Isaías 56:12 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
EXPLICAÇÃO DE
ISAÍAS 56:12
Vinde, dizem eles, trarei vinho (yayin), e nos encharcaremos de bebida forte (shekar); o dia de amanhã será como este e ainda maior e mais famoso.
Almeida Revista Atualizada, 1993.
Quem são os "eles" que "dizem" para fazer uso de yayin e shekar? É verdade que estas palavras foram ditas pelos pecadores israelitas. Será que devemos discernir disso que é pecado até mesmo o simples beber vinho e bebida forte? Será que é essa realmente a mensagem que o texto quer transmitir? Certamente que não pois o texto fala sobre o uso não moderado da bebida: "nos encharcaremos de"...

COMO É TRADUZIDO EM OUTRAS BÍBLIAS

“Vinde, vou buscar vinho, embriaguemo-nos com bebida forte; amanhã será como hoje, um dia incomparavelmente delicioso, ou até melhor ainda!”
King James Atualizada, 1999.

Eles dizem uns aos outros: ‘Vamos procurar vinho e cerveja e cair na bebedeira. Amanhã, faremos a mesma coisa, e ainda mais do que hoje! ’
Nova Tradução na Linguagem de Hoje, 2000.

Venham! Eu vou buscar vinho, vamos nos embriagar com bebidas fortes. Amanhã faremos o mesmo, pois há muita provisão
Versão Católica com cabeçalhos.

Eles dizem: "Venham, vamos arranjar vinho e dar uma grande festa. Vamos beber até cair! Isso sim, isso é que é vida”. E amanhã, amanhã será ainda melhor, com mais vinhos e festas do que hoje! "
Bíblia Viva, 2017.

Se você leitor é um dos que foi ensinado que a Bíblia condena até mesmo o uso adequado de bebida alcoólica, por favor, mostre onde está o trecho que prova que beber com moderação é censurável... Você não mostrará simplesmente porque estas palavras não tratam do beber equilibrado, cauteloso.

Na Bíblia, o beber vinho e bebida forte é colocado em luz desfavorável apenas quando ingerido imoderadamente, tornando o bebedor repreensível à vista de Deus. O Dicionário Internacional de Teologia do Antigo Testamento, editado por Harris, Archer e Waltke, 1998, página 1024, diz sobre este versículo: “Isaías... lamenta que os supostos pastores das ovelhas, os líderes de Israel, se entregaram ostensivamente à bebedeira, dessa maneira expondo o rebanho a um grande perigo da parte do inimigo.”
Não tenha nenhuma dúvida, caro leitor, de que os israelitas considerados aqui não eram exemplos de bebedores equilibrados e controlados que tomavam apenas pouca bebida em respeito às advertências bíblicas contra a ebriedade. O contexto bíblico imediatamente anterior, isto é, o versículo 11, indica uso abusivo da bebida quando revela sobre eles:

"Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção."

Assim, leitor, ninguém precisa ficar preso a certa interpretação dogmática de atuais "pastores que nada compreendem" quanto ao uso adequado de bebida alcoólica.



Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004

indicetj@yahoo.com.br

Voltar para o conteúdo