Ex-Testemunha de Jeová
'ÃSÎS
Strong 6071
O que significa?
Provavelmente refere-se a bebida fermentada feita de uvas ou outras frutas. O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, editado por Harris, Archer e Waltke, 1998, página 1150, diz:
"A derivação de 'ãsîs parece sugerir o suco fresco recém-espremido. O substantivo é usado apenas cinco vezes. É difícil chegar a uma definição exata de 'ãsîs porque Cantares 8:2 fala do suco de romãs. Mas Isaías 49:26 e Joel 1:5 indicam que ele era fermentado. Joel 3:18 [4:18] e Amós 9:13 não levam a uma conclusão.Talvez a palavra se refira a sucos fermentados em geral, tanto de uvas quanto de outras frutas.
A tradução "vinho doce" pode trazer confusão. Hoje em dia vinho "doce" é aquele cuja fermentação foi interrompida e que recebeu algum açúcar não-fermentado. Parece que o vinho "doce" da antiguidade designava um vinho de teor alcoólico mais elevado... Talvez indique um vinho mais forte por ser feito de suco mais doce."
Já tomou bebidas fermentadas - "de todo tipo" - além das feitas de uvas?
Quantas vezes é usada?
Cinco vezes.
Onde é usada?
Cantares 8:2
"Levar-te-ia e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me ensinarias; e te daria a beber vinho aromático e do mosto das minhas romãs." — Almeida Revista Corrigida, 1995.
Isaías 49:26
"E sustentarei os teus opressores com a sua própria carne, e com o seu próprio sangue se embriagarão, como com mosto; e toda carne saberá que eu sou o SENHOR, o teu Salvador e o teu Redentor, o Forte de Jacó." — Almeida Revista Corrigida, 1995.
Joel 1:5
"Despertai, ébrios, e chorai; gemei, todos os que bebeis vinho, por causa do mosto, porque tirado é da vossa boca." — Almeida Revista Corrigida, 1995.
Joel 3:18
"E há de ser que, naquele dia, os montes destilarão mosto, e dos outeiros manará leite, e todos os rios de Judá estarão cheios de águas; e sairá uma fonte da Casa do SENHOR e regará o vale de Sitim." — Almeida Revista Corrigida, 1995.
Amós 9:13
"Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra alcançará ao que sega, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; e os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão." — Almeida Revista Corrigida, 1995.