Ex-Testemunha de Jeová
Diz a Bíblia que beber da vinha pode embriagar?
Sim! Tendo em vista o caso de Noé, quando a Bíblia fala em beber da vinha, poderia significar vinho fermentado. A fraseologia das Escrituras pode relacionar vinha com bebida alcoólica.
Em Gênesis 9:20, é dito simplesmente que Noé “plantou uma vinha... bebeu do vinho”. — Almeida Revista e Corrigida. Note que a proximidade da expressão “plantou uma vinha” e “bebeu do vinho” não significou que o "vinho" TINHA QUE SER puro suco de uva não fermentado. O vinho que Noé tomou era embriagante, não apenas suco de uva. Naturalmente, levaria algum tempo para que a vinha crescesse e produzisse. E mais outro tempo para a preparação do vinho inebriante. Normalmente, meses.
Além do caso de Noé, onde mais encontramos fraseologia semelhante — vinha com vinho?
AMÓS 9
"14 ... E removerei o cativeiro do meu povo Israel, e reedificarão as cidades assoladas, e nelas habitarão, e plantarão vinhas, e beberão o seu vinho (yayin), e farão pomares, e lhes comerão o fruto."
— Almeida Revista e Corrigida, 2009.
Sob inspiração divina, Amós profetiza acerca de uma terra transformada e gloriosa onde haveria vinho. Seria este vinho inebriante ou seria apenas suco de uvas, antes da fermentação? Se tomarmos como base o semelhante contexto fraseológico das Escrituras usado no caso de Noé, o vinho mencionado por Amós também seria fermentado. Assim como Noé "plantou uma vinha, e bebeu do vinho" e ficou embriagado, o povo poderia fazer o mesmo. Porém, sem embebedar-se, naturalmente.
DEUTERONÔMIO 28
"39 Vocês plantarão e cultivarão muitas vinhas, mas não beberão o vinho (yayin), nem colherão as uvas, porque os vermes acabarão com tudo."
— Nova Almeida Atualizada, 2017.
SOFONIAS 1
"13 A riqueza deles será saqueada, suas casas serão demolidas. Embora construam novas casas, nelas não morarão; plantarão vinhas, mas o vinho (yayin) não beberão."
— Nova Versão Internacional, 2001.
Mais uma vez, considerando a narrativa sobre Noé se embriagar ao beber do vinho produzido a partir da sua vinha, podemos inferir que os textos mencionados acima se referem a vinho embriagante.
No entanto, é importante ressaltar que, para aqueles que são contra o consumo de álcool, tal vinho seria mero suco de uva comum.
Pare e pense: Qual interpretação você vem aceitando? O testemunho da Bíblia ou a versão dos líderes religiosos?
Se resolver beber, beba o vinho da vinha com sabedoria. Assim como você não deve comer demais, não deve beber demais. — Lucas 21:34, 35.