Lucas 21:34 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

LUCAS 21:34
Almeida Revista Corrigida 1995
E olhai por vós, para que não aconteça que o vosso coração se carregue de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia.

Perguntinha "difícil": Que tipo de bebida resulta em "embriaguez" - recém suco de uvas espremidas ou suco de uvas já fermentado, alcoólico? Claro que é a bebida fermentada! Logo, o tipo de bebida citado por Jesus é alcoólica! Jesus alertou para que seus ouvintes não EXAGERASSEM no consumo delas pois levam a "embriaguez". Logo, Jesus aprova o uso MODERADO de bebidas embriagantes assim como aprova o uso MODERADO de comida, ou não? Da mesma forma, Jesus aprova que a atenção de nossa parte aos "cuidados da vida" seja, igualmente, MODERADO.




.
BEBIDA EMBRIAGANTE NO CONTEXTO DAS PALAVRAS DE CRISTO - EVIDÊNCIA ADICIONAL

Jesus conhecia bem as palavras de Salomão, em Eclesiastes 3:12, 13: "Sei que nada há melhor para o homem do que regozijar-se e levar vida regalada; e também que é dom de Deus que possa o homem comer, beber e desfrutar o bem de todo o seu trabalho."  No entanto, Jesus sabia que o espírito do mundo promove o EXAGERO nesses aspectos.

Que a "bebida" a qual Jesus se refere é - realmente - alcoólica pode ser visto no contexto de Mateus 6:25, 31-34. Basta raciocinar. Está a fim? Vejamos:

25.  Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?
31.  Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32.  (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;
33.  Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.

Está Jesus ensinando que devemos evitar totalmente a comida, a bebida embriagante e os cuidados da vida? O contexto bíblico nos ajudará a entender isso claramente. Em busca do entendimento correto, é fundamental reparar que Jesus citou os mesmos "mantimentos" registrados em Lucas 21:34.

CUIDADOS DA A VIDA    /    COMIDA    /    BEBIDA

Note as palavras destacadas em amarelo do versículo 32 citado acima: "Porque todas essas coisas os gentios procuram." A Nova Tradução na Linguagem de Hoje, traduz: "Pois os pagãos é que estão sempre procurando essas coisas."

O foco da questão é alguém tolamente iludir-se - como os que dizem que a Bíblia condena o uso de bebida alcoólica - que "os gentios" ou "pagãos" entregavam-se ou "andavam inquietos" apenas na busca desenfreada por mero suco de uvas espremidas e não por bebidas alcoólicas. Crer nisso é tolice pois, se assim fosse, nunca seriam atingidos pela "embriaguez"... Tenha total certeza: o tipo de bebida a que Jesus se referia era a inebriante, a alcoólica! Diversos dos gentios faziam uso de tais sem preocupar-se com a moderação. Em contraste, Jesus alertou que os cristãos não deveriam colocar isso como prioridade na vida, pois "todas estas coisas" - incluindo a bebida usada pelos gentios - "vos seriam acrescentadas".

Portanto, em harmonia com isso, Jesus, em Lucas 21:34, não está a condenar a comida, a bebida embriagante e os cuidados da vida. A advertência é para não se permitir que nosso coração se "sobrecarregue" ou se mostre "inquieto" com tais coisas, a ponto de prejudicar a espiritualidade.

► EXCESSO NOS CUIDADOS DA VIDA!

► EXCESSO DE COMIDA! = "GLUTONARIA"

► EXCESSO DE BEBIDA! = "EMBRIAGAR-SE"

Jesus indica que estes "mantimentos" são prioridades para os gentios. (Mateus 6:32) Os cristão devem ser diferentes. Certamente Jesus não está dizendo ser errado o cristão tomar providências para suprir suas futuras necessidades materiais tais como vestir-se, comer e beber, está? (2 Tessalonicenses 3:10-12)

É óbvio que não! O que se reprova é a ansiedade ou a preocupação angustiosa da pessoa em busca de tais, revelando sua falta de fé no cuidado e no amor paternais de Deus. Nenhum dos itens alistados é realmente impróprio para o cristão uma vez que se "buscarmos primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça", diz Jesus, "todas essas coisas", as quais Jesus classifica como "necessárias", nos "serão acrescentadas".


INTERESSANTÍSSIMO

Esdras 6:9 mostra que vinho (hhamár) era "necessário... para holocausto ao Deus dos céus."  
Trata-se do mesmo tipo de vinho (hhamár) usado nas famosas bebedeiras babilônicas. — Daniel 5:1,2,4, 23.
O que discernimos disso? Aprendemos que o vinho inebriante é aprovado SE usado dentro dos limites divinos




Divulgue seu artigo crítico gratuitamente!
Envie-o para avaliação: indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo