Jeremias 35:5, 6 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
EXPLICAÇÃO DE
JEREMIAS 35:5, 6
5  e pus diante dos filhos da casa dos recabitas taças cheias de vinho (yayin) e copos e disse-lhes: Bebei vinho (yayin).
6  Mas eles disseram: Não beberemos vinho (yayin), porque Jonadabe, filho de Recabe, nosso pai, nos mandou, dizendo: Nunca bebereis vinho (yayin), nem vós nem vossos filhos;
Almeida Revista e Corrigida, 1995.


Os recabitas decidiram não beber vinho? Sim, é verdade. Os recabitas escolheram não beber vinho, e essa decisão é válida para eles. Da mesma forma, cada um de nós tem suas próprias preferências e convicções. Se eu gosto de verde e você de azul, não há certo ou errado; são apenas escolhas individuais. — 1 Coríntios 6:12.

O contexto do relato dos recabitas revela que:

• O próprio SENHOR instruiu que se desse vinho como bebida;
• A bebida foi oferecida pelo profeta Jeremias;
• A bebida foi oferecida dentro da Casa do Senhor.

Interessantíssimo é esta passagem bíblica! E mostra que beber vinho não é errado! Veja bem: Deus CONTRASTOU que os recabitas seguiam até mesmo uma orientação humana! Por outro lado, ironicamente, os israelitas sequer seguiam as leis do próprio SENHOR! — Jeremias 35:13-17.


RECUSARAM VINHO

Por que os recabitas não bebiam vinho? Seria isso uma lei de Deus para toda a humanidade? Ora, eles mesmo explicaram: “Porque Jonadabe... nos mandou.” Logo, a abstenção do vinho não fazia parte de algum mandamento divino. Então, porque Jonadabe deu esta ordem?

A abstinência dos recabitas era uma tentativa de preservar a vida nômade, quando então habitavam em tendas, e sua recusa de usar vinho não tinha em vista tanto os perigos de seu abuso, mas porque isso estava associado com a plantação de videira, e a edificação de casas. Eles não moravam muito tempo no mesmo lugar. Assim, não daria tempo para plantar e esperar o crescimento da planta até a colheita. Sobre este tipo de vida, note os versículos 9 e 10:

9 nem edificamos casas para nossa habitação, nem temos vinha, nem campo, nem semente,
10 mas habitamos em tendas. Assim, ouvimos e fizemos conforme tudo quanto nos mandou Jonadabe, nosso pai.

Será que os mesmos pastores que hoje em dia referem-se à abstinência dos recabitas como exemplo para os cristãos também incentivam os outros itens alistados no versículo? Por exemplo, será que os pastores também ensinam que não devemos "edificar casas para nossa habitação"? Será que também ensinam que não podemos plantar vinha? Será que pregam que é errado alguém ter um terreno como um "campo"? Será que incentivam a todo cristão a habitar em tendas e levar uma vida nômade? Ou — diferente de tudo isso — só realçam o trecho onde diz que eles não bebem e nunca mencionam o restante?

Ora, Deus não espera que seus servos sigam de perto o modo de vida dos recabitas. Por que não? Simplesmente, porque Jesus, quando esteve na Terra, não seguiu ou promoveu os costumes deles!


O modo de vida adotada pelos recabitas fazia parte de uma dedicação voluntária.
As restrições observadas pelos recabitas não eram exigidas pela lei mosaica.


O que alguns dizem sobre os recabitas:

  • Este relato "contrasta a lealdade e a obediência dos recabitas às ordens recebidas do seu antepassado com a infidelidade de Israel à lei do SENHOR." — Bíblia de Estudo Almeida, na nota sobre Jeremias 35:1-19.

  • "Os recabitas se mantinham fiéis ao estilo de vida nômade, porque consideravam que a vida sedentária e a prática da agricultura eram costumes próprios dos cananeus, incompatíveis com a religião de Israel." — Bíblia de Estudo Almeida, na nota sobre Jeremias 35:2.

  • “Este povo fazia parte de uma tribo nômade aparentada com os queneus e com Jetro, sogro de Moisés (Jz 1.16 ; 1 Cr 2.55). Seu ancestral, Jonadabe (2 Rs 10.15-27), ordenara a seus filhos, mais de duzentos anos antes, que não bebessem nenhum tipo de vinho, não habitassem em casas permanentes e não cultivassem a terra. Pelo contrário, deviam viver como nômades, criando gado. Deus mandou Jeremias provar os recabitas a fim de pôr em destaque sua fidelidade ao seu ancestral (Jonadabe), para assim contrastar com a infidelidade da nação de Judá ao seu Deus." — Bíblia de Estudo Pentecostal, na nota sobre Jeremias 35:2.

  • "Os recabitas, descendentes dos cineus, vindos de Madian para a Palestina com Moisés (Núm 10,29), uniram-se política e religiosamente a Israel na conquista, habitando ao sul de Judá, mas vivendo como nômades; o exército caldeu impelira-os para Jerusalém. Conservaram-se rigidamente apegados aos preceitos de um seu antepassado, para merecerem continuar a pertencer ao povo eleito. O Senhor propõe o exemplo desse apego ao seu povo, o qual nem sequer se mantém fiel aos preceitos de Deus." — Matos Soares, na nota sobre Jeremias 35:2.



Os recabitas não tomavam bebida alcoólica; também não moravam em casas. Deverá você seguir o exemplo deles?


Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004

indicetj@yahoo.com.br

Voltar para o conteúdo