Ex-Testemunha de Jeová
PAULO ACONSELHOU TIMÓTEO A TOMAR "UM POUCO DE VINHO"
1 TIMÓTEO 5:23
Não continue a beber somente água; tome também um pouco de vinho (oinos),
por causa do seu estômago e das suas freqüentes enfermidades.
— Nova Versão Internacional, 2001.
Paulo sugeriu que Timóteo bebesse "vinho", isto é, 'oinos'. Essa palavra pode significar vinho em qualquer fase da fermentação, seja no começo, no meio ou no fim. — Ver "Palavras Bíblicas".
Paulo e Timóteo eram missionários. É super óbvio que Paulo sabia que Timóteo não tinha nenhum problema com o uso de "vinho". Foi exatamente por isso que aconselhou para que fizesse adequado uso de vinho. Timóteo poderia beber vinho ocasionalmente, mas com o conselho de Paulo, ele beberia com mais regularidade.
Nesta ocasião, Timóteo estava em Éfeso, onde a água possuía um danoso teor de álcali. Paulo destaca o valor medicinal do vinho recomendando-o como remédio curativo em casos de certas perturbações intestinais causadas por água potável péssima. Observava-se que os que bebiam vinho não ficavam sujeitos às doenças associadas com a água contaminada. Vale notar que o vinho foi recomendado não apenas para o estômago, mas também para “frequentes enfermidades”. Timóteo deveria beber "um pouco de vinho" para MELHORAR sua saúde.
Podemos aprender com a preocupação de Paulo pela saúde de Timóteo e aplicá-la a nós mesmos e aos outros. Devemos cuidar de nossa própria saúde e mostrar compaixão por aqueles que lutam com problemas de saúde. Além disso, devemos ter cuidado na escolha das bebidas alcoólicas e usar o bom senso quanto à quantidade e frequência de consumo. Embora Paulo sugira que Timóteo consuma vinho, ele enfatiza que isso deve ser feito de forma moderada. Em outras cartas, Paulo condena o consumo excessivo de álcool e sublinha a importância do autocontrole.
Gosta de doces? De pudim, talvez? Eu gosto. Mas, não sou viciado em doces todos os dias. Isso não quer dizer que evito doces. Se aparecer uma delícia dessas na minha frente, talvez coma, talvez não.
Mesmo que Timóteo não bebesse ou bebesse raramente, isso não desfavoreceria o uso do vinho, pois não é necessário que o crente consuma tudo o que é permitido. Reflita: Você costuma tomar suco de laranja com cenoura? Se sua resposta for “sim”, você certamente concordará que nem todos têm esse hábito. Agora, se sua resposta for “não”, isso significa que tal bebida é pecaminosa diante de Deus? Claro que não! Você simplesmente não tem o costume de tomar esse suco.
O crente não é obrigado a regularmente beber ou comer de certo alimento para provar que tal seja permitido. Logo, mesmo que ficasse comprovado que Timóteo não tomasse socialmente vinho, isso não constituiria prova irrefutável que isso fosse impróprio a todos os demais cristãos.
Paulo e Timóteo
O apóstolo Paulo recomendou Timóteo a tomar "um pouco de vinho". (1 Timóteo 5:23) Isso gera várias perguntas embaraçosas para os defensores da abstinência de bebida alcoólica. Note:
1) Desencaminhou Paulo à Timóteo dizendo que ele deveria tomar "um pouco" de algo totalmente condenado por Deus?
2) Um "pecadinho" poderia ser proveitoso e aceitável para o Senhor?
3) Por tomar "um pouco de vinho", o Espírito de Deus afastou-se de Timóteo?
4) Censurou Timóteo ao apóstolo Paulo por sugerir-lhe "um pouco de vinho"?
De certo, não houve nenhuma imprudência por parte de Paulo. Por que não? Ora, porque ele falou em "um pouco de vinho" — não em muito ou no exagero no beber.
Longe de ser um texto contra o não beber, Timóteo passaria a ter o hábito de "usar um pouco de vinho" mesmo sendo por motivo medicinal!
O QUE DIZER?
Paulo precisou aconselhar Timóteo a beber pois ele seguia uma dieta do tipo “nazireu”, ou seja, não beber nem comer nada que viesse da videira, como a prescrita em Números 6:3: “Abster-se-á de vinho e de bebida forte; não beberá vinagre de vinho, nem vinagre de bebida forte, nem tomará beberagens de uvas, nem comerá uvas frescas nem secas.”
Ora, seria tolice pensar assim. Por que? Crer nisso significaria que Timóteo também recusaria o vinho oferecido regularmente na Ceia do Senhor...