FRASEOLÓGICO DAS ESCRITURAS, o vinho mencionado por Amós seria fermentado como o vinho usado por Noé! Assim como Noé "plantou uma vinha, e bebeu do vinho", o povo poderia fazer o mesmo, mas, sem embebedar-se, naturalmente.
Bíblia White
DEUTERONÔMIO 28:39
Plantarás vinhas, e as cultivarás, porém não lhes beberás o vinho (yayin), nem colherás as uvas; porque o bicho as devorará.
Nova Versão Internacional
SOFONIAS 1:13
A riqueza deles será saqueada, suas casas serão demolidas. Embora construam novas casas, nelas não morarão; plantarão vinhas, mas o vinho (yayin) não beberão.
Se aceitarmos o testemunho fraseológico em relação a Noé embebedar-se por tomar do vinho da vinha que plantou, os textos acima citados estariam igualmente referindo-se ao mesmo tipo de vinho com capacidade embriagante. Em contraste, se dependermos da opinião dos pastores contrários à bebida alcoólica, tal vinho seria mero suco de uvas. A questão é: Qual testemunho você aceita?

Beba o vinho da vinha com moderação
DICA
Para saber mais sobre este assunto, vá para o alto da página e clique em "ESTUDOS".