Perguntas gerais sobre a bebida alcoólica - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
PERGUNTAS GERAIS SOBRE A BEBIDA ALCOÓLICA
Embriaguez é a mesma coisa que alcoolismo?
NÃO. “Embriaguez” descreve o resultado da ingestão excessiva de bebida. O alcoolismo é caracterizado pela perda do controle sobre a bebida. No entanto, nem todos que ficam bêbedos são alcoólicos, e nem todos os alcoólicos ficam bêbedos.

Diz-se que o alcoolismo é uma doença em que a vítima tem o constante impulso de tomar bebidas alcoólicas, o qual é maior do que a força da vontade de refrear-se delas.

Os assim afligidos devem abster-se totalmente, para não serem vencidos pelo impulso que leva a excessos. Os médicos recomendam que aquele que foi diagnosticado como alcoólatra se abstenha totalmente do álcool. Sabiamente, a Bíblia dá esta admoestação em Provérbios 23:29-35.


Como posso saber se sou alcoólatra?
Uma boa prova é perguntar-se: Vivo para este prazer e anseio dia após dia aquela sensação agradável de relaxamento em resultado de bebidas alcoólicas? Quando é visitado por amigos, insiste em que bebam consigo, embora prefiram não fazê-lo? Esta pode ser uma hospitalidade errada e pode, no fundo, ser uma tentativa de fazer outros participar numa fraqueza. Nunca ninguém deve ser coagido ou compelido a beber, se ele não quiser. (Rom. 14:17-21) Além disso, há a possibilidade de se fazer outros tropeçar pelo uso indiscreto de bebida alcoólica.

Reuniões informais não precisam ser tediosas quando não se servem bebidas desta natureza.

Embora o beber seja um assunto pessoal, enquanto não houver embriaguez, ainda assim há a possibilidade de o álcool tornar-se uma muleta psicológica em que se apoiar, uma aparente necessidade sem a qual não se pode passar.

Certamente, quando alguém bebe apenas em moderação, se é que bebe, e quando não vive visando tirar prazeres indevidos das bebidas alcoólicas, ele tem muitas bênçãos. O vinho "alegra a Deus e aos homens" (Juízes 9:13); "alegra o seu coração" (Salmos 104:15); "alegra a vida" (Eclesiastes 10:19). Portanto, se usá-lo, faça somente bom uso dele.


Variar o que se bebe impede a pessoa de ficar bêbeda?
Não. A embriaguez é o resultado da quantidade total de álcool ingerido, quer se trate de pinga, gin, uísque, vodca, ou o que for.


Saiba mais!

Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004, indicetj@yahoo.com.br


Voltar para o conteúdo