Ex-Testemunha de Jeová
"NOÉ PLANTOU UMA VINHA E BEBEU DO VINHO"
GÊNESIS 9
20 Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha.
21 Bebendo do vinho (yayin), embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda.
─ Nova Almeida Atualizada.
Essa é a primeira referência a vinho (yayin) nas Escrituras. Porém, não quer dizer que o vinho não era conhecido nos cerca de 1.600 anos anteriores ao dilúvio.
Bebeu Noé apenas suco de uva?
O que indica Gênesis 9:24 ao dizer que "Noé acordou do efeito do vinho"? Indica que a bebida era alcoólica, fermentada.
Sabia Noé que se embebedar era algo ruim?
É bem provável que Noé tenha visto os efeitos da bebedeira através das pessoas destruídas no dilúvio, pois, sobre elas, registrou-se: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." — Gênesis 6:5, Almeida Corrigida Fiel, 2011.
Por que Noé "embebedou-se"?
A Bíblia não revela. Porém, não parece que Noé, chamado de "homem justo e perfeito em suas gerações" (Gênesis 6:9, ACF), "embriagou-se" por livre e espontânea vontade. O que poderia ter acontecido?
Fato é que o Dilúvio ocasionou a queda das águas que "estavam por cima do firmamento". (Gênesis 1:7, João Ferreira de Almeida Atualizada) É bem possível que a maior incidência do sol sobre a vinha influenciasse o poder natural de fermentação das uvas, aumentando seu teor alcoólico. Dessa forma, a quantidade usual de vinho fermentado que antes não embebedava agora tornou-se inebriante e imprópria. Sendo este o caso, é natural que Noé não tenha compreendido isso imediatamente, daí, "embebedou-se".
Após o dilúvio, os humanos não contavam mais com a "proteção" aquosa sob o sol. Era como se o sol ficasse "mais quente".
Se resolver beber, beba o vinho da vinha com sabedoria. Não imite a bebedeira de Noé. Assim como você não deve comer demais, não deve beber demais. — Lucas 21:34, 35.